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Objetivos e Metodologias

 

O CESUPA é estabelecimento de ensino particular de nível superior, mantido pela Associação cultural e Educacional do Pará - ACEPA, com sede e foro em Belém, Estado do Pará, que tem, na participação, o elemento chave para assegurar o nível de qualidade crescente, quer do ponto de vista da eficiência interna, quer do ponto de vista da eficiência externa de seus programas.
O CESUPA, consoante disposto no Art. 2º de seu regimento, tem por objetivos:

  1. A formação de profissionais de nível superior e a promoção de programas de pós-graduação;
  2. A realização de pesquisas e o estímulo às atividades criadoras;
  3. O desenvolvimento da extensão sob a forma de cursos, prestação de serviço, consultoria, assessoria e outras modalidades de ação extensionista;
  4. A promoção do intercâmbio e da cooperação com instituições de ensino dos diferentes níveis, bem assim com entidades de serviços, tendo em vista o desenvolvimento da cultura, das artes, das ciências e da tecnologia;
  5. O emprego do processo educacional para a valorização individual do cidadão, sua adaptação social, bem como para o desenvolvimento do pensamento reflexivo;
  6. A promoção e o aprimoramento da cultura Amazônica.

A metodologia dos cursos do CESUPA fundamenta-se, essencialmente:

  • na pedagogia da possibilidade e da integração;
  • no processo de avaliação contínua, entendento o ato avaliativo como um processo de construção;
  • na aprendizagem orientada no sentido de qualificar pessoas capazes de compreender a complexa realidade mundial e contextualizá-la;
  • no refletir, de modo integrado, sobre os diversos e diferentes contextos;
  • no aprendizado ativo destinado a conquistar o conhecimento específico e estabelecer associações e articulações pertinentes e adequadas.

Ainda no concernente à metodologia, cabe sublinhar a importância da relação professor-aluno, orientada no sentido de proporcionar ao discente o desenvolvimento de habilidades para intervir no contexto em que vive. Isto exige diálogo constante e debate efetivo, respeitadas as peculiaridades intelectuais e culturais de docentes e estudantes.

Fala-se muito em processo de aprendizagem orientada para a autonomia intelectual do aluno, isto é, que proporcione estímulo à capacidade de raciocínio discente. Ora, isto exige a ampliação do espaço e do tempo destinados a provocar no estudante essa faculdade de pensar logicamente. Para tanto, a proposta educacional do CESUPA abriga dois componentes importantes:

  • seminários integradores e de complementação;
  • tempo destinado ao aluno com a finalidade de ajudá-lo a refletir sobre o aprendizado das diversas unidades que compõem a estrutura curricular.