Siga          
Início » Cursos de Extensão
Cursos de Extensão

 

PROJETOS DE EXTENSÃO

Mantendo seu compromisso de interagir e gerar benefícios para a comunidade e de desenvolver práticas que desenvolvam as habilidades profissionais de seus alunos, o CESUPA desenvolve inúmeros projetos de extensão por meio da ação de seus alunos.

• CUIDADOS DE SAÚDE BUCAL NA COMUNIDADE ESCOLAR DO NÚCLEO EDUCACIONAL FIORE

Duração: 32hs

Resumo:
               A promoção de saúde engloba esforços planejados para construir políticas públicas favoráveis, criar ambientes saudáveis, fortalecer ação comunitária e desenvolver habilidades pessoais e coletivas com finalidade de preservar e manter a saúde. O Núcleo Educacional Fiore-NEF, escola municipal na periferia de Benevides-PA é um destes espaços que no cenário amazônico apresentam necessidades acumuladas de atenção à saúde devido a deficiência das políticas públicas incluindo saúde bucal. O objetivo deste projeto de extensão é promover ações de caráter educativo e preventivo sobre saúde bucal direcionado às principais carências da comunidade escolar do NEF. Propõe-se atender diretamente a comunidade constituída por 320 escolares, além de seus pais e responsáveis através de atividades como: palestras e oficinas (confecção de jogos e brincadeiras; realização de dinâmicas de grupo; textos e figuras para leitura e colorir; teatro de marionetes), precedidos de levantamento epidemiológico de cárie nos escolares; identificação do grau de auto-cuidado com higiene bucal pelo Índice de Higiene Oral Simplificado; escovação supervisionada, evidenciação de placa dental, instruções de uso de fio dental e raspador de língua e aplicação tópica de flúor; Através destas ações intenciona-se contribuir para melhor compreensão de fatores de riscos e adoecimento em relação aos principais agravos da saúde bucal destes escolares mediado por práticas de educação em saúde; propiciar a utilização de hábitos saudáveis como rotina dentro e fora do ambiente escolar e desenvolver atividades de caráter preventivo O projeto será inteiramente custeado pelos autores, incluindo, materiais de consumo e transporte. Materiais permanentes serão utilizados como contrapartida institucional do Centro Universitário do Pará sob condição de empréstimo.
               

• ESTRATÉGIAS DE ATENÇÃO EM SAÚDE BUCAL A INDÍGENAS DA CASA DE ATENÇÃO A SAÚDE INDÍGENA DO DISTRITO SANITÁRIO ESPECIAL INDÍGENA GUAMÁ-TOCANTINS

Duração: 40hhs

Resumo: A saúde bucal no Brasil, segundo o último Levantamento Epidemiológico de Saúde Bucal realizado pelo Ministério da Saúde, melhorou significativamente nos últimos anos. Entretanto, o avanço na superação do mais importante agravo a saúde bucal, não foi uniforme entre as macrorregiões do país. A região norte que não acompanhou a evolução das demais regiões brasileira. Observa-se também que há parte importante da população apresentando níveis preocupantes de adoecimento, principalmente nas áreas periféricas das grandes cidades e o meio rural.
               Além disso, verificou-se que a população brasileira, em geral, carece de uma cobertura assistencial satisfatória e de qualidade. As populações de áreas remotas e de difícil acesso, no entanto, ressentem-se muito mais destes benefícios.
               Em relação às populações indígenas, estes parâmetros permanecem válidos, mas uma complexidade muito maior. A primeira delas é relativa ao pouco conhecimento sobre o comportamento de agravos à saúde bucal, há poucos estudos. Sem base epidemiológica, o planejamento e a abordagem da atenção à saúde mostram-se extremamente frágeis, ineficazes na maioria das vezes.
               Enquanto a maioria da população não índia experimentou um declínio da cárie a partir dos anos de 1950 várias comunidades indígenas experimentaram a emergência deste fenômeno patológico que para alguns destes grupos era novo. Seus hábitos alimentares autóctones foram modificados em maior ou menor intensidade após o contato com a chamada “civilização”, entretanto, a contrapartida do cuidado em relação às suas consequências não se deu de maneira proporcional para muitos deles.
               Estratégias de promoção de saúde e proteção específica em saúde bucal já alcançam várias destas comunidades, por vezes, com atenção primária resolutiva, mas ainda bem distante da equidade.
               A proposta deste trabalho é oferecer aos indígenas da Casa de Apoio à Saúde Indígena-CASAI do Distrito Sanitário Especial Indígena do Guamá-Tocantins ações de caráter educativo e de proteção específica aos principais agravos à saúde bucal, notadamente a cárie e as doenças periodontais que minimizem a exposição a seus determinantes epidemiológicos, favorecendo a percepção de autocuidado e a preservação da saúde bucal.

• ATENÇÃO EM SAÚDE BUCAL A CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE UMA CASA DE APOIO A PORTADORES DE CÂNCER NA CIDADE DE BELÉM, PARÁ - BRASIL

Duração: 40hhs

Resumo: Câncer é o nome abrangente dado a grupo de mais de 100 doenças sendo caracterizado pelo crescimento anormal das células, que invadem tecidos e órgãos formando vários tipos de tumores e com potencial de letalidade ainda alto. A história natural da doença apresenta características próprias que requerem atenção cuidadosa da equipe de atenção a estes pacientes. A terapia antineoplásica convencional comumente resulta em alguns efeitos colaterais que precisam ser dirimidos como as mucosites, disgeusia, osteorradionecrose, etc. Este trabalho visa orientar e desenvolver atividades de cunho educativo e preventivo em Saúde Bucal a crianças e adolescentes atendidos em uma casa de apoio a portadores de neoplasia maligna na cidade de Belém. A ênfase em medidas de promoção de saúde bucal e proteção específica nesses pacientes tem o intuito de evitar complicações decorrentes de possíveis infecções bucais – geralmente oportunistas - e evitar ou minimizar também as complicações orais decorrentes da própria terapia antineoplásica. As orientações dadas às crianças e adolescentes, além de pais ou responsáveis sobre saúde bucal são fundamentais para ajudar na prevenção e controle da inflamação gengival ou das infecções da mucosa, seja por fungos, vírus ou bactérias que nestes quadros podem ser recorrentes. Este projeto será desenvolvido em parceria com a Associação Colorindo a Vida que em Belém é conhecida como Casa Ronald McDonald e que presta apoio a pacientes (crianças e adolescentes) com câncer e seus familiares. Por ser uma casa de trânsito destes pacientes, alguns deles terão oportunidade de receber atenção e cuidados relacionados aos objetivos deste trabalho e assim enfrentar parte dos desafios da patologia com uma melhor perspectiva de saúde bucal, concorrendo para a uma melhor saúde geral destas pessoas.

• AÇÕES DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAUDE PARA O CONTROLE DA HANSENIASE EM UM DISTRITO DE SAÚDE -BELÉM-PARA

Duração: 480hs

Resumo: O projeto em questão trata da Hanseníase doença negligenciada que apresenta alta taxa de incidência no Brasil vem mantendo uma média de 47 mil casos novos casos de hanseníase anualmente no último quinquênio, com um parâmetro alto de endemicidade,especialmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (BRASIL,2006) Também chamada doença de Hansen (MH), é uma doença infecciosa de evolução crônica causada pelo Micobacterium leprae. Sendo ainda, sério problema de saúde pública em nosso país. Acomete preferencialmente a pele e o sistema nervoso periférico, podendo haver também comprometimento das mucosas nasal e oro faringolaríngea, olhos e vísceras. Seu curso crônico pode ser interrompido por períodos de piora clínica das lesões, representados pelos estados reacionais. (LEÃO, 1997). É de grande relevância que na vida acadêmica possamos desenvolver atividades que articulem a pratica efetiva integrando ensino e serviço para que os acadêmicos de enfermagem tenham oportunidades de implementar conhecimentos. O objetivo do projeto é realizar ações de promoção e prevenção da saúde para o controle da Hanseníase envolvendo os alunos e profissionais de saúde nessas ações para possibilitar uma melhor qualidade no atendimento da população e integração no serviço. Metodologia.Será participativa através de abordagens individual e coletiva, desenvolvida em uma unidade de saúde de um bairro populoso do município de Belém no Distrito Administrativo do Guamá. A meta é realizar 5 ações educativas em escolas ,desenvolver duas vezes na semana ações educativas em sala de espera.Realizar 2 capacitações envolvendo equipe de saúde e acadêmicos e realizar exames de sintomáticos dermatológicos para detecção precoce da hanseníase. Os resultados serão apresentados em forma de relatórios parciais e finais bem como apresentados através de poster em jornada e eventos do CESUPA e ou outros eventos.
               

• COMEMORAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO DE BELÉM

Duração: 06hs

Resumo: Foi realizada avaliação e orientação nutricional dos participantes.

• AÇÃO MULHER 2016

Duração: 06hs

Resumo: AVALIAÇÃO E ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL.

• IRPF 2016 - REGRAS GERAIS PARA A DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA

Duração: 5hs

Resumo: Orientar os alunos da área contábil assim como contribuintes em geral, em relação às regras aplicáveis ao Imposto de Renda Pessoa Física, operações com o Exterior, Renda Fixa e Variável, Espólio e os seus reflexos na Declaração de Ajuste Anual – DIRPF 2016, com o objetivo de evitar erros.

• I CICLO DE DEBATES SOBRE PROPRIEDADE INTELECTUAL CONHECIMENTOS TRADICIONAIS DO CESUPA

Duração: 4hs

Resumo: Evento voltado ao debate crítico sobre as novas formas de proteção do conhecimento tradicional e a Lei 13.123/2015, divido em duas meses: Mesa 1: A concepção contemporânea sobre acesso ao conhecimento tradicional e os efeitos da Lei 13.123/2015; Mesa 2: Os Protocolos Comunitários e Consulta Prévia como premissas básicas para o acesso ao conhecimento tradicional. O referido Ciclo de debates contará com dois palestrantes de renome internacional, bem como jovens pesquisadores que vem se destacando na temática. O "I CICLO DE DEBATES SOBRE PROPRIEDADE INTELECTUAL CONHECIMENTOS TRADICIONAIS DO CESUPA" é uma realização do Núcleo de Propriedade Intelectual do CESUPA (NUPI/CESUPA).

• PROJETO SUPORTE BASICO DE VIDA PARA FUNCIONÁRIOS

Duração: 2hs

Resumo: Realizar um projeto para ensinamento do suporte básico de vida para funcionários e acompanhantes da clinica escola de fisioterapia do cesupa , com objetivo de atender com mais segurança pacientes com riscos e comorbidades

• XII SIPAT DO LABORATÓRIO BENEFICENTE PORTUGUESA DE BELÉM

Duração: 4hs

Resumo: Foi realizada a abordagem sobre a Alimentação Saudável na Vida Adulta: seus benefícios e consequências.

• PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA EM UMA UNIDADE DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA NA CIDADE DE BELÉM-PARÁ, 2016.

Duração: 40hs

Resumo: De acordo com o mais recente censo demográfico do IBGE, existem cerca de 25 milhões de indivíduos com algum tipo de deficiência no Brasil, incluindo física e mental, o que corresponde a 14,5% da população brasileira (IBGE, 2010). Parte deste grupo de pessoas necessita se adaptar, por exemplo, a um tipo de alimentação pastosa e que nem sempre é de grande valor nutricional, além disso, representa risco cariogênico. Isto requer que cuidadores estejam atentos também a deita destes indivíduos que tem importância não somente para saúde bucal. Outra parte deste grupo tem limitações psicomotoras, dificultando o autocuidado com saúde bucal. Por outro lado, há entre nestes grupo pessoas que dependem completamente de seus cuidadores para as atividades da rotina diária, dentre elas a de cuidados com a saúde bucal. A Proposta deste projeto de extensão é desenvolver com um grupo de alunos de diferentes semestres do curso de odontologia, estratégias de cuidados e orientações a crianças e adolescentes atendidos em uma unidade especializada de atenção a pessoas com deficiência. Tal projeto tem base no paradigma de Promoção de Saúde, valorizando procedimentos preventivos, notadamente aqueles relativos a educação em saúde e proteção especifica frente aos principais agravos em saúde bucal.

• FEIRA VOCACIONAL DO COLÉGIO IDEAL

Duração: 04hs

Resumo: FORAM APRESENTADOS OS DIFERENCIAIS DO CURSO DE NUTRIÇÃO DO CESUPA E AS ÁREAS DE ATUAÇÃO DO NUTRICIONISTA. ALÉM DISSO, TAMBÉM FOI REALIZADA AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DOS INTERESSADOS.

• DESIGN DE EMBALAGENS

Duração: 2hs

Resumo: Palestra do sócio diretor da Libra Design, Bernardo Magalhães, com apresentação de cases locais na área de design de embalagens.

• ATENÇÃO NUTRICIONAL NO PREVENTÓRIO SANTA TEREZINHA

Duração: 05hs

Resumo: Avaliação e orientação nutricional das crianças assistidas no Preventório Santa Terezinha

• ATENDIMENTO NUTRICIONAL INTINERANTE

Duração: 06hs

Resumo: Atividade desenvolvida na Paróquia de Santa Cruz como parte do projeto do Conselho Regional de Nutricionistas/7ª Região. Foi realizada avaliação e orientação nutricional dos presentes.

• DIA C

Duração: hs

Resumo:

• DIREITOS PROCESSUAIS PENAIS NO STF: CONTRIBUIÇÕES DA CORTEIDH PARA O SEU APERFEIÇOAMENTO

Duração: 05 hs

Resumo:

• DIA DO ADMINISTRADOR

Duração: 4hs

Resumo: Palestra em comemoração ao dia do Administrador com os Temas Empreendedorismo na área da saúde e um relato do ex-aluno Marcelo Folha sobre sua vida de empreendedor.

• SEGUNDA SEMANA DE EMPREENDEDORISMO

Duração: 25hs

Resumo: Semana de Empreendedorismo do CESUPA contou com palestras e workshops

• POLÍTICAS DO PODER JUDICIÁRIO PARA A DIMINUIÇÃO E RACIONALIZAÇÃO DAS DEMANDAS DE SAÚDE

Duração: 03hs

Resumo:

• DIREITOS HUMANOS E DIREITO NATURAL: PROBLEMAS E DESAFIOS DA DOGMÁTICA

Duração: 03hs

Resumo:

• PUBLICIDADE, CONSUMO E ÉTICA

Duração: 2hs

Resumo: Apresentação dos resultados da pesquisa "Jovens e consumo midiático em tempos de convergência"

• NÓS VAMOS ASSIM

Duração: 2hs

Resumo:

• AS NORMAS JUS COGENS E O PAPEL DOS TRIBUNAIS INTERNACIONAIS: CONTRIBUIÇÕES DAS CORTES DE DIREITOS HUMANOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO TEMA

Duração: 03hs

Resumo:

• O MINISTÉRIO PÚBLICO E A CONCRETIZAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

Duração: 03hs

Resumo:

• O STF, A PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA O(A) (PROIBIÇÃO DE) RETROCESSO EM DIREITOS FUNDAMENTAIS (SOCIAIS)

Duração: 03hs

Resumo:

• PROIBICIONISMO, DESVIO E CONTROLE SOCIAL: RESISTÊNCIA À POLÍTICA CRIMINAL BRASILEIRA DE DROGAS DESDE A TEORIA CRÍTICA DOS DIREITOS HUMANOS

Duração: 03hs

Resumo:

• A POLÍCIA PODE SER DEMOCRÁTICA?

Duração: 05hs

Resumo:

• DIREITOS HUMANOS NA AMAZÔNIA: COMUNIDADES TRADICIONAIS E O ACESSO AO TERRITÓRIO

Duração: 03hs

Resumo:

• DIÁLOGO JUDICIAL TRANSNACIONAL: A RESISTÊNCIA DO STF À CORTEIDH

Duração: 05hs

Resumo:

• DIREITOS HUMANOS E ACESSO À JUSTIÇA

Duração: 15hs

Resumo: O evento acadêmico que tem como objetivo discutir pautas atuais na temática dos Direitos Humanos. Neste evento, teremos o lançamento do livro do Professor Doutor, Sandoval Alves, além de um ciclo de palestras com renomados profissionais da área.

• MINICURSO CASO GERSON MILUSK VS. BRASIL

Duração: 04hs

Resumo:

• TERCEIRA SEMANA DE EMPREENDEDORISMO

Duração: 82 hs

Resumo:

• MINICURSO: METODOLOGIA STAGE GATE PARA INOVAÇÃO

Duração: 8hs

Resumo:

• MINICURSO: NOÇÕES BÁSICAS E CASES DE LOGÍSTICA

Duração: 8hs

Resumo:

• SAÚDE EM MOVIMENTO

Duração: 11hs

Resumo: Projeto desenvolvido em conjunto com os cursos de Farmácia e Enfermagem, com o propósito de ampliar a divulgação sobre os referidos Cursos para alunos do ensino médio de escolas particulares da grande Belém.

• MINICURSO: MODELAGEM DE NEGÓCIOS

Duração: 8hs

Resumo:

• MINICURSO: INTRODUÇÃO AO COACHING

Duração: 4hs

Resumo: Minicurso da Terceira Semana de Empreendedorismo

• AÇÃO NO VESTIBULAR CESUPA

Duração: 6hs

Resumo:

• I HACKATHON CESUPA

Duração: 20hs

Resumo:

• MINICURSO DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Duração: 4hs

Resumo: MINICURSO DA PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DE EMPREENDEDORISMO

• PRIMEIRO ENCONTRO

Duração: 6hs

Resumo:

• MINICURSO “QUESTÕES DE GÊNERO E DIREITO AO NOME: ALTERAÇÃO JUDICIAL E NOME SOCIAL”

Duração: 05hs

Resumo:

• NIMBUS PRODUTORA - 1º SEMESTRE

Duração: hs

Resumo: Horas complementares dos alunos que trabalharam na Nimbus Produtora durante o primeiro semestre letivo de 2016.

• NIMBUS PRODUTORA - 2º SEMESTRE

Duração: hs

Resumo: Horas complementares dos alunos que trabalharam na Nimbus Produtora durante o segundo semestre letivo de 2016.

• CESUPA TEAM

Duração: hs

Resumo: TIME DE eSPORTS DO CESUPA