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  INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
Carga Horária 8.060 horas (12 semestres)
Regime de Matrícula: Seriado Semestral
RECONHECIMENTO RENOVADO
Portarias SERES/MEC Nº 174 de 10/03/2017
Data de Publicação: 13/03/2017
    VALORES*
Turmas com 12 semestres / Ingressantes em 2019: R$6.667,37
*Todos os valores são de 2018
    COORDENADORA DO CURSO
Profª Drª. Milena Coelho Fernandes Caldato
Email: sec-medicina@cesupa.br.

Novos Critérios de Avaliação de Desempenho Acadêmico

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    MODELO PEDAGÓGICO

O modelo pedagógico do curso de medicina do CESUPA fundamenta-se no paradigma da integralidade, este modelo organiza-se na concepção pedagógica centrada no aluno como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor como facilitador do processo. É orientado para a comunidade, utilizando várias metodologias ativas, privilegia a problematização e aprendizagem baseada em problemas.

Pretende-se conjugar o enfoque pedagógico que melhor desenvolva os aspectos cognitivos da educação (aprender a aprender) com o foco que permite o melhor desenvolvimento das habilidades psicomotoras e de atitudes (aprender fazendo).

O modelo pedagógico procura ainda, integrar as dimensões biológica, psicológica e social em todos os momentos do curso. É organizado através de módulos educacionais orientados em sua construção pelos sistemas orgânicos, ciclos de vida e apresentações clínicas, integrando um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que serão desenvolvidos como objetivos educacionais.

A organização do currículo

O modelo pedagógico constitui-se de uma matriz curricular por Módulos Temáticos - MT, Interação em Saúde na Comunidade - MISC e Treinamento de Habilidades e Atitudes Profissionais - HP.
Módulos Temáticos - MT: estão organizados em assuntos que seguem uma lógica (ciclos de vida e sistemas). Tem abordagem interdisciplinar, cujo conteúdo é organizado em problemas que constituem o elemento motivador para o estudo e o momento de integração do conhecimento. Estes módulos serão realizados através das sessões tutoriais, palestras e atividades em laboratórios, utilizando a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas - PBL.

  • Palestras

         São em menor número nesta forma de aprendizado, com freqüência de duas vezes por semana, sobre temas cuidadosamente escolhidos de modo a possibilitar ao aluno a integração de conhecimentos ou uma primeira aproximação de um tópico de todo desconhecido ou muito difícil.

Módulo de Interação em Saúde na Comunidade – MISC: é uma unidade desenvolvida hora/aula 50 mim e continuamente em todos os períodos do curso, fazendo parte de uma proposta educacional baseada na comunidade, com trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar. O ambiente de ensino deste módulo é a comunidade em torno da unidade básica de saúde (área de abrangência) e inclui grupos sociais, escolas, locais de trabalho, instituições sociais e famílias, entre outros.
               O MISC permitirá ao estudante trabalhar com membros da comunidade, não se restringindo à temática médica estrita, mas estendendo-se em outros setores relacionados aos problemas de saúde existentes ou potencialmente identificados. Os estudantes conduzirão, em equipes, pesquisas na comunidade, desenvolvendo experiências em vigilância à saúde e em análise e solução de problemas, bem como habilidades clínicas relacionadas aos cuidados de saúde individual e da comunidade.
A meta do MISC é proporcionar aos estudantes, através de um trabalho contínuo durante todo o curso de graduação, conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à prática profissional em atenção primária à saúde, tornando o futuro profissional não somente sensibilizado em relação à importância do trabalho nas unidades básicas de saúde, mas preparado para prosseguir como um participante ativo de programas de base comunitária.
               Treinamento em Habilidades e Atitudes Profissionais – HP: O exercício da medicina requer não só conhecimentos, mas também habilidades e atitudes que serão desenvolvidas durante toda a formação médica e deverão ser aperfeiçoadas na residência médica e na pós-graduação (mestrado e doutorado).
O treinamento de habilidades é um programa educativo estruturado longitudinalmente, que visa capacitar para o exercício adequado da medicina.

   PERFIL DO EGRESSO

 O perfil do profissional do Curso Médico do CESUPA está em consonância com o seu modelo pedagógico e seguindo as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina – Conselho Nacional de Educação – MEC (Resolução nº 4 de 7/11/01 ), buscando formar um profissional com base generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar, pautado em princípios éticos, no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.  

Assim, entende-se como sendo o perfil de um médico de formação geral (o médico generalista) o de um profissional de saúde habilitado e treinado para atuar:

• na promoção de saúde principalmente com os procedimentos preventivos e curativos exigidos pela atenção em nível primário e secundário, porém com os conhecimentos dos principais procedimentos do nível terciário;

• de modo competente na recuperação, proteção e manutenção da saúde, habilitado às ações de pronto atendimento e de emergência;

• como um “médico de família”, preparado, por seu treinamento, em diagnósticos e tratamentos para as ações preventivas e curativas que garantam um acompanhamento do crescimento, desenvolvimento e vitalidade dos membros desta;

• com proficiência nas questões de saúde coletiva e de agente educador da comunidade para melhoria da qualidade de vida desta no que é pertinente à saúde.

   MATRIZ CURRICULAR

* A matriz curricular pode sofrer alterações no decorrer do curso, observado o Regimento Geral do Cesupa e as diretrizes estabelecidas pelo MEC. Para maiores informações entre em contato com a coordenação do curso.

 

Componentes Curriculares por período

Carga Horária

CESUPA

MEC

hora/aula 50min

hora 60min

hora 60min

1º período

MT1 – Introdução ao Estudo da Medicina

80

0

67

MT2 – Implicações no Crescimento e  Diferenciação Celular 

128

0

106

MT3 – Ataque e Defesa

112

0

93

Módulo de Interação em Saúde na Comunidade I - MISC1

0

80

80

Habilidades Profissionais I - HP1

120

0

100

subtotal

440

80

446

2º período

MT4 – Pele e Anexos

80

0

67

MT5 – Sistema Nervoso

144

0

120

MT6 – Sistema Locomotor

96

0

80

Módulo de Interação em Saúde na Comunidade II - MISC2

0

80

80

Habilidades Profissionais II - HP2

120

0

100

subtotal

440

80

447

3º período

MT7 – Sistema Cardiovascular

112

0

93

MT8 – Sistema Respiratório

96

0

80

MT9 – Sistema Urinário

112

0

93

Módulo de Interação em Saúde na Comunidade III - MISC3

0

80

80

Habilidades Profissionais III - HP3

120

0

100

subtotal

440

80

446

4º período

MT10 – Sistema Endocrinológico 

128

0

106

MT11 – Sistema Digestório

112

0

93

MT12 – Sistema Hematológico

80

0

67

Módulo de Interação em Saúde na Comunidade IV - MISC4

0

80

80

Habilidades Profissionais IV - HP4

120

0

100

subtotal

440

80

446

5º período

MT13 – Nascimento, Crescimento e Desenvolvimento

112

0

93

MT14 – Reprodução e Sexualidade

96

0

80

MT15 – Envelhecimento

112

0

93

Módulo de Interação em Saúde na Comunidade V - MISC5

0

80

80

Habilidades Profissionais V - HP5

80

80

147

subtotal

400

160

493

6º período

MT16 – Mente e cérebro

128

0

106

MT17 – Bases Bioquímicas e Terapêuticas

112

0

93

MT18 – Medicina baseada em Evidências

80

0

67

Módulo de Interação em Saúde na Comunidade VI - MISC6

0

80

80

Habilidades Profissionais VI - HP6

120

80

180

subtotal

440

160

526

7º período

MT19 – Apresentações Clínicas 1

112

0

93

MT20 – Apresentações Clínicas 2

96

0

80

MT21 – Apresentações Clínicas 3

112

0

93

Módulo de Interação em Saúde na Comunidade VII - MISC7

0

80

80

Habilidades Profissionais VII - HP7

80

160

227

subtotal

400

240

573

8º período

MT22 – Apresentações Clínicas 4: Ginecologia e Obstetrícia

96

0

80

MT23 – Apresentações Clínicas 5 : Clínica Pediátrica

112

0

93

MT24 – Apresentações Clínicas 6: Urgência e Emergência

112

0

93

Módulo de Interação em Saúde na Comunidade VIII - MISC8

0

80

80

Habilidades Profissionais VIII - HP8

80

160

227

subtotal

 

240

573

9º período

Internato em Clínica Médica

 

360

360

Internato em Clínica Cirúrgica

 

400

400

subtotal

 

760

760

10º período

Internato em Ginecologia e Obstetrícia

 

408

408

Internato em Pediatria

 

408

408

subtotal

 

816

816

11º período

Internato em Urgência e Emergência

 

404

404

Internato em Saúde Mental e do Idoso/Clínicas Especializadas

 

360

360

subtotal

 

764

764

12º período

Internato Rural

 

360

360

Internato em Saúde Coletiva e Gestão em Saúde

 

180

180

Internato em Estágio Eletivo

 

180

180

subtotal

 

720

720

Atividades Complementares

 

360

360

Trabalho de Curso - TC

 

120

120

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO EM HORAS

7490