Siga          
Início » Cursos de Extensão
Cursos de Extensão

 

PROJETOS DE EXTENSÃO

Mantendo seu compromisso de interagir e gerar benefícios para a comunidade e de desenvolver práticas que desenvolvam as habilidades profissionais de seus alunos, o CESUPA desenvolve inúmeros projetos de extensão por meio da ação de seus alunos.

• CUIDADOS DE SAÚDE BUCAL NA COMUNIDADE ESCOLAR DO NÚCLEO EDUCACIONAL FIORE

Duração: 32hs

Resumo: A promoção de saúde engloba esforços planejados para construir políticas públicas favoráveis, criar ambientes saudáveis, fortalecer ação comunitária e desenvolver habilidades pessoais e coletivas com finalidade de preservar e manter a saúde. O Núcleo Educacional Fiore-NEF, escola municipal na periferia de Benevides-PA é um destes espaços que no cenário amazônico apresentam necessidades acumuladas de atenção à saúde devido a deficiência das políticas públicas incluindo saúde bucal. O objetivo deste projeto de extensão é promover ações de caráter educativo e preventivo sobre saúde bucal direcionado às principais carências da comunidade escolar do NEF. Propõe-se atender diretamente a comunidade constituída por 320 escolares, além de seus pais e responsáveis através de atividades como: palestras e oficinas (confecção de jogos e brincadeiras; realização de dinâmicas de grupo; textos e figuras para leitura e colorir; teatro de marionetes), precedidos de levantamento epidemiológico de cárie nos escolares; identificação do grau de auto-cuidado com higiene bucal pelo Índice de Higiene Oral Simplificado; escovação supervisionada, evidenciação de placa dental, instruções de uso de fio dental e raspador de língua e aplicação tópica de flúor; Através destas ações intenciona-se contribuir para melhor compreensão de fatores de riscos e adoecimento em relação aos principais agravos da saúde bucal destes escolares mediado por práticas de educação em saúde; propiciar a utilização de hábitos saudáveis como rotina dentro e fora do ambiente escolar e desenvolver atividades de caráter preventivo O projeto será inteiramente custeado pelos autores, incluindo, materiais de consumo e transporte. Materiais permanentes serão utilizados como contrapartida institucional do Centro Universitário do Pará sob condição de empréstimo.
               

• DIA DO ADMINISTRADOR

Duração: 4hs

Resumo: Palestra em comemoração ao dia do Administrador com os Temas Empreendedorismo na área da saúde e um relato do ex-aluno Marcelo Folha sobre sua vida de empreendedor.

• SEGUNDA SEMANA DE EMPREENDEDORISMO

Duração: 25hs

Resumo: Semana de Empreendedorismo do CESUPA contou com palestras e workshops

• POLÍTICAS DO PODER JUDICIÁRIO PARA A DIMINUIÇÃO E RACIONALIZAÇÃO DAS DEMANDAS DE SAÚDE

Duração: 03hs

Resumo:

• DIREITOS HUMANOS E DIREITO NATURAL: PROBLEMAS E DESAFIOS DA DOGMÁTICA

Duração: 03hs

Resumo:

• PUBLICIDADE, CONSUMO E ÉTICA

Duração: 2hs

Resumo: Apresentação dos resultados da pesquisa "Jovens e consumo midiático em tempos de convergência"

• NÓS VAMOS ASSIM

Duração: 2hs

Resumo:

• AS NORMAS JUS COGENS E O PAPEL DOS TRIBUNAIS INTERNACIONAIS: CONTRIBUIÇÕES DAS CORTES DE DIREITOS HUMANOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO TEMA

Duração: 03hs

Resumo:

• O MINISTÉRIO PÚBLICO E A CONCRETIZAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

Duração: 03hs

Resumo:

• O STF, A PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA O(A) (PROIBIÇÃO DE) RETROCESSO EM DIREITOS FUNDAMENTAIS (SOCIAIS)

Duração: 03hs

Resumo:

• ESTRATÉGIAS DE ATENÇÃO EM SAÚDE BUCAL A INDÍGENAS DA CASA DE ATENÇÃO A SAÚDE INDÍGENA DO DISTRITO SANITÁRIO ESPECIAL INDÍGENA GUAMÁ-TOCANTINS

Duração: 40hhs

Resumo: A saúde bucal no Brasil, segundo o último Levantamento Epidemiológico de Saúde Bucal realizado pelo Ministério da Saúde, melhorou significativamente nos últimos anos. Entretanto, o avanço na superação do mais importante agravo a saúde bucal, não foi uniforme entre as macrorregiões do país. A região norte que não acompanhou a evolução das demais regiões brasileira. Observa-se também que há parte importante da população apresentando níveis preocupantes de adoecimento, principalmente nas áreas periféricas das grandes cidades e o meio rural.
               Além disso, verificou-se que a população brasileira, em geral, carece de uma cobertura assistencial satisfatória e de qualidade. As populações de áreas remotas e de difícil acesso, no entanto, ressentem-se muito mais destes benefícios.
               Em relação às populações indígenas, estes parâmetros permanecem válidos, mas uma complexidade muito maior. A primeira delas é relativa ao pouco conhecimento sobre o comportamento de agravos à saúde bucal, há poucos estudos. Sem base epidemiológica, o planejamento e a abordagem da atenção à saúde mostram-se extremamente frágeis, ineficazes na maioria das vezes.
               Enquanto a maioria da população não índia experimentou um declínio da cárie a partir dos anos de 1950 várias comunidades indígenas experimentaram a emergência deste fenômeno patológico que para alguns destes grupos era novo. Seus hábitos alimentares autóctones foram modificados em maior ou menor intensidade após o contato com a chamada “civilização”, entretanto, a contrapartida do cuidado em relação às suas consequências não se deu de maneira proporcional para muitos deles.
               Estratégias de promoção de saúde e proteção específica em saúde bucal já alcançam várias destas comunidades, por vezes, com atenção primária resolutiva, mas ainda bem distante da equidade.
               A proposta deste trabalho é oferecer aos indígenas da Casa de Apoio à Saúde Indígena-CASAI do Distrito Sanitário Especial Indígena do Guamá-Tocantins ações de caráter educativo e de proteção específica aos principais agravos à saúde bucal, notadamente a cárie e as doenças periodontais que minimizem a exposição a seus determinantes epidemiológicos, favorecendo a percepção de autocuidado e a preservação da saúde bucal.

• PROIBICIONISMO, DESVIO E CONTROLE SOCIAL: RESISTÊNCIA À POLÍTICA CRIMINAL BRASILEIRA DE DROGAS DESDE A TEORIA CRÍTICA DOS DIREITOS HUMANOS

Duração: 03hs

Resumo:

• NIMBUS PRODUTORA - 2º SEMESTRE

Duração: hs

Resumo: Horas complementares dos alunos que trabalharam na Nimbus Produtora durante o segundo semestre letivo de 2016.

• CESUPA TEAM

Duração: hs

Resumo: TIME DE eSPORTS DO CESUPA

• #EHPOSSÍVEL

Duração: 3hs

Resumo: Evento em parceria com o Conjove, três empresários vieram falar sobre suas experiências no mercado paraense. Empresa: Doceria Delale, Serama Certificados digitais e Sampa Gestão de serviços médicos.

• TREINAMENTO EM ATENDIMENTO AMBULATORIAL PARA TODAS AS FAIXAS ETÁRIAS

Duração: 03hs

Resumo:

• DIA C 2017

Duração: 09hs

Resumo:

• ATENÇÃO EM SAÚDE BUCAL A CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE UMA CASA DE APOIO A PORTADORES DE CÂNCER NA CIDADE DE BELÉM, PARÁ - BRASIL

Duração: 40hhs

Resumo: Câncer é o nome abrangente dado a grupo de mais de 100 doenças sendo caracterizado pelo crescimento anormal das células, que invadem tecidos e órgãos formando vários tipos de tumores e com potencial de letalidade ainda alto. A história natural da doença apresenta características próprias que requerem atenção cuidadosa da equipe de atenção a estes pacientes. A terapia antineoplásica convencional comumente resulta em alguns efeitos colaterais que precisam ser dirimidos como as mucosites, disgeusia, osteorradionecrose, etc. Este trabalho visa orientar e desenvolver atividades de cunho educativo e preventivo em Saúde Bucal a crianças e adolescentes atendidos em uma casa de apoio a portadores de neoplasia maligna na cidade de Belém. A ênfase em medidas de promoção de saúde bucal e proteção específica nesses pacientes tem o intuito de evitar complicações decorrentes de possíveis infecções bucais – geralmente oportunistas - e evitar ou minimizar também as complicações orais decorrentes da própria terapia antineoplásica. As orientações dadas às crianças e adolescentes, além de pais ou responsáveis sobre saúde bucal são fundamentais para ajudar na prevenção e controle da inflamação gengival ou das infecções da mucosa, seja por fungos, vírus ou bactérias que nestes quadros podem ser recorrentes. Este projeto será desenvolvido em parceria com a Associação Colorindo a Vida que em Belém é conhecida como Casa Ronald McDonald e que presta apoio a pacientes (crianças e adolescentes) com câncer e seus familiares. Por ser uma casa de trânsito destes pacientes, alguns deles terão oportunidade de receber atenção e cuidados relacionados aos objetivos deste trabalho e assim enfrentar parte dos desafios da patologia com uma melhor perspectiva de saúde bucal, concorrendo para a uma melhor saúde geral destas pessoas.

• COMEMORAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO DE BELÉM

Duração: 06hs

Resumo: Foi realizada avaliação e orientação nutricional dos participantes.

• AÇÃO MULHER 2016

Duração: 06hs

Resumo: AVALIAÇÃO E ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL.

• IRPF 2016 - REGRAS GERAIS PARA A DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA

Duração: 5hs

Resumo: Orientar os alunos da área contábil assim como contribuintes em geral, em relação às regras aplicáveis ao Imposto de Renda Pessoa Física, operações com o Exterior, Renda Fixa e Variável, Espólio e os seus reflexos na Declaração de Ajuste Anual – DIRPF 2016, com o objetivo de evitar erros.

• CURSO DE IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA - 2017

Duração: 5hs

Resumo: Orientar os alunos da área contábil assim como de outros cursos do CESUPA, em relação às regras aplicáveis ao Imposto de Renda Pessoa Física, operações com o Exterior, Renda Fixa e Variável, Espólio e os seus reflexos na Declaração de Ajuste Anual – DIRPF 2017, com o objetivo de evitar erros.

• I WORSHOP DE MICOLOGIA

Duração: 20hs

Resumo:

• MINICURSO DE CONFECÇÃO DE CURRÍCULO NO LINKEDIN

Duração: 2hs

Resumo: minicurso da semana de empreendedorismo

• AÇÕES DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAUDE PARA O CONTROLE DA HANSENIASE EM UM DISTRITO DE SAÚDE -BELÉM-PARA

Duração: 480hs

Resumo: O projeto em questão trata da Hanseníase doença negligenciada que apresenta alta taxa de incidência no Brasil vem mantendo uma média de 47 mil casos novos casos de hanseníase anualmente no último quinquênio, com um parâmetro alto de endemicidade,especialmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (BRASIL,2006) Também chamada doença de Hansen (MH), é uma doença infecciosa de evolução crônica causada pelo Micobacterium leprae. Sendo ainda, sério problema de saúde pública em nosso país. Acomete preferencialmente a pele e o sistema nervoso periférico, podendo haver também comprometimento das mucosas nasal e oro faringolaríngea, olhos e vísceras. Seu curso crônico pode ser interrompido por períodos de piora clínica das lesões, representados pelos estados reacionais. (LEÃO, 1997). É de grande relevância que na vida acadêmica possamos desenvolver atividades que articulem a pratica efetiva integrando ensino e serviço para que os acadêmicos de enfermagem tenham oportunidades de implementar conhecimentos. O objetivo do projeto é realizar ações de promoção e prevenção da saúde para o controle da Hanseníase envolvendo os alunos e profissionais de saúde nessas ações para possibilitar uma melhor qualidade no atendimento da população e integração no serviço. Metodologia.Será participativa através de abordagens individual e coletiva, desenvolvida em uma unidade de saúde de um bairro populoso do município de Belém no Distrito Administrativo do Guamá. A meta é realizar 5 ações educativas em escolas ,desenvolver duas vezes na semana ações educativas em sala de espera.Realizar 2 capacitações envolvendo equipe de saúde e acadêmicos e realizar exames de sintomáticos dermatológicos para detecção precoce da hanseníase. Os resultados serão apresentados em forma de relatórios parciais e finais bem como apresentados através de poster em jornada e eventos do CESUPA e ou outros eventos.
               

• DIÁLOGO JUDICIAL: A RESISTÊNCIA DO STF À CORTEIDH

Duração: 05hs

Resumo: Palestrou o tema "Diálogo judicial transnacional: a resistência do STF à CorteIDH" no evento "Direitos Humanos e acesso à justiça".

• DIREITOS HUMANOS E ACESSO À JUSTIÇA

Duração: 15hs

Resumo: O evento acadêmico que tem como objetivo discutir pautas atuais na temática dos Direitos Humanos. Neste evento, teremos o lançamento do livro do Professor Doutor, Sandoval Alves, além de um ciclo de palestras com renomados profissionais da área.

• MINICURSO: METODOLOGIA STAGE GATE PARA INOVAÇÃO

Duração: 8hs

Resumo:

• MINICURSO: NOÇÕES BÁSICAS E CASES DE LOGÍSTICA

Duração: 8hs

Resumo:

• SAÚDE EM MOVIMENTO

Duração: 11hs

Resumo: Projeto desenvolvido em conjunto com os cursos de Farmácia e Enfermagem, com o propósito de ampliar a divulgação sobre os referidos Cursos para alunos do ensino médio de escolas particulares da grande Belém.

• MINICURSO: MODELAGEM DE NEGÓCIOS

Duração: 8hs

Resumo:

• MINICURSO: INTRODUÇÃO AO COACHING

Duração: 4hs

Resumo: Minicurso da Terceira Semana de Empreendedorismo

• AÇÃO NO VESTIBULAR CESUPA

Duração: 6hs

Resumo:

• I HACKATHON CESUPA

Duração: 20hs

Resumo:

• MINICURSO DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Duração: 4hs

Resumo: MINICURSO DA PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DE EMPREENDEDORISMO

• PRIMEIRO ENCONTRO

Duração: 6hs

Resumo:

• MINICURSO “QUESTÕES DE GÊNERO E DIREITO AO NOME: ALTERAÇÃO JUDICIAL E NOME SOCIAL”

Duração: 05hs

Resumo:

• NIMBUS PRODUTORA - 1º SEMESTRE

Duração: hs

Resumo: Horas complementares dos alunos que trabalharam na Nimbus Produtora durante o primeiro semestre letivo de 2016.

• SAÚDE BUCAL INDÍGENA: REDUZINDO RISCOS E PROMOVENDO SAÚDE NA CASA DE ATENÇÃO A SAÚDE INDÍGENA DO GUAMÁ-TOCANTINS.

Duração: 40hs

Resumo: As condições de saúde bucal do homem na Amazônia não se apresentam atualmente em condições satisfatórias. De fato, houve melhora em quase todo território nacional, mas em relação à cárie dentária, a região norte mantem um quadro de preocupante morbidade. Quanto mais se interioriza a população, segundo o último levantamento epidemiológico nacional, as condições são ainda mais desfavoráveis. Nestas áreas podem ser encontradas comunidades indígenas que também sofrem agravos em níveis semelhantes. É importante que se invistam esforços e recursos no sentido de chegarem os cuidados necessários a saúde bucal que envovem a prá-patogênese das doenças, sua patogênese propriamente dita e reabilitação, mas com enfoque paradigmático de Promoção de Saúde. Este projeto pretende implementar ações com estas características para uma população de etnias diversificadas que são atendidas em uma Casa de Apoio a Saúde Indígena em Belém- CASAI-Icoaraci onde cerca de 130 indígenas permanecem albergadas como residentes temporários. A proposta deste trabalho é oferecer aos indígenas da Casa de Apoio à Saúde Indígena-CASAI do Distrito Sanitário Especial Indígena do Guamá-Tocantins ações de caráter educativo e de proteção específica diante dos principais agravos à saúde bucal, notadamente a cárie e as doenças periodontais que minimizem a exposição a seus determinantes epidemiológicos, favorecendo a percepção de autocuidado e a preservação da saúde bucal, além de restaurações atraumáticas que recuperam grande parte das lesões de cárie que estes indivíduos comumente apresentam.

• I CICLO DE DEBATES SOBRE PROPRIEDADE INTELECTUAL CONHECIMENTOS TRADICIONAIS DO CESUPA

Duração: 4hs

Resumo: Evento voltado ao debate crítico sobre as novas formas de proteção do conhecimento tradicional e a Lei 13.123/2015, divido em duas meses: Mesa 1: A concepção contemporânea sobre acesso ao conhecimento tradicional e os efeitos da Lei 13.123/2015; Mesa 2: Os Protocolos Comunitários e Consulta Prévia como premissas básicas para o acesso ao conhecimento tradicional. O referido Ciclo de debates contará com dois palestrantes de renome internacional, bem como jovens pesquisadores que vem se destacando na temática. O "I CICLO DE DEBATES SOBRE PROPRIEDADE INTELECTUAL CONHECIMENTOS TRADICIONAIS DO CESUPA" é uma realização do Núcleo de Propriedade Intelectual do CESUPA (NUPI/CESUPA).

• PROJETO SUPORTE BASICO DE VIDA PARA FUNCIONÁRIOS

Duração: 2hs

Resumo: Realizar um projeto para ensinamento do suporte básico de vida para funcionários e acompanhantes da clinica escola de fisioterapia do cesupa , com objetivo de atender com mais segurança pacientes com riscos e comorbidades

• XII SIPAT DO LABORATÓRIO BENEFICENTE PORTUGUESA DE BELÉM

Duração: 4hs

Resumo: Foi realizada a abordagem sobre a Alimentação Saudável na Vida Adulta: seus benefícios e consequências.

• A POLÍCIA PODE SER DEMOCRÁTICA?

Duração: 05hs

Resumo:

• DIREITOS HUMANOS NA AMAZÔNIA: COMUNIDADES TRADICIONAIS E O ACESSO AO TERRITÓRIO

Duração: 03hs

Resumo:

• MINICURSO CASO GERSON MILUSK VS. BRASIL

Duração: 04hs

Resumo:

• TERCEIRA SEMANA DE EMPREENDEDORISMO

Duração: 82 hs

Resumo:

• PALESTRAS DA TERCEIRA SEMANA DE EMPREENDEDORISMO

Duração: 4hs

Resumo:

• PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA EM UMA UNIDADE DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA NA CIDADE DE BELÉM-PARÁ, 2016.

Duração: 40hs

Resumo: De acordo com o mais recente censo demográfico do IBGE, existem cerca de 25 milhões de indivíduos com algum tipo de deficiência no Brasil, incluindo física e mental, o que corresponde a 14,5% da população brasileira (IBGE, 2010). Parte deste grupo de pessoas necessita se adaptar, por exemplo, a um tipo de alimentação pastosa e que nem sempre é de grande valor nutricional, além disso, representa risco cariogênico. Isto requer que cuidadores estejam atentos também a deita destes indivíduos que tem importância não somente para saúde bucal. Outra parte deste grupo tem limitações psicomotoras, dificultando o autocuidado com saúde bucal. Por outro lado, há entre nestes grupo pessoas que dependem completamente de seus cuidadores para as atividades da rotina diária, dentre elas a de cuidados com a saúde bucal. A Proposta deste projeto de extensão é desenvolver com um grupo de alunos de diferentes semestres do curso de odontologia, estratégias de cuidados e orientações a crianças e adolescentes atendidos em uma unidade especializada de atenção a pessoas com deficiência. Tal projeto tem base no paradigma de Promoção de Saúde, valorizando procedimentos preventivos, notadamente aqueles relativos a educação em saúde e proteção especifica frente aos principais agravos em saúde bucal.

• FEIRA VOCACIONAL DO COLÉGIO IDEAL

Duração: 04hs

Resumo: FORAM APRESENTADOS OS DIFERENCIAIS DO CURSO DE NUTRIÇÃO DO CESUPA E AS ÁREAS DE ATUAÇÃO DO NUTRICIONISTA. ALÉM DISSO, TAMBÉM FOI REALIZADA AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DOS INTERESSADOS.

• DESIGN DE EMBALAGENS

Duração: 2hs

Resumo: Palestra do sócio diretor da Libra Design, Bernardo Magalhães, com apresentação de cases locais na área de design de embalagens.

• ATENÇÃO INTEGRAL A PESSOA VIVENDO COM HIV/AIDS- MODULO I

Duração: 12hs

Resumo: CURSO DESTINADO A ESTUDANTES DE MEDICINA, ENFERMAGEM, FARMÁCIA, NUTRIÇÃO E FISIOTERAPIA COM OBJETIVO DE PREPARAR OS ALUNOS DOS CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE PARA O ATENDIMENTO MULTIDISSIPLINAR A PESSOAS VIVENDO COM HIV/AIDS
               TEMÁTICA:
               1. ACONSELHAMENTO E ACOLHIMENTO PRÉ-TESTE E PÓS-TESTE HIV;
               2. DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DA INFECÇÃO PELO HIV -FLUXOGRAMA DO DIAGNÓSTICO SOROLOGICO
               3. ATENDIMENTO INICIAL A PESSOA VIVENDO COM HIV/AIDS
               4. INFECÇÕES OPORTUNISTAS : COMO PREVENIR, TRATAR E MONITORAR
               5. FUNDAMENTOS DA TERAPIA ANTIRRETROVIRAL
               

• ATENÇÃO NUTRICIONAL NO PREVENTÓRIO SANTA TEREZINHA

Duração: 05hs

Resumo: Avaliação e orientação nutricional das crianças assistidas no Preventório Santa Terezinha

• ATENDIMENTO NUTRICIONAL INTINERANTE

Duração: 06hs

Resumo: Atividade desenvolvida na Paróquia de Santa Cruz como parte do projeto do Conselho Regional de Nutricionistas/7ª Região. Foi realizada avaliação e orientação nutricional dos presentes.

• DIA C

Duração: hs

Resumo:

• DIREITOS PROCESSUAIS PENAIS NO STF: CONTRIBUIÇÕES DA CORTEIDH PARA O SEU APERFEIÇOAMENTO

Duração: 05 hs

Resumo:

• MINICURSO JORNADA DE CONSUMIDOR

Duração: 4hs

Resumo: QUARTA SEMANA DE EMPREENDEDORISMO

• VISITA TÉCNICA NA EMPRESA CASA CONTENTE

Duração: 2hs

Resumo: Visita com a turma de calouros de administração na empresa Casa Contente da pedreira, falamos com os irmão Armando e Alan Contente, proprietários, que abordaram os temas da gestão empresarial, diferenciais e mudanças da empresa ao longo do tempo

• AÇÃO MULHER 2017

Duração: 07hs

Resumo: REALIZAÇÃO DE AVALIAÇÃO E ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL PARA MULHERES EM DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS

• I JORNADA INTERDISCIPLINAR DE SAÚDE DO CESUPA

Duração: 30hs

Resumo: Comissão Organizadora do evento.

• FRETES E LOGÍSTICA; SISTEMA DE MEDIÇÃO DE DESEMPENHO; GERENCIAMENTO DE PROJETOS VIA MS PROJECT

Duração: 3hs

Resumo: palestra com os professores dos cursos de extensão que estão sendo ofertados pelo Cesupa.
               1. Fretes e Logística
               2. Sistemas de Medição de Desempenho
               3. Gerenciamento de Projetos via PROJECT

• SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Duração: 30hs

Resumo: Horas complementares referentes a organização do evento

• O PAPEL DA ALIMENTAÇÃO NA SAÚDE DA MULHER

Duração: 04hs

Resumo: ATIVIDADE REALIZADA PELA IES EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA MULHER

• O PAPEL DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA SAÚDE DO TRABALHADOR

Duração: 02hs

Resumo:

• SAÚDE E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DO COLABORADOR

Duração: 02hs

Resumo:

• ATENÇÃO E ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL PARA PACIENTES E CLIENTES

Duração: 06hs

Resumo:

• CONSCIENTIZAÇÃO CELÍACA

Duração: 04hs

Resumo:

• SUS - PRINCÍPIOS E DIRETRIZES

Duração: 02hs

Resumo: PALESTRA MINISTRADA PELA SRA. REJANE JATENE

• FEIRA VOCACIONAL DO COLÉGIO SANTO ANTONIO

Duração: 5hs

Resumo:

• FEIRA VOCACIONAL DO COLÉGIO UNIVERSO

Duração: 05hs

Resumo:

• EPIDEMIOLOGIA E VIGILÂNCIA EM SAÚDE - TRÍPLICE EPIDEMIA E FEBRE AMARELA

Duração: 03hs

Resumo: AULA INAUGURAL DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL: ATENÇÃO BÁSICA/SAÚDE DA FAMÍLIA E NEUROLOGIA

• FEIRA VOCACIONAL DO COLÉGIO SOPHOS

Duração: 06hs

Resumo:

• HORTAS E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Duração: 08hs

Resumo:

• AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DA COMUNIDADE ÁGUA LINDAS

Duração: 08hs

Resumo:

• VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Duração: 3hs

Resumo:

• EMERGÊNCIAS MÉDICAS EM ODONTOLOGIA

Duração: 4hs

Resumo: PROFESSOR CONVIDADO PARA O MÓDULO

• DEVOPS TOOLS: ENTREGANDO SOFTWARE COM DEVOPS TOOLS

Duração: 1hs

Resumo:

• FORENSE: APLICAÇÃO DE SOFTWARE LIVRE NA PERÍCIA DIGITAL

Duração: 4hs

Resumo: Curso de Forense realizado na XIII Computação Amostra

• WORKSHOP IMPRESSORA 3D

Duração: 4hs

Resumo: Workshop realizado durante a XIII Computação Amostra

• PREVENTÓRIO SANTA TEREZINHA

Duração: hs

Resumo:

• AVALIAÇÃO DO CENÁRIO EPIDEMIOLÓGICO DA SAÚDE DO HOMEM NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE JÚLIA SEFFER, ANANINDEUA-PA

Duração: 48hs

Resumo: BECKMANN, Fernanda Acatauassú; EISMANN, Fernanda Carolina Pereira. Avaliação do Cenário Epidemiológico da Saúde do Homem na Unidade Básica de Saúde Júlia Seffer, Ananindeua-Pa. Trabalho de Conclusão do Estágio Observacional em Saúde Coletiva. Centro Universitário do Pará, 2017.
               Objetivo: Avaliar o cenário dos atendimentos em saúde do homem das ESF na área de abrangência da UBS Julia Seffer. Método: Será um estudo transversal, observacional, descritivo e retrospectivo, onde a unidade de estudo será grupo de indivíduos (os homens da área de abrangência da UBS do Júlia Seffer) e que estejam de acordo com os critérios de inclusão e exclusão, sendo realizada por meio do levantamento de dados dos prontuários e fichas de atendimento individual atendidos entre o período de agosto de 2014 à agosto de 2015.
               Descritores: Perfil Epidemiológico, Saúde do Homem, Saúde da Família,
               

• PROJETO INTERVENTIVO DE GESTÃO COM PESSOAS

Duração: 36hs

Resumo: PROJETO INTERVENTIVO EM GESTÃO COM PESSOAS : IDENTIFICAÇÃO DE FRAGILIDADE E SUGESTÕES DE MELHORIA NOS SUBSISTEMAS EM RH - PROVER, APLICAR, MANTER, REMUNERAR, MONITORAR. DIAGNÓSTICO - SWOT, 5W2H e FERRAMENTAS DE RH - PPC, AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO, MANUAL, CÓDIGO DE ÉTICA. (conforme lauda lanlçada no inicio do semestre).
               TRABALHO DESENVOLVIDO - DE FEVEREIRO À JUNHO ( 1X na semana - tutorias presenciais 2horas)
               
               EMPRESAS QUE FORAM ALVO DA CONSULTORIA EM RH:
               ALUNOS DA TURMA - AD5MA
               ICASE CIA - gestora Laura Ponce
               ECONÔMICO ALIMENTOS - gestor Ernan iDiniz
               SANTA ORGÂNICA ALIMENTOS FUNCIONAIS - gestora Márcia Nobre Peixoto e Silva
               
               ALUNOS DA TURMA AD5NA
               HARDEN ARTIGOS MILITARES - gesto Daniel Colares Junior
               TOMIEX - Gestor Paulo Dário de Moura Taketomi
               MICRODATA - gestor Pedro Henrique Palheta Santos
               DOCERA DELALÊ - Gestora Letícia Belarmino
               

• RUBY ON RAILS: DO ZERO A WEB

Duração: 4hs

Resumo: Workshop realizado durante a XIII Computação Amostra

• INDESIGN: PRIMEIROS PASSOS

Duração: 4hs

Resumo: Workshop realizado

• ARDUINO: A PLATAFORMA DE HARDWARE E SOFTWARE LIVRE

Duração: 8hs

Resumo: Minicurso realizado durante a XIII Computação Amostra

• ANDROID STUDIO: O NOVO AMBIENTE DE PROGRAMAÇÃO PARA ANDROID.

Duração: 8hs

Resumo: Minicurso realizado durante a XIII Computação Amostra

• PYTHON: INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO

Duração: 8hs

Resumo: Minicurso realizado durante a XIII Computação Amostra

• CYBERCRIME: SEQUESTRO DE HD USANDO RANSOMWARE

Duração: 1hs

Resumo:

• XIII COMPUTAÇÃO AMOSTRA

Duração: 4hs

Resumo:

• XIII COMPUTAÇÃO AMOSTRA

Duração: 4hs

Resumo:

• FEIRA DE EMPREENDEDORISMO UNIVERSITÁRIO - FEU

Duração: 10hs

Resumo: FEU é uma atividade com objetivo de aumentar a experiência e planejamento estratégico na área de vendas. Para a definição dos itens que seriam vendidos, os estudantes participaram de debates que contaram com tutoriais para verificar quais produtos eram mais viáveis para o público alvo. Antes de iniciar a comercialização, os grupos passaram por etapas de pesquisa e planejamento, para decidir quais as melhores matérias-primas, calcular os custos para compor os preços das vendas, criar estratégias e também pensar na logística necessária para as vendas.

• ESTRATÉGIAS DE ATENÇÃO EM SAÚDE BUCAL NA COMUNIDADE DA VILA DE BEJA, ABAETETUBA-PA.

Duração: 40hs

Resumo: A implementação de políticas públicas sob a ótica da promoção de saúde ainda é um desafio a ser conquistado na Amazônia. A saúde bucal constitui parte desta grande lacuna. É necessário que sejam elaboradas estratégias propositivas que englobem planejamento consistente para propor e construir ambientes saudáveis, fortalecer ação comunitária e desenvolver habilidades pessoais e coletivas com finalidade de preservar e manter a saúde. A comunidade da Vila de Beja, distrito de Abaetetuba no Pará não difere do contexto geral em que se encontra a saúde bucal na Amazônia, ou seja, ainda apresenta algumas iniquidades a serem superadas no campo da saúde bucal. O objetivo deste projeto de extensão é promover ações de caráter educativo, preventivo e curativo no campo da saúde bucal direcionado às principais carências da comunidade atendida pelo Projeto Samaúma, organização não governamental recém criada na comunidade mais conhecida como Rede Samaúma. Propõe-se com este trabalho integrado atender diretamente a comunidade, desenvolvendo oficinas educativas (confecção de jogos e brincadeiras; realização de dinâmicas de grupo; textos e figuras para leitura e colorir; teatro de marionetes), orientação de escovação supervisionada, evidenciação de placa dental, instruções de uso de fio dental e raspador de língua, aplicação tópica de flúor e restaurações atraumáticas Através destas ações intenciona-se contribuir para melhor compreensão de fatores de riscos e adoecimento em relação aos principais agravos da saúde bucal da comunidade por práticas de educação em saúde; propiciar a utilização de hábitos saudáveis e desenvolver atividades de caráter preventivo e curativo voltadas, principalmente, para a prevenção da cárie e doenças periodontais. O projeto será inteiramente custeado pelos autores, incluindo, materiais de consumo e transporte. Materiais permanentes serão utilizados como contrapartida institucional do Centro Universitário do Pará sob condição de empréstimo.

• SABOR SELVAGEM

Duração: 02hs

Resumo:

• PROJETO DE QUALIDADE EM NEGÓCIOS - APLICAÇÃO FERRAMENTA MASP

Duração: 21hs

Resumo: PROJETO DE GESTÃO EM NEGÓCIOS: FERRAMENTA MASP - IDENTIFICAÇÃO OBSERVAÇÃO, ANÁLISE, PLANO DE AÇÃO, PROPOSIÇÕES, VERIFICAÇÃO, PADRONIZAÇÃO. (DIAGNOSTICO, PROPOSIÇÕES E EXEMPLIFICAÇÕES DAS INTERVENÇÕES)
               
               TURMA AD7NA.
               EMPRESA - AÇAI IAÇA:
               ALUNOS: LUCAS WILLIAN DOS SANTOS NEVES,JACSON PORTAL DE SOUZA e CARLOS ANDRE DE ARAGAO e SOUZA
               
               EMPRESA - STEP CALÇADOS.
               ALUNOS:BRUNA RENATA SILVA MAIA DE OLIVEIRA, FABIANA COSTA FIOCK DA SILVA, FERNANDA CARIDADE FERREIRA DA GAMA, JESSICA BENJAMIN DO CARMO AZEVEDO, LOURRAN FRANCO DOS SANTOS e LUCAS SILVEIRA DE SIQUEIRA.

• RELATO DE EXPERIÊNCIA DE TCC

Duração: 2hhs

Resumo:

• RELATO DE EXPERIÊNCIA DE TCC

Duração: 2hhs

Resumo:

• FEIRA DE EMPREENDEDORISMO UNIVERSITÁRIO - FEU

Duração: 10hs

Resumo: FEU é uma atividade com objetivo de aumentar a experiência e planejamento estratégico na área de vendas. Para a definição dos itens que seriam vendidos, os estudantes participaram de debates que contaram com tutoriais para verificar quais produtos eram mais viáveis para o público alvo. Antes de iniciar a comercialização, os grupos passaram por etapas de pesquisa e planejamento, para decidir quais as melhores matérias-primas, calcular os custos para compor os preços das vendas, criar estratégias e também pensar na logística necessária para as vendas.

• MUNDO ESPECIAL

Duração: 100hs

Resumo: Um aluno do CESUPA, ao vivenciar a dificuldade de sua irmã em conseguir atendimentos médicos e uma atenção especializada voltada para sua deficiência (autismo), criou o Projeto Mundo Especial, buscando dar um melhor auxílio para as famílias que enfrentam esta grande dificuldade na cidade de Belém. O projeto atua em módulos mensais na comunidade assistida, com início através de uma triagem. Os módulos seguintes são de atendimento, pautados nas informações obtidas no diagnóstico, visando desenvolvimento e acompanhamento dos participantes.

• CRER E SER

Duração: 100hs

Resumo: O Crer e Ser aplica conhecimentos teóricos e práticos de diferentes áreas para sanar alguns desafios no aprendizado de crianças e suas famílias, em escolas de baixa renda.

• VI JORNADA DE INTERAÇÃO COMUNITÁRIA E I JORNADA DE SAÚDE COLETIVA

Duração: 12hs

Resumo: A Jornada é um cenário de integração e compartilhamento da vivência dos cenários de prática do eixo transversal de Interação Comunitária e Estágio em Saúde Coletiva.

• CUIDADOS DE SAÚDE BUCAL COM INDÍGENAS DE UMA CASA DE ATENÇÃO À SAÚDE INDÍGENA NA AMAZÔNIA.

Duração: 40hhs

Resumo: Há distintas variáveis que influenciam diretamente no perfil epidemiológico de saúde bucal de comunidades tradicionais como as comunidades indígenas. A atuação do profissional de odontologia não pode prescindir de domínio teórico-prático a ser direcionado às suas intervenções neste campo. Nesta área, as transições demográfica e epidemiológica se somam a transição nutricional que concorrem para um quadro geralmente diversoda situação destes povos antes do contato interétnico com não índios. Refletir sobre a problemática indígena no Brasil é um pressuposto importante para que futuros profissionais se apropriem de um referencial teórico de abordagem mais apropriado a este campo de atuação. A antropologia muito contribuiu para que a abordagem da saúde fosse resolutiva e impactasse minimamente no contexto cultural de cada comunidade. Além do instrumental teórico, há particularidades do cuidado em áreas remotas e de difícil acesso que necessitam ser objeto de aprofundamento por acadêmicos de odontologia que terão oportunidade de, se defrontar com um universo menos hostil e desconhecido em sua prática laboral, o que lhe permite implementar o que a ciência tem proporcionado em suas diversas áreas. Neste projeto ações de promoção de saúde, de proteção específica, terapêutica e reabilitadora terão a finalidade de dar suporte a dificuldades cuja solução nem sempre está disponível nas diferentes aldeias onde estas distintas comunidades se encontram. Para isso os autores e outros voluntários desenvolverão práticas na própria CASAI de Icoaraci em Belém-PA como também na clínica odontológica do CESUPA, procurando integrar estudantes e um universo bastante diversificado de indígenas da região Amazônica que necessitam de atenção diferenciada.

• PREVENTÓRIO SANTA TEREZINHA

Duração: hs

Resumo:

• ENCONTRO COM A METODOLOGIA

Duração: 10hs

Resumo: Palestra de Metodologia para trabalhos científicos.

• ENCONTRO COM A METODOLOGIA

Duração: 10hs

Resumo: Uma palestra de metodologia para trabalhos científicos.

• SIMPÓSIO DE NUTRIÇÃO CLÍNICA - MATERNO INFANTIL

Duração: 10hs

Resumo: Palestras de atualização em Nutrição Clínica com ênfase em Nutrição Materno Infantil

• OFICINA DE ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR

Duração: 4hs

Resumo: Atividade prática de aperfeiçoamento sobre alimentação complementar de crianças a partir de 6 meses.

• ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO DA QUARTA SEMANA DE EMPREENDEDORISMO

Duração: 2hs

Resumo: palestra com o Caio Vassão sobre ecossistema de inovação - semana de empreendedorismo

• VOLUNTARIADO EM PRODUÇÃO, FOTOGRAFIA OU EDIÇÃO - NIMBUS (2016.2)

Duração: 320hs

Resumo: Os alunos atuam como voluntários na Produtora Escola Nimbus. Desenvolvem atividades relacionadas a fotografia e audiovisual.

• TRADER CUP

Duração: 20hs

Resumo: primeiro campeonato de investimentos para iniciantes no mercado financeiro. Com duração de cinco dias, nos quais três serão focados na capacitação para o mercado financeiro específico de cotação de moedas e ou outros dois serão disputas entre os participantes no mercado financeiro real.

• LÓTUS

Duração: 127hs

Resumo: PROJETO QUE VISA ATENDIMENTO À COMUNIDADE CARENTE

• ESSE RIO É MINHA RUA

Duração: 12hs

Resumo: PROJETO QUE VISA ATENDER COMUNIDADES CARENTES DO ESTADO

• ILHAS LEGAIS

Duração: 30hs

Resumo: O Ilhas legais presta assessoria jurídica e promove o desenvolvimento social nas comunidades do Estado.

• ESSE RIO É MINHA RUA

Duração: 1hs

Resumo:

• ORGANOLATE

Duração: 122hs

Resumo:

• MINICURSO E-SOCIAL DE EMPREGADOS DOMÉSTICOS

Duração: 2hs

Resumo: Minicurso da Quarta Semana de Empreendedorismo

• 4° EDIÇÃO CURSO DE HABILIDADES CLÍNICAS NO COMITÊ DE HABILIDADES CLÍNICAS (CHC)

Duração: 32hs

Resumo: Projeto de extensão que estuda a semiologia médica e repassa os conhecimentos adquiridos através de cursos semestrais.

• VOLUNTARIADO EM PRODUÇÃO, FOTOGRAFIA OU EDIÇÃO - NIMBUS (2017.1)

Duração: 320hs

Resumo: Os alunos atuam como voluntários na Produtora Escola Nimbus. Desenvolvem atividades relacionadas a fotografia e audiovisual.

• COMITÊ DE HABILIDADES CLÍNICAS (CHC)

Duração: 200hs

Resumo: PROJETO QUE VISA O ESTUDO DA SEMIOLOGIA MÉDICA E O REPASSE DO CONTEÚDO PARA OUTROS ALUNOS ATRAVÉS DE CURSOS

• ENCONTRO COM A METODOLOGIA

Duração: 4hs

Resumo: palestra ministrada pelo professor Wellington de Oliveira para estudantes e profissionais da área de fisioterapia a fim de expor trabalhos científicos.

• EMPODERAMENTO FEMININO

Duração: 5hs

Resumo: O debate foi pautado no filme "Mulher Maravilha" que trás a heroína em um papel principal durante o longa e mostra a nova realidade de mulheres poderosas que se espelham na ficção.

• MINICURSO MARKETING DIGITAL DE RESULTADO PARA VENDAS

Duração: 4hs

Resumo: Minicurso da quarta semana de empreendedorismo

• MINICURSO GESTÃO PARA RESULTADOS: GERENCIAMENTO MATRICIAL

Duração: 8hs

Resumo: minicurso da quarta semana de empreendedorismo do cesupa

• O PROFISSIONAL DE MÍDIA E O FUTURO DA MÍDIA

Duração: 2hs

Resumo: Nahimi Gomes - do Armazém Paraíba - e Caio Vieira - da Agência Ovelha Negra - foram os nossos convidados para bater um papo sobre o papel do profissional de mídia e os desafios de se planejar estratégias em tempos de convergência midiática e novas tecnologias.
               
               

• DIA C

Duração: 6hs

Resumo: Evento de divulgação dos cursos do Cesupa. Dia C.

• ESSE RIO É MINHA RUA

Duração: 1hs

Resumo:

• LÓTUS

Duração: 140hs

Resumo:

• MINICURSO DE SEMIOLOGIA FARMACÊUTICA

Duração: 10hs

Resumo:

• CAPACITAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DO PROJETO ÍRIS

Duração: 3hs

Resumo:

• ILHAS LEGAIS

Duração: hs

Resumo:

• ÍRIS

Duração: 33hs

Resumo:

• PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CARREIRA

Duração: 2hs

Resumo: Palestra com alunos do 5º ao 8º período do curso de Fisioterapia, para que nossos alunos tenham o diferencial no mercado de trabalho, planejando e organizando suas metas profissionais ainda na academia.

• EMPODERAMENTO FEMININO: FILME MULHER MARAVILHA

Duração: 5hs

Resumo:

• DESAFIO CESUPA

Duração: 32hs

Resumo:

• I HACKATHON ARGO CESUPA

Duração: 30hs

Resumo:

• EU SOU A VOZ DO SUS

Duração: 90hs

Resumo:
               O projeto de extensão tem o objetivo de fortalecer o conhecimento político dos acadêmicos acerca do acesso integral, universal e gratuito a serviços de saúde em decorrência do Sistema Único de Saúde. O Projeto propõe identificar pessoas interessadas em compartilhar conhecimentos acerca de experiências vividas em práticas, utilizando metodologias ativas e ferramentas para a fixação da aprendizagem; vídeos, atividades, roda de conversa além de apresentações de trabalho em pôster, slides ou banners. As atividades serão desenvolvidas em sala de aula e eventos que tenham como o foco tema principal o SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, em dias e horários previamente agendados com a coordenação local do Centro Universitário do Estado do Pará, Coordenação do Projeto de Extensão. Destaca-se o nome do projeto como “EU SOU A VOZ DO SUS”, pois possibilita a interatividade e o diálogo entre o SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE e os usuários, detalhando os seus direitos e seus deveres no que se refere aos serviços de saúde, possibilitando-lhes uma forma de materializar as informações, e realmente apreender e vivenciar como funcionam todos os serviços do SUS.
               
               Palavras-Chave: Sistema Único de Saúde. Serviços de Saúde. Abrangência
               
               

• V CURSO DO COMITÊ DE HABILIDADES CLÍNICAS (CHC)

Duração: 40hs

Resumo: projeto de extensão que visa repassar conhecimentos adquiridos sobre semiologia médica, consolidados mediante aulas práticas semanais, para outros alunos,

• I WORKSHOP DE SÍNDROMES TORÁCICAS DO COMITÊ DE HABILIDADES CLÍNICAS (CHC)

Duração: 15hs

Resumo: evento que objetivou repassar conhecimento consolidado de síndromes torácicas para outros alunos através de aulas teóricas e práticas

• CURSO DE GESTÃO DE PROJETOS

Duração: 4hs

Resumo:

• ESQUENTA INTERCOM NORTE 2018

Duração: 2hs

Resumo: Palestra oficial da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) para familiarizar os alunos com o evento e as modalidades de participação

• II HACKATHON CESUPA

Duração: 20hs

Resumo: EVENTO DA QUARTA SEMANA DE EMPREENDEDORISMO

• MINICURSO COACHING E CONSULTORIA SISTÊMICA

Duração: 8hs

Resumo: minicurso da semana de empreendedorismo do cesupa

• MINICURSO GESTÃO DE PROJETOS

Duração: 8hs

Resumo: minicurso da quarta semana de empreendedorismo

• AÇÕES DE PROMOÇÃO E INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO E PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES

Duração: 200hs

Resumo: O tema Aleitamento Materno sempre foi um assunto importante porque representa a primeira forma de nutrição que um recém-nascido é colocado. A amamentação traz benefícios para a saúde do recém-nascido, incluindo melhor nutrição além de proteção contra doenças como a gastroenterite, infecções respiratórias ou de ouvido, infecção urinária, alergias e diabetes mellitus. A amamentação também é mais econômica e traz benefícios para a mãe. É muito comum que muitas mães enfrentem problemas durante a amamentação como a fissura, o ingurgitamento, a mastite, estes problemas na maioria das vezes podem ser evitados através do uso das práticas alternativas e complementares como uma solução para esses problemas recorrentes da amamentação, o conhecimento das puérperas depende da educação dos enfermeiros em repassar seus conhecimentos, favorecendo a promoção e prevenção da saúde das mães e dos seus filhos. Observa-se que a amamentação ainda tem sido um desafio para os profissionais de saúde, e que a frequência o desmame precoce também vem sendo considerado um fator de extrema preocupação, devido os inúmeros fatores que favorecem a interrupção da prática de amamentação, dentre os quais: Déficit de conhecimento, falta de contato precoce entre mãe e filho, a ausência do estímulo à amamentação na sala de parto e mitos, como “leite fraco”. O objetivo do projeto é realizar ações de incentivo ao aleitamento materno, enfatizando a importância do mesmo no desenvolvimento do recém-nascido, demonstrar técnicas corretas de posicionamento e pega, esclarecer os mitos que rodeiam o aleitamento materno e explicar para as lactantes como elas podem estar usando as Práticas Integrativas e Complementares (PIC’s) no aleitamento materno evitando assim a interrupção da prática da amamentação. A metodologia será participativa através de abordagem coletiva desenvolvida por discentes de enfermagem do 7° e 8° períodos através de ações educativas com gestantes matriculadas na Unidade de Saúde da Família/ESF Paraíso Verde localizado no município de Belém, no estado do Pará. A meta é realizar educação contínuada as gestantes e mães sobre aleitamento materno incluindo ai ouso das PIC’s ,mostrando a importância na manutenção do aleitamento materno. As ações educativas serão realizadas quinzenalmente com grupos de gestantes de acordo com o trimestre gestacional (1° 2°, e 3° trimestre). Os resultados serão apresentados em forma de relatórios na Unidade de saúde e apresentado em eventos de cunho científico do CESUPA e demais instituições.