Siga            
Início » Graduação » Exatas e Tecnologia » BCC
  INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
Carga Horária 3.400 horas (8 semestres)
Regime de Matrícula: Seriado Semestral
RECONHECIMENTO RENOVADO
Portaria MEC/SERES nº 914, de 27/12/2018
D.O.U: 28/12/2018
    VALORES*
Turmas com 8 semestres / Ingressantes em 2019: R$1.771,08
Turmas com 8 semestres / Ingressantes em 2019 - PPA: R$1.180,72
*Todos os valores são de 2019
    COORDENADOR DO CURSO
Profª Msc. Alessandra Natasha Alcântara Barreiros
Email: natasha@cesupa.br
 

    CONCEPÇÃO DO CURSO
O Projeto Pedagógico do BCC do CESUPA está em constante evolução e aprimoramento, tendo como premissas básicas manter sintonia com os padrões de qualidade definidos nacionalmente para cursos de computação e estar coerente com o Projeto Pedagógico Institucional.

Sua concepção está orientada pelas diretrizes curriculares para cursos da Área de Computação e Informática e pelos documentos referentes ao Currículo de Referência da Sociedade Brasileira de Computação.

As diretrizes curriculares da área de Computação e Informática definem que:

... os cursos que têm a computação como atividade fim, como o Bacharelado em Ciência da Computação, devem visar a formação de recursos humanos para o desenvolvimento científico e tecnológico da computação. Os egressos desses cursos devem estar situados no estado da arte da ciência e da tecnologia da computação, de tal forma que possam continuar suas atividades na pesquisa, promovendo o desenvolvimento científico, ou aplicando os conhecimentos científicos, promovendo o desenvolvimento tecnológico. Deve ser dado nesses cursos uma forte ênfase no uso de laboratórios para capacitar os egressos no projeto e construção de software e no projeto de hardware .

Além disso, as diretrizes para os cursos que tem a computação como atividade fim, como o Bacharelado em Ciência da Computação, direcionam a formação de recursos humanos para evolução tecnológica da computação, sintetizando que os cursos devem dar uma forte ênfase no uso de laboratórios para capacitar os egressos na utilização e desenvolvimento eficiente das tecnologias para esta área. Esses cursos enfatizam a tecnologia da computação e possuem um enfoque nas suas bases teóricas. Os egressos desses cursos são candidatos potenciais aos cursos de pós-graduação stricto-sensu, responsáveis pelo desenvolvimento científico da área de ciência da computação.

A estrutura curricular do curso e a metodologia aplicada em sua implementação oferecem ao aluno, ao mesmo tempo, uma formação com forte embasamento teórico-científico aliada a aspectos práticos que visam conhecer os princípios empregados na aplicação desta base no desenvolvimento tecnológico. A formação pretendida resulta, assim, de uma combinação apropriada entre a estrutura curricular e a metodologia do curso.

Finalmente, vale ressaltar que as estruturas curriculares dos cursos de graduação da Área de Computação e Informática do CESUPA estão moldadas dentro de um formato baseado em Projetos Integrados, responsáveis por agrupar um conjunto de disciplinas com características e finalidades comuns, em torno de eixos temáticos, a cada semestre. Este tipo de aprendizado visa fortalecer a inter e multidisciplinaridade, comum em situações reais no mercado de trabalho, incentivar a pesquisa, a produção científica e o desenvolvimento de soluções tecnológicas.

   OBJETIVOS DO CURSO
O Curso de BCC do CESUPA tem como objetivo geral formar profissional de Ciência da Computação competente, apto a promover o desenvolvimento tecnológico da área em questão com vistas a atender às demandas da sociedade e do mercado de trabalho e capaz de adaptar-se às constantes evoluções desse campo do saber.

O1.

Fornecer um embasamento necessário para que o bacharel em Ciência da Computação seja capaz de produzir conhecimentos científicos e tecnológicos visando contribuir para o avanço dessa área no Brasil e mais especificamente na região Norte do país;

O2.

Formar profissional competente que possa atender às necessidades da sociedade moderna, construindo soluções computacionalmente viáveis e eficientes, envolvendo as mais variadas áreas da computação e integrando conhecimentos multidisciplinares;

O3.

Propiciar fundamentos teóricos e práticos necessários para que o aluno possa prosseguir na carreira acadêmica, em cursos de pós-graduação ou em atividades de pesquisa visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia;

O4.

Formar profissional com uma postura pró-ativa capaz de conceber e implementar projetos empreendedores que venham a contribuir para o desenvolvimento da área e possibilitar uma utilização mais racional da computação pela sociedade;

O5.

Formar profissional consciente da necessidade de permanente atualização e plenamente capaz de acompanhar e se adaptar às constantes evoluções da área de computação;

O6.

Formar o bacharel em Ciência da Computação como um profissional preocupado em exercer sua profissão pautado em elevados padrões de ética e moral, compreendendo o contexto social no qual está inserido e a legislação específica da área;

O7.

Formar profissional consciente de seu papel na sociedade e conhecedor dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, mantendo uma visão humanística e consciente das implicações de sua atuação.

       A consecução dos objetivos do curso concretiza-se através de um planejamento curricular detalhado, fundamentado nas diretrizes para cursos de graduação da área de Computação e Informática do MEC, nos anais dos Cursos de Qualidade e nas recomendações do Currículo de Referência da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), onde é garantida a convergência da determinação do perfil profissional e do comprometimento com valores éticos, sociais e culturais que fazem parte da concepção político-filosófica do CESUPA.

   PERFIL DO EGRESSO

O perfil dos egressos que o curso de BCC do CESUPA pretende formar está detalhado neste item, destacando-se os requisitos considerados como relevantes para os profissionais da área, as classes de problemas que os mesmos estarão capacitados a resolver e as habilidades que devem possuir, definindo capacidades cognitivas e práticas para que o profissional desempenhe bem as suas atividades. São descritas, também, as funções que o egresso poderá exercer no mercado de trabalho e a capacidade de adaptação à evolução da computação e de suas tecnologias que o mesmo deve possuir.

   MATRIZ CURRICULAR

* A matriz curricular pode sofrer alterações no decorrer do curso, observado o Regimento Geral do Cesupa e as diretrizes estabelecidas pelo MEC. Para maiores informações entre em contato com a coordenação do curso.

MATRIZ CURRICULAR PARA OS INGRESSANTES A PARTIR DO  PROCESSO SELETIVO 2018 
Distribuição por Período CARGA HORÁRIA
(50 MINUTOS)
CARGA HORÁRIA
(60 MINUTOS)
CH sem  
1º PERÍODO                                                           
PROGRAMAÇÃO DE SOFTWARE  5 100 83
PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA CIENTISTA 4 80 67
ALGORITMO E CODIFICAÇÃO DE SISTEMAS  4 80 67
LÓGICA DIGITAL 4 80 67
ÁLGEBRA LINEAR  3 60 50
NEGÓCIOS DIGITAIS  3 60 50
  Total 23 460 384
2º PERÍODO                
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS 4 80 67
LABORATÓRIO DE APLICATIVOS MOBILE 3 60 50
ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES   4 80 67
RESOLUÇÃO DISCRETA DE PROBLEMAS  5 100 83
LABORATÓRIO DE ELETRICIDADE E ELETRÔNICA  3 60 50
METODOLOGIA CIENTÍFICA 2 40 33
  Total 21 420 350
3º PERÍODO             
ESTRUTURAS DE DADOS  3 60 50
LABORATÓRIO DE SISTEMAS EMBARCADOS 3 60 50
LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO C 3 60 50
SISTEMAS OPERACIONAIS  4 80 67
INTERFACE DE SOFTWARE  2 40 33
LABORATÓRIO DE CIRCUITOS LÓGICOS DIGITAIS  3 60 50
PROJETO INTEGRADO I – HARDWARE 2 40 33
  Total 20 400 333
4º PERÍODO            
RESOLUÇÃO DIFERENCIAL DE PROBLEMAS 4 80 67
TEORIA DE GRAFOS  3 60 50
LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO AVANÇADA (PYTHON) 4 80 67
DESIGN DE BANCO DE DADOS  3 60 50
TELECOMUNICAÇÕES E INFRAESTRUTURA DE REDES 4 80 67
ENGENHARIA DE SOFTWARE 4 80 67
  Total 22 440 368
5º PERÍODO     
TEORIA DA COMPUTABILIDADE  3 60 50
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MULTIVARIÁVEIS 3 60 50
PARADIGMAS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO (entra PROLOG)  3 60 50
REDES DE COMPUTADORES (TCP/IP e SNMP)  3 60 50
QUALIDADE E PROJETO DE SOFTWARE 3 60 50
LINGUAGENS FORMAIS E AUTÔMATOS (Prolog aplicado)  3 60 50
CIÊNCIA DE DADOS 3 60 50
PROJETO INTEGRADO II – SOFTWARE 2 40 33
  Total 23 460 383
6º PERÍODO        
ANÁLISE E PROJETO DE ALGORITMOS  3 60 50
MODELAGEM ESTATÍSTICA  4 80 67
COMPILADORES 4 80 67
SISTEMAS DISTRIBUÍDOS  3 60 50
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL  3 60 50
INTERCONEXÃO DE REDES DE COMPUTADORES 3 60 50
GEOMETRIA ANALÍTICA 3 60 50
  Total 23 460 384
7º PERÍODO        
ELETIVA 1  2 40 33
PROGRAMAÇÃO DISTRIBUÍDA E PARALELA  3 60 50
ESPECIFICAÇÃO FORMAL 3 60 50
MACHINE LEARNING E OTIMIZAÇÃO  3 60 50
COMPUTAÇÃO GRÁFICA  3 60 50
PROJETO INTEGRADO III - INTELIGENCIA COMPUTACIONAL / COMUNICAÇÃO DE DADOS 2 40 33
TRABALHO DE CURSO I* 3 60 50
  Total 19 380 316
8º PERÍODO            
ELETIVA 2 2 40 33
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO 3 60 50
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE SISTEMAS  3 60 50
PROCESSAMENTO DE IMAGENS 3 60 50
TRABALHO DE CURSO II* 8º  1 20 17
ESTÁGIO CURRICULAR - - 300 300
  TOTAL 12 240 200

 

QUADRO RESUMO DA ESTRUTURA CURRICULAR POR ATIVIDADE

      CH
50 MINUTOS
CH
60 MINUTOS
TOTAL DISCIPLINAS   163 3260 2718
ESTÁGIO SUPERVISIONADO   - 300 300
ATIVIDADE COMPLEMENTAR   - 200 200
TOTAL GERAL   163 3760 3218

 

 

  MATRIZ CURRICULAR PARA OS INGRESSANTES ATÉ O PROCESSO SELETIVO 2018

DISCIPLINAS

HORA AULA/50 MINUTOS

1°  PERÍODO

LINGUAGENS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO I

100

INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO

80

INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO

60

LÓGICA PARA COMPUTAÇÃO

80

ÁLGEBRA LINEAR

60

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

60

Sub Total

440

2°  PERÍODO

LINGUAGENS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO II

80

LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO I – PROLOG

60

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

80

MATEMÁTICA DISCRETA

100

NOÇÕES DE ELETRICIDADE E ELETRÔNICA

60

METODOLOGIA CIENTÍFICA

40

Sub Total

420

3º PERÍODO

ESTRUTURAS DE DADOS

80

LABORATÓRIO DE SISTEMAS EMBARCADOS

60

LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO II - LINGUAGEM C

60

SISTEMAS OPERACIONAIS

80

CIRCUITOS LÓGICOS DIGITAIS

60

PROJETO INTEGRADO I - HARDWARE

40

Sub Total

380

4º PERÍODO

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I

80

LINGUAGENS FORMAIS E AUTÔMATOS

60

LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃOIII –PROGRAMAÇÃO AVANÇADA

80

BANCO DE DADOS I

60

REDES DE COMPUTADORES I (COMUNICAÇÃO DE DADOS)

80

ENGENHARIA DE SOFTWARE I

80

Sub Total

440

5º PERÍODO

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II

60

PARADIGMAS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO

60

REDES DE COMPUTADORES II (TCP/IP)

60

ENGENHARIA DE SOFTWARE II

60

INTERFACE DE SOFTWARE

60

BANCO DE DADOS II

60

PROJETO INTEGRADO II – SOFTWARE

40

Sub Total

400

6º PERÍODO

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA

80

TEORIA DA COMPUTABILIDADE

60

COMPILADORES

80

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS

60

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL I

60

INTERCONEXÃO DE REDES DE COMPUTADORES

60

PROJETO INTEGRADO III - COMUNICAÇÃO DE DADOS

40

Sub Total

440

7º PERÍODO

GEOMETRIA ANALÍTICA

60

PROGRAMAÇÃO DISTRIBUÍDA E PARALELA

80

MÉTODOS FORMAIS

60

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL II

60

COMPUTAÇÃO GRÁFICA

60

PROJETO INTEGRADO IV - INTELIGENCIA COMPUTACIONAL

40

Sub Total

360

8º PERÍODO

ANÁLISE E PROJETO DE ALGORITMOS

60

TRABALHO DE CURSO

60

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

60

TÓPICOS ESPECIAIS EM COMPUTAÇÃO I

60

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE SISTEMAS

60

PROCESSAMENTO DE IMAGENS

60

Sub Total

360

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

300

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

200

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO

3.400

 

MATRIZ CURRICULAR PARA OS INGRESSANTES ATÉ PROCESSO SELETIVO 2014/2

 

DISCIPLINAS

HORA AULA/50 MINUTOS

1°  PERÍODO

LINGUAGENS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO I

100

INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO

80

INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO

60

LÓGICA PARA COMPUTAÇÃO

80

ÁLGEBRA LINEAR

60

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

60

Sub Total

440

2°  PERÍODO

LINGUAGENS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO II

80

LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO I – PROLOG

60

ARQUITETURA DE COMPUTADORES

80

MATEMÁTICA DISCRETA I

60

ESTATÍSTICA

40

NOÇÕES DE ELETRICIDADE E ELETRÔNICA

60

PROJETO INTEGRADO I - INICIAÇÃO CIENTÍFICA

60

Sub Total

440

3º PERÍODO

ESTRUTURAS DE DADOS

100

LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO II - JAVA AVANÇADO

60

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

80

MATEMÁTICA DISCRETA II

40

SISTEMAS OPERACIONAIS

100

CIRCUITOS LÓGICOS DIGITAIS

60

PROJETO INTEGRADO II - CIRCUITOS DIGITAIS

60

Sub Total

500

4º PERÍODO

LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃOIII – C

80

TEORIA DA COMPUTABILIDADE

60

LINGUAGENS FORMAIS E AUTÔMATOS

60

PARADIGMAS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO

60

BANCO DE DADOS I

80

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I

80

PROJETO INTEGRADO III – PROGRAMAÇÃO

60

Sub Total

480

5º PERÍODO

COMPILADORES

80

REDES DE COMPUTADORES I (COMUNICAÇÃO DE DADOS)

80

ENGENHARIA DE SOFTWARE I

80

BANCO DE DADOS II

60

ADMINISTRAÇÃO DE BANCO DE DADOS

40

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II

60

PROJETO INTEGRADO IV – TEORIA DA COMPUTAÇÃO

60

Sub Total

460

6º PERÍODO

ENGENHARIA DE SOFTWARE II

80

REDES DE COMPUTADORES II (TCP/IP)

80

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL I

60

GEOMETRIA ANALÍTICA

60

PROBABILIDADE

60

ANÁLISE E PROJETO DE ALGORITMOS

60

PROJETO INTEGRADO V - ENGENHARIA DE SOFTWARE

60

Sub Total

460

7º PERÍODO

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL II

60

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS

80

PROGRAMAÇÃO DISTRIBUÍDA E PARALELA

80

INTERCONEXÃO DE REDES DE COMPUTADORES

80

COMPUTAÇÃO GRÁFICA

80

PRÁTICA DE NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO I

40

PROJETO INTEGRADO VI - REDES DE COMPUTADORES

60

Sub Total

480

8º PERÍODO

SEGURANÇA EM REDES DE COMPUTADORES

60

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE SISTEMAS

80

LEGISLAÇÃO PARA INFORMÁTICA

40

TÓPICOS ESPECIAIS EM COMPUTAÇÃO I - COMPUTAÇÃO MÓVEL

60

TÓPICOS ESPECIAIS EM COMPUTAÇÃO II - PROCESSAMENTO DE IMAGENS

60

PRÁTICA DE NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO II

40

TRABALHO DE CURSO- PROJETO INTEGRADO VII

60

Sub Total

400

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

300

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

250

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO

4.210