Siga            
Início » Pós-Graduação » Mestrado
Mestrado em Clínica Odontológica (MPCO)

DÚVIDAS FREQUENTES

1 – Qual é uma das principais diferenças entre Mestrado Acadêmico e Profissional?
Os dois programas possuem o mesmo tipo de validade, porém apresentam diferenças na estrutura e proposta do programa. O Mestrado Acadêmico tende a formar um profissional que deseje seguir a carreira científica ou docente, já o Profissional prepara o aluno com enfoque na qualificação profissional para atuar no mercado de trabalho, na docência,  e em serviços na area pública ou privada.

2 – Após o Mestrado profissional estarei apto a seguir a carreira docente?
Sim, a grade curricular do programa possui disciplinas que preparam o aluno para a grande missão de educador e formador de opinião.

3 - O mercado de trabalho valoriza dentistas que possuem mestrado? De que maneira? 
O título de Mestre amplia as opções no mercado de trabalho, pois o diferencia do profissional apenas especialista. Além do trabalho como professor, o título de mestre pode ser valorizado com uma maior pontuação na análise de currículo em alguns concursos públicos.

4 – Há algum benefício em obter o título de Mestre para quem pretende ingressar no serviço público?
Atualmente tem aumentado  o número  de concursos públicos na área da Odontologia que possuem a prova de títulos, assim, é atribuído aos candidatos que possuem título de mestre e doutor, uma maior pontuação. Outro beneficio é que o título de mestre proporciona um aumento no vencimento básico em 52% e de 75%, para quem possui doutorado. É importante frisar que estas regras valem para os concursos ofertados por órgão público regido pela Lei n°8112/90.

5 – Poderei continuar com as minhas atividades profissionais ou terei que me afastar do meu consultório?
Uma das vantagens do Mestrado Profissional é a possibilidade de você continuar com as suas atividades profissionais, pois o curso será modular, 1 semana ao mês com aulas no período da tarde e noite. Para quem trabalha no consultório, sabe o quanto é difícil se manter afastado por 24 meses dos seus pacientes. Essa, inclusive, é uma das grandes razões para o dentista não realizar um programa stricto sensu.

6 - Como serão as atividades do Mestrado Profissional em Clinica Odontológica do Cesupa?
O programa será dividido em disciplinas teóricas e práticas,  com os seguintes objetivos:

  1. Qualificar os cirurgiões dentistas, em especial os que atuam na rede pública de saúde, contemplando a formação de profissionais com sensibilidade social fortalecida na prática de clínica integrada e na pesquisa de impacto para modificação da realidade da saúde bucal da região amazônica;
  2. Qualificar cirurgiões-dentistas na área de Patologia Bucal e Clínica Odontológica, com ênfase no diagnóstico clínico e laboratorial com capacidade de correlação dos seus conhecimentos nas questões epidemiológicas, sociais e ambientais;
  3. Promover maior interação entre a pós-graduação com o mercado, por meio da formação de recursos humanos capazes de estabelecer parcerias ou prestar serviços para empresas que desenvolvem produtos advindos de recursos naturais, estabelecendo um espaço propício ao empreendedorismo, importante na formação de um mestre professional.

7 -  Em geral qual sera o conteúdo programático das disciplinas?

Com o objetivo direcionado ao Mercado de trabalho, o conteúdo das dispiciplinas considera o atual cenário da economia brasileira, que exige do dentista além do preparo técnico a necessidade de lidar com os novos modelos do Mercado odontológico que engloba o conhecimento de  gestão na area de saúde, inovação nas técnicas de ensino-aprendizagem e empreendedeorismo.

8 – O Mestrado Profissional do Cesupa concederá bolsas de estudos?
Como o Mestrado Profissional em Clinica Odontológica do Cesupa não prevê dedicação exclusiva do aluno ao programa, ou seja 40hs semanais, não haverá concessão de bolsas de estudo. No entanto, o Cesupa dispõe dos seguintes descontos: 15% no valor da mensalidade aos ex-alunos, de graduação ou pós-graduação. Outra facilidade e a adesão ao PPA (plano de pagamento alternativo) que possibilita o pagamento do curso em um maior numero de parcelas.