Siga            
Início » Pós-Graduação » Mestrado
Mestrado Profissional em Ensino em Saúde - Educação Médica (ESEM)

HISTÓRICO

O Mestrado Profissional (MP) é uma modalidade de Pós-Graduação stricto sensu instituída pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão do Ministério da Educação (MEC), voltada para a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho.

Segundo a CAPES, o objetivo do MP é contribuir com o setor produtivo nacional no sentido de agregar um nível maior de competitividade e produtividade a empresas e organizações, sejam elas públicas ou privadas. Desta forma, o MP deve apresentar uma estrutura curricular que enfatize a articulação entre conhecimento atualizado, domínio da metodologia pertinente e aplicação orientada para o campo de atuação profissional específico.

Em 2015 foi aprovado pelo MEC o Mestrado Profissional em Ensino em Saúde – Educação Médica (ESEM), cujos objetivos são de qualificar profissionais:

  • Conhecedores de metodologias tradicionais e inovadoras de ensino-aprendizagem;
  • Familiarizados com o uso de metodologias ativas de aprendizagem no âmbito do ensino da Medicina;
  • Capazes de incentivar a autonomia do aluno em busca de conhecimento e solução de problemas;
  • Conhecedores dos princípios de Metodologia Científica para alicerçar a busca de conhecimento do aluno;
  • Capazes de atuar em diferentes cenários de ensino, desde o ensino em comunidade, exposição na forma de Team Based Learning (TBL), sessões tutoriais, ambientes de laboratório, até ambulatórios e enfermarias;
  • Experientes em métodos de avaliação, somativas e formativas, utilizados nas diversas situações ao longo da formação do aluno;
  • Entendedores da importância da formação generalista do profissional médico, dedicado à sua formação integral;
  • Com formação conectada à realidade amazônica;
  • Capazes de multiplicar o conhecimento obtido com profissionais da área, auxiliando a qualificação de novos docentes.

Os candidatos a mestrandos do ESEM não serão apenas profissionais médicos. Trata-se de uma proposta abrangente, capaz de agregar profissionais de nível superior graduados em qualquer área, cuja proposta de projeto a ser desenvolvido durante o ESEM esteja voltada para a área médica. As competências a serem adquiridas durante as atividades do ESEM, certamente, serão alicerce para o desenvolvimento de atividades docentes em todos os cursos da área da saúde, como Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, além da Medicina, dentre outros.

O ESEM oferece estrutura curricular dinâmica, flexível e integradora, a ser desenvolvida no ambiente da graduação, oportunizando a utilização de recursos e convívio com alunos.