Siga            
Início » Graduação » Exatas e Tecnologia » Arquitetura e Urbanismo
  INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
Carga Horária: 3.700 (10 semestres)
Regime de Matrícula: Seriado Semestral
RESOLUÇÃO
Resolução Nº 009 de 01 de agosto de 2018, do CONSEPE/CESUPA
    VALORES*
Turmas com 10 semestres / Ingressantes em 2019: R$1.343,00
Turmas com 10 semestres / Ingressantes em 2019 - PPA: R$959,29
*Todos os valores são de 2018
    COORDENADOR DO CURSO
Andreia Conduru
Email: andreia.conduru@cesupa.br

    SOBRE O CURSO

Com o objetivo formar profissionais qualificados e comprometidos com o desenvolvimento regional, os alunos do curso são preparados para dar soluções de caráter tecnológico, cultural e socioambiental, às mudanças promovidas pelas dinâmicas do mundo contemporâneo e da Indústria 4.0.

O curso oferece aos alunos o conhecimento fundamental sobre as práticas de projeto arquitetônico e estimula sua aplicação crítica no cenário atual, sustentado em estudos e na análise de problemas contextualizados, e no uso de ferramentas manuais e digitais para a  criação de soluções técnicas sofisticadas.

O aluno terá uma sólida formação criativa, analítica e tecnológica, com ênfase na área de projeto arquitetônico, conforto ambiental, instalações hidrossanitárias, elétricas e sistemas estruturais aplicados a obras.

   O QUE O PROFISSIONAL FAZ?

O Arquiteto e Urbanista pode trabalhar em escritórios particulares ou órgãos públicos, gerenciando equipes multidisciplinares. O profissional também é responsável por desenvolver conceitualmente projetos arquitetônicos e urbanísticos que atendam às demandas dos seus clientes, utilizando um repertório conceitual e técnico que lhe garanta a apresentação dos resultados sob a forma de projetos 2D (com desenhos técnicos) e 3D (em formato de maquetes físicas e digitais).

   RAMOS DE ATUAÇÃO NO MERCADO

Entre as diferentes frentes em que o profissional pode atuar, destacamos as seguintes áreas:

  1. Criação de projetos de interiores residenciais e comerciais.
  2. Criação de projetos arquitetônicos residenciais, uni ou multifamiliares.
  3. Criação de projetos arquitetônicos de escolas e hospitais.
  4. Criação de projetos arquitetônicos de áreas comerciais e industriais.
  5. Criação de projetos complementares hidrossanitários e elétricos.
  6. Criação de projetos de mobiliários.
  7. Criação de projetos de espaços urbanos.
  8. Gerência e compatibilização de projetos.
  9. Gerência de obras.

 

   DIFERENCIAIS
  • Metodologia CDIO

Criada na Engenharia, a Iniciativa CDIO é uma estrutura educacional que, aplicada à Arquitetura e Urbanismo, enfatiza os fundamentos da área no contexto de conceber, projetar, implementar e operar sistemas e produtos do mundo real. Em todo o mundo, os colaboradores da iniciativa adotaram a metodologia como estrutura de seu planejamento curricular e avaliação baseada em resultados. A abordagem CDIO utiliza ferramentas ativas de aprendizado, como projetos em grupo e aprendizado baseado em problemas, para melhor equipar os estudantes com conhecimento técnico, além de habilidades de comunicação e profissionais. O curso de Arquitetura e Urbanismo do Cesupa já nasce como o único do Norte do Brasil concebido a partir da mesma metodologia idealizada pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology).

  • Sala de Metodologias Ativas

Diferente do modelo de sala de aula convencional, nesse espaço as aulas são totalmente práticas, nas quais o aluno compreende o conteúdo à medida que desenvolve a prática associada à teoria, buscando a resolução do desafio que lhe foi proposto.

  • Capacitação para atuação no cenário da Indústria 4.0

Considerando a inserção do profissional no cenário da Indústria 4.0, focada em automação, descentralização, virtualização de processos e sustentabilidade para atender às demandas do mercado, o curso foca no melhor aproveitamento das tecnologias disponíveis (como Impressão 3D e a Internet das Coisas) para melhor gestão de projetos e atuação no mercado.

  • Ensino Híbrido

Estimulando a participação ativa dos alunos, o Ensino Híbrido combina aprendizagem online com aulas presenciais, permitindo que o conhecimento teórico adquirido previamente seja colocado em prática durante as aulas.

  • Semestre Acadêmico Internacional // Argo + MSU

Possibilidade de intercâmbio de até 06 meses na Missouri State University (MSU), nos EUA, com crédito integral do período e certificado de conclusão do programa International Leadership and Training Center, oferecendo ainda mais experiência acadêmica, pessoal e profissional.

   PROGRAMAS DE APRENDIZAGEM

Diferente dos semestres tradicionais, baseados em disciplinas, os programas acompanham a evolução de cada aluno, tendo foco no desenvolvimento de competências e habilidades técnicas, acadêmicas e interpessoais, e contando com uma avaliação de desempenho continuada, individual e por projetos baseados em situações e temas atuais de mercado.

Lista dos Programas de Aprendizagem
Semestre 01: Fundamentos da Arquitetura e Arquitetura para abrigos de emergência
Semestre 02: Fundamentos para projetos de habitação
Semestre 03: Sociedade e habitação multifamiliar
Semestre 04: Arquitetura e educação
Semestre 05: Desenvolvimento urbano e o projeto de espaços mistos
Semestre 06: Cidade para todos - preservação do patrimônio histórico e serviços de hotelaria
Semestre 07: Arquitetura, cidade e saúde
Semestre 08: Gerência e eficiência no projeto industrial
Semestre 09: Inovação e sustentabilidade - novos caminhos para a Arquitetura
Semestre 10: Novas estruturas, novas possibilidades: a Arquitetura na Indústria 4.0