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  INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
Carga Horária: 3.280 horas
Regime de Matrícula: Seriado Semestral
RECONHECIMENTO RENOVADO
Portaria SERES/MEC nº 265 de 03/04/2017 (DOU 04/04/2017)
    VALORES*
Turmas com 7 semestres: R$1.414,40
Turmas com 8 semestres / Ingressantes em 2019: R$1.237,60
Turmas com 8 semestres / Ingressantes em 2019 - PPA: R$825,07
*Todos os valores são de 2018
   

COORDENADOR DO CURSO
Profª Msc. Thatianne Silva Sousa
COORDENAÇÃO ADJUNTA
Profª Dra. Erika OIkawa

    CONCEPÇÃO DO CURSO

Os cursos de Graduação em Comunicação Social não são uma proposta recente no Brasil, considerando que desde 16 de maio de 1947, a Fundação Cásper Líbero cria a primeira escola de jornalismo da América Latina. Em seguida, vieram os Cursos de Relações Públicas e de Publicidade e Propaganda. Nessa época, atendendo ao caráter nacional, os três cursos transformaram-se no Curso de Comunicação Social.

Os Cursos de Comunicação Social foram criados em 1969 com o objetivo de formar profissionais polivalentes, ou seja, o graduado era formado em jornalismo, relações públicas e Publicidade e Propaganda. Os cursos de jornalismo que existiam até então foram aglutinados a este novo tipo de formação. Logo esta forma foi extinta, mas continuou o modo de graduação, misturando profissões diferentes num mesmo curso, como habilitações.

O Curso de Comunicação Social foi criado oficialmente em 1952 obtendo reconhecimento pela Lei Nº 1254/50.
A abordagem técnico- científica do ensino de Comunicação se completa em 1969, com a proposta de um novo currículo mínimo para o Curso de Comunicação, agora com cinco habilitações: Polivalente, Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Editoração, com a finalidade de atender às novas exigências do desenvolvimento industrial e tecnológico. Nove matérias eram comuns a todas as habilitações, e cada habilitação apresentava as disciplinas específicas para o curso e suas habilitações.

   OBJETIVOS DO CURSO

O Curso de Graduação em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda do CESUPA visa formar profissionais com visão crítica e estratégica dos mercados atacadista, varejista, serviços e indústria, capazes de gerar diagnósticos para tomar decisões gerenciais que propiciem o desenvolvimento da comunicação e da promoção de negócios de forma plena e inovadora. O curso se propõe a formar profissionais da área da Comunicação Social capazes de adequar às mensagens institucionais, realizar pesquisas de consumo dentro da filosofia e missão do anunciante em relação ao público-alvo de interesse. O profissional formado no curso receberá formação para que possa desenvolver as habilidades e competências necessárias no exercício de postura analítica, crítica e inovadora perante as ações de comunicação com o mercado, bem como de interpretar, analisar e executar trabalhos na área de criação, produção e planejamentos de ferramentas e técnicas da comunicação na área da publicidade e propaganda.

   PERFIL DO EGRESSO

1. Perfil Comum

O perfil comum do egresso corresponde a um objetivo de formação geral que deve ser atendido por todos os Cursos da área e em todas as habilitações de Comunicação, qualquer que seja sua ênfase ou especificidade. Trata-se de base que garanta a identidade do Curso como de Comunicação.
O egresso de Curso de Graduação em Comunicação, em qualquer de suas habilitações, caracteriza-se por:

  • sua capacidade de criação, produção, distribuição, recepção, e análise crítica referentes às mídias, às práticas profissionais e sociais relacionadas com estas, e a suas inserções culturais, políticas e econômicas;
  • sua habilidade em refletir a variedade e mutabilidade de demandas sociais e profissionais na área, adequando-se à complexidade e velocidade do mundo contemporâneo;
  • sua visão integradora e horizontalizada - genérica e ao mesmo tempo especializada de seu campo de trabalho possibilitando o entendimento da dinâmica das diversas modalidades comunicacionais e das suas relações com os processos sociais que as originam e que destas decorrem.
  • utilizar criticamente o instrumental teórico-prático oferecido em seu curso, sendo portanto competente para posicionar-se de um ponto de vista ético-político sobre o exercício do poder na comunicação, sobre os constrangimentos a que a comunicação pode ser submetida, sobre Parecer CES 492/2001 17 as repercussões sociais que enseja e ainda sobre as necessidades da sociedade contemporânea em relação à comunicação social.

2. Perfis Específicos

Os perfis específicos resultam das habilitações diferenciadas do campo da Comunicação, que se caracteriza por uma abrangência sobre diferentes meios, linguagens e práticas profissionais e de pesquisa e, na atualidade, por envolver um acelerado dinamismo social e tecnológico. Para assegurar o desenvolvimento histórico desta área de formação, estudos e exercício profissional, serão desenvolvidas habilitações com uma variedade de perfis específicos. Estas habilitações, definidoras dos perfis específicos, se organizam conforme as seguintes premissas:

  1. é mantida a referência básica às habilitações historicamente estabelecidas: jornalismo, relações públicas, publicidade e propaganda, radialismo, editoração, e cinema (assim como à sua denominação alternativa, cinema e vídeo);
  2. podem ser criadas ênfases específicas em cada uma destas habilitações, que serão então referidas pela denominação básica, acrescida de denominação complementar que caracterize ênfase adotada;
  3. podem ser criadas novas habilitações pertinentes ao campo da Comunicação. As habilitações referidas nos itens "b" e "c" acima serão reconhecidas como pertinentes ao campo da Comunicação na medida em que contemplem:
    • a dimensão e a complexidade temática e de objeto de estudo;
    • a existência de vinculações profissionais e conceituais com o campo da Comunicação;
    • a delimitação de uma habilitação específica, que comporte linguagem e práticas profissionais próprias.

3. Perfis Específicos por Habilitação

Para as habilitações já estabelecidas, além do perfil comum relacionado no item anterior, devem se objetivar os perfis a seguir explicitados:

3.1. Publicidade e Propaganda

O perfil do egresso em Publicidade e Propaganda se caracteriza:

  1. pelo conhecimento e domínio de técnicas e instrumentos necessários para a proposição e execução de soluções de comunicação eficazes para os objetivos de mercado, de negócios de anunciantes e institucionais;
  2. pela tradução em objetivos e procedimentos de comunicação apropriados os objetivos institucionais, empresariais e mercadológicos;
  3. pelo planejamento, criação, produção, difusão e gestão da comunicação publicitária, de ações promocionais e de incentivo, eventos e patrocínio, atividades de marketing, venda pessoal, design de embalagens e de identidade corporativa, e de assessoria publicitária de informação.

Devem ter como objetivo:
•ordenar as informações conhecidas e fazer diagnóstico da situação dos clientes;
• realizar pesquisas de consumo, de motivação, de concorrência, de argumentos etc;
• definir objetivos e estratégias de comunicação como soluções para problemas de mercado e institucionais dos anunciantes;
• conceber meios de avaliar e corrigir resultados de programas estabelecidos;
• executar e orientar o trabalho de criação e produção de campanhas de propaganda em veículos impressos, eletrônicos e digitais;
• realizar e interpretar pesquisas de criação como subsídio para a preparação de campanhas publicitárias;
• dominar linguagens e competências estéticas e técnicas para criar, orientar e julgar materiais de comunicação pertinentes a suas atividades;
• planejar, executar e administrar campanhas de comunicação com o mercado, envolvendo o uso da propaganda e de outras formas de comunicação, como a promoção de vendas, o merchandising e o marketing direto;
• identificar e analisar as rápidas mudanças econômicas e sociais em escala global e nacional que influem no ambiente empresarial;
• identificar a responsabilidade social da profissão, mantendo os compromissos éticos estabelecidos;
• assimilar criticamente conceitos que permitam a compreensão das práticas e teorias referentes à publicidade e à propaganda.

   MATRIZ CURRICULAR

* A matriz curricular pode sofrer alterações no decorrer do curso, observado o Regimento Geral do Cesupa e as diretrizes estabelecidas pelo MEC. Para maiores informações entre em contato com a coordenação do curso.

MATRIZ CURRICULAR PARA OS INGRESSANTES A PARTIR DO PROCESSO SELETIVO 2018

Disciplina

Carga Horária

Semanal

Total

1º Período
  Oficina de redação: Produção de texto 2 40  
Fundamentos do Marketing 4 80  
História e Teoria da Comunicação I 4 80  
Metodologia Científica 2 40  
Sociologia da Comunicação 2 40  
Direito e Ética na comunicação 3 60  
Computação Gráfica I: Princípios Básicos 2 40  
Total do Período 19 380  
2º Período
  Computação Gráfica II: Princípios Básicos 2 40  
Mercado e Carreira em Comunicação 4 80  
Antropologia e Cultura Brasileira 2 40  
Comunicação com o varejo 2 40  
História e Teoria da Comunicação II 4 80  
Criação e Inovação em Publicidade 2 40  
Oficina de redação: texto livre 2 40  
Total do Período 18 360  
3º Período
Laboratório Integrado História da Arte 4 80  
Fotografia em Publicidade 4 80  
Criação e Redação Publicitária: O texto publicitário 2 40  
Semiótica da Comunicação e Teoria da Imagem 4 80  
Fundamentos de desenho 2 40  
Design gráfico 4 80  
Total do Período 20 400  
4º Período
Laboratório Integrado Planejamento de Mídia 2 40  
Planejamento de Campanha 3 60  
Pesquisa de Mercado 4 80  
Comunicação Integrada 3 60  
Produção Gráfica 2 40  
Direção de Arte 4 80  
Total do Período 18 360  
5º Período
Laboratório integrado Gerência de Marca 3 60  
Produção para Mídia Eletrônica: Audiovisual 3 60  
Oficina de Edição de Vídeo 3 60  
Criação e Redação Publicitária - Mídia Eletrônicas: Audiovisual 2 40  
Marketing de Relacionamento e Emocional 3 60  
Cibercultura e web 4 80  
Total do Período 18 360  
6º Período*
Laboratório Integrado Psicologia da Comunicação 3 60  
Produção para Mídia Eletrônica: Rádio 3 60  
Criação e redação Publicitária - Mídias eletrônicas: Rádio 2 40  
Opiniao Pública 3 60  
Marketing Político e Eleitoral 3 60  
Tópicos de Pesquisa em Comunicação  2 40  
Total do Período 16 320  
7º Período
Laboratório Integrado Marketing no Ambiente Digital 3 60  
Disciplina Eletiva I 4 80  
Empreendedorismo em Comunicação 4 80  
Gestão de Negócios em Comunicação 4 80  
Comportamento do Consumo e do Consumidor 3 60  
  Trabalho de Curso I 3 60  
Total do Período 19 380  
8º Período
  Comunicação com o Terceiro Setor 3 60  
Estética da Comunicação 2 40  
Disciplina Eletiva II 4 80  
Tópicos Contemporâneos 4 80  
Trabalho de Curso II 1 20  
Total do Período 16 320  
Total 2880  
QUADRO RESUMO POR ATIVIDADE CURRICULAR
ATIVIDADE
DISCIPLINAS 2.880  
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 200  
ESTAGIO SUPERVISIONADO ( 140h externo e + 60h Nimbus/Storm8) 200  
CH TOTAL  DO CURSO 3.280  
*Será feito como atividade interdisicplinar do semestre no 6º Período  

 

MATRIZ CURRICULAR PARA OS INGRESSANTES A PARTIR DO PROCESSO SELETIVO 2015/I

Disciplina

Carga Horária

 

Total

1º Período

Oficina de redação: Produção de texto

 

40

Sociologia da Comunicação

 

60

História e Teoria da Comunicação I

 

80

Criação e Inovação em Publicidade

 

40

Fundamentos de Marketing

 

80

Metodologia Científica I

 

40

Direito e Ética na Comunicação

 

60

Computação Gráfica: Princípios Básicos I

 

40

Subtotal
 
440

2º Período

Estética da Comunicação

 

60

Computação Gráfica: Princípios Básicos II

 

40

Mercado e Carreira em Comunicação

 

60

Antropologia e Cultura Brasileira

 

60

Comunicação com o Varejo

 

80

História e Teoria da Comunicação II

 

80

Oficina de redação: texto livre

 

40

Subtotal
 
420

3º Período

História da Arte I

 

60

Fotografia em Publicidade

 

60

Semiótica da Comunicação e Teoria da Imagem

 

80

Criação e Redação Publicitária: O texto publicitário

 

60

Psicologia da Comunicação

 

60

Fundamentos de desenho

 

40

Design gráfico

 

60

Subtotal
 
420

4º Período

Gerência de Marca

 

60

Planejamento de Campanhas

 

60

Produção Gráfica

 

60

Comunicação Integrada

 

60

Direção de Arte

 

80

Planejamento de Mídia

 

60

História da Arte II

 

60

Subtotal
 
440

5º Período

Produção em Mídia Eletrônica: Audiovisual

 

60

Pesquisa de Mercado

 

80

Marketing de Relacionamento e Emocional

 

60

Comportamento do Consumidor e do Consumo

 

60

Criação e Redação Publicitária: Audiovisual

 

60

Oficina de Edição de vídeo

 

60

Metodologia II

 

40

Subtotal
 
420

6º Período

Gestão de Negócios em Comunicação

 

80

Opinião Pública

 

60

Produção em Rádio

 

60

Criação e Redação Publicitária: Rádio

 

60

Marketing Político e eleitoral

 

60

Agência Escola Storm

 

80

Trabalho de Curso I

 

40

Subtotal
 
440

7º Período

Cibercultura e web

 

80

Empreendedorismo em Comunicação

 

60

Marketing no ambiente digital

 

60

Comunicação com o 3º Setor

 

60

Trabalho de Curso II

 

40

Subtotal

300

Atividades Complementares

 

200

Estágio Supervisionado (200h)

 

200

Total

3.280

MATRIZ CURRICULAR PARA OS INGRESSANTES ATÉ O PROCESSO SELETIVO 2014/II

Disciplina

Carga Horária

Semanal

Total

1º Período

Expressão Oral e Língua Portuguesa

4

80

História e Teoria da Comunicação I

4

80

Filosofia da Comunicação

3

60

Psicologia da Comunicação

3

60

Fundamentos de Marketing

4

80

Metodologia I

2

40

Projeto Integrado I

-

40

2º Período

Sociologia da Comunicação

3

60

Computação Gráfica

3

60

Direito e Ética na Comunicação

3

60

Criação e Redação Publicitária

4

80

Antropologia e Cultura Brasileira

3

60

Comunicação com o Varejo

4

80

História e Teoria da Comunicação II

4

80

3º Período

Estatística

3

60

História da Arte e Teoria da Imagem

4

80

Design Gráfico

3

60

Fotografia em Publicidade

3

60

Semiótica da Comunicação

3

60

Publicidade e Propaganda

3

60

Projeto Integrado II

-

40

4º Período

Produção em Rádio

4

80

Pesquisa de Mercado

3

60

Marketing de Relacionamento e Emocional

3

60

Mídias impressas, Eletrônicas e Audiovisuais

4

80

Opinião Pública

2

40

Comportamento do Consumidor e do Consumo

3

60

5º Período

Gestão de Negócios e Economia

4

80

Marketing Político e Eleitoral

3

60

Produção para Mídia Eletrônica

3

60

Informática e banco de dados

2

40

Arte e Desenho

4

80

Projeto Integrado III

-

40

6º Período

Gerência de Marca

3

60

Planejamento de Campanhas e Eventos

3

60

Direção de Arte

4

80

Produção Gráfica

3

60

Comunicação Integrada

3

60

Metodologia II

2

40

7º Período

Cibercultura e web

3

80

Empreendedorismo em Comunicação

3

80

Produção e criação em Multimídias

4

80

Trabalho de Curso I

-

40

Finanças em Comunicação

3

80

Projeto Integrado IV

-

40

Seminário I

-

20

8º Período

Trabalho de Curso II

-

20

Design de Embalagens e Merchandising

4

80

Mercado e Carreira em Comunicação

2

40

Seminário II

-

20

Comunicação com o 3º Setor

3

60

Marketing Esportivo

3

60



Outras atividade de grade currícular

Disciplinas

2444 h

Atividades complementares

190 h

Estágio

300 h

Seminários

40 h

Trabalho de curso

126 h

Total

3100 h