Siga            
Início » Graduação » Exatas e Tecnologia » Engenharia Civil
  INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
Carga Horária: 3.700 (10 semestres)
Regime de Matrícula: Seriado Semestral
RESOLUÇÃO
Resolução Nº 008 de 01 de agosto de 2018, do CONSEPE/CESUPA
    VALORES*
Turmas com 10 semestres / Ingressantes em 2019: R$1.510,88
Turmas com 10 semestres / Ingressantes em 2019 - PPA: R$1.079,20
*Todos os valores são de 2018
    COORDENADOR DO CURSO
Andreia Conduru
Email: andreia.conduru@cesupa.br

    SOBRE O CURSO

Com o objetivo formar profissionais qualificados e comprometidos com o desenvolvimento regional, os alunos do curso serão preparados para dar soluções de caráter tecnológico, cultural e socioambiental às mudanças promovidas pelas dinâmicas do mundo contemporâneo e da Indústria 4.0.

O curso pretende que o aluno desenvolva sua capacidade de assimilar as práticas da engenharia através de estudos e problemas contextualizados, utilizando ferramentas manuais e digitais para criar soluções com técnicas sofisticadas.

O aluno terá uma sólida formação criativa, analítica e tecnológica, com ênfase nas áreas de projeto, sistemas estruturais, desenvolvimento urbano e transportes, aplicadas à desafios reais da engenharia civil do Brasil e no mundo.

   O QUE O PROFISSIONAL FAZ?

O papel desse profissional é fundamental na sociedade, pois ele é responsável por toda a infraestrutura que faz parte do dia a dia das pessoas, incluindo habitação, comércio, indústria e transporte. Por isso, esse profissional adapta-se em diversas áreas e atua em vários campos de trabalho. O estudante do curso desenvolve conhecimento em áreas como matemática, física, finanças e raciocínio lógico, aprendendo a projetar estruturas, fundações, instalações elétricas e hidráulicas, e a supervisionar uma obra – do seu projeto inicial até a conclusão.

Cabe ao Engenheiro Civil conceber, projetar e avaliar sistemas, obras e serviços de engenharia, implantando soluções que consideram os aspectos técnicos, sociais, legais, econômicos e ambientais. Este profissional deve ser capaz de trabalhar e liderar equipes multidisciplinares, além de avaliar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão.

 

   RAMOS DE ATUAÇÃO NO MERCADO

Entre as diferentes frentes que o profissional pode atuar, destacamos as seguintes áreas:

  1. Análise de materiais utilizados na construção civil, em busca de novas tecnologias para o mercado e mais sustentabilidade para as construções através de ensaios e experimentos.
  2. Elaboração de cálculos estruturais na concepção de edifícios, pontes, viadutos, portos, aeroportos e muitas outras obras, garantindo assim a estabilidade da edificação a segurança da obra, de quem trabalha nela e de quem vai utilizá-la.
  3. Gerenciamento e execução de obras, sendo o ramo de atuação mais comum da Engenharia Civil: a função de operacionalizar tudo aquilo que estava dentro de um projeto em realidade.
  4. Em saneamento, é possível gerenciar o uso da água, do solo, do esgoto e do lixo. Esta é uma área promissora, já que a construção civil gera muitos resíduos sólidos no meio ambiente e atinge diretamente a natureza, cabendo também ao profissional analisar possibilidades de redução desse impacto ambiental.
  5. Considerando o caos urbano em que vivemos, cabe ao profissional da área o planejamento, gerenciamento e operacionalização dos sistemas de transportes, seja o transporte rodoviário (com elaboração e execução de estradas), o aeroviário (com sua estrutura aeroportuária), o hidroviário (e toda a potencialidade desta modalidade de transporte no Brasil), ou o ferroviário (e sua capacidade de interligar longas distâncias).
  6. Na área hidráulica, atua-se no planejamento de projetos e construção de barragens, açudes e canais.
  7. Atua-se ainda na análise e tipologia do solo, para dimensionamento da carga que este solo é capaz de suportar e das obras que ali podem ser implementadas.

 

   DIFERENCIAIS
  • Metodologia CDIO

A iniciativa CDIO é uma estrutura educacional que enfatiza os fundamentos da engenharia no contexto de conceber, projetar, implementar e operar sistemas e produtos do mundo real. Em todo o mundo, os colaboradores da iniciativa adotaram a metodologia como estrutura de seu planejamento curricular e avaliação baseada em resultados. A abordagem CDIO utiliza ferramentas ativas de aprendizado, como projetos em grupo e aprendizado baseado em problemas, para melhor equipar os estudantes com conhecimento técnico, e habilidades comunicativas e profissionais. O curso de Engenharia Civil 4.0 do Cesupa já nasce como o único curso de Engenharia do Norte do Brasil concebido a partir da mesma metodologia idealizada pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology).

  • Sala de Metodologias Ativas

Diferente do modelo de sala de aula convencional, nesse espaço as aulas são totalmente práticas, nas quais o aluno compreende o conteúdo à medida que desenvolve a prática associada à teoria, buscando a resolução do desafio que lhe foi proposto.

  • Capacitação para atuação no cenário da Indústria 4.0

Considerando a inserção do profissional no cenário da Indústria 4.0, focada em automação, descentralização, virtualização de processos e sustentabilidade para atender às demandas do mercado, o curso foca no melhor aproveitamento das tecnologias disponíveis (como Impressão 3D e a Internet das Coisas) para melhor gestão de projetos e atuação no mercado.

  • Ensino Híbrido

Estimulando a participação ativa dos alunos, o Ensino Híbrido combina aprendizagem online com aulas presenciais, permitindo que o conhecimento teórico adquirido previamente seja colocado em prática durante as aulas.

  • Semestre Acadêmico Internacional // Argo + MSU

Possibilidade de intercâmbio de até 06 meses na Missouri State University (MSU), nos EUA, com crédito integral do período e certificado de conclusão do programa International Leadership and Training Center, oferecendo ainda mais experiência acadêmica, pessoal e profissional.

   PROGRAMAS DE APRENDIZAGEM

Diferente dos semestres tradicionais, baseados em disciplinas, os programas de aprendizagem acompanham a evolução de cada aluno, tendo foco no desenvolvimento de competências e habilidades técnicas, acadêmicas e interpessoais, e contando com uma avaliação de desempenho continuada, individual e por projetos baseados em situações e temas atuais de mercado.

Lista dos Programas de Aprendizagem
Semestre 01: Fundamentos da engenharia
Semestre 02: Modelagem de energias sustentáveis
Semestre 03: Física e química das construções
Semestre 04: Soluções construtivas sustentáveis
Semestre 05: Modelagem e projetos de construção civil
Semestre 06: Obras em terra e recursos hídricos
Semestre 07: Gestão e sustentabilidade das construções
Semestre 08: Engenharia de estruturas e mercado
Semestre 09: Inovação em sistemas regionais e urbanos
Semestre 10: Engenharia Civil na Indústria 4.0