Siga            
Início » Pós-Graduação » Mestrado
Mestrado Profissional em Ensino em Saúde - Educação Médica (ESEM)

GRADE CURRICULAR

 

ESTRUTURA

I - DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

1. Bioética   
2. Metodologia científica e bioestatística   
3. Metodologias de ensino-aprendizagem   
4. Gestão de cenários de ensino aprendizagem   
5. Ferramentas de Avaliação   

II - DISCIPLINAS OPTATIVAS

6. Ensino de habilidades médicas   
7. Práticas educacionais em laboratório   
8. Habilidades humanísticas no ensino do processo saúde doença   
9. Ensino médico e comunidade   
10. Movimentos históricos do ensino médico   

 

DISCIPLINAS
Bioética.

Nível: Mestrado Acadêmico
Obrigatória: Sim
Carga Horária: 45
Créditos: 3
Disciplina: Bioética

Ementa:
Introdução à Bioética; Histórico e correntes filosóficas; Conceitos antropológicos; Dignidade da Pessoa humana; Correntes de Bioética; Princípios de Bioética; Bioética Personalista; Bioética do início da vida; Bioética populacional; Bioética do Envelhecimento e Terminalidade da vida; Bioética da Reprodução e Sexualidade; Biotecnologias; Metodologias de Ensino de Bioética, Ética em Pesquisa, Bioética e Saúde Pública.

Professores Responsáveis:

Milena Coelho Fernandes Caldato
Ana Rachel Pinto

 

Metodologia Científica e Bioestatística

Nível: Mestrado Acadêmico
Obrigatória: Sim
Carga Horária: 60
Créditos: 4

Ementa:
O uso de instrumentos jurídicos para realização de políticas públicas. O marco teórico do discurso sobre a 'governabilidade'. Perspectivas teóricas sobre o processo de formulação, implementação e controle de políticas públicas. Epistemologia das políticas públicas. Estado de Bem Estar, Cidadania e Desenvolvimento Econômico. O processo, a estrutura e o contexto de implementação das Políticas Públicas. Avaliação dos condicionantes e dos efeitos das Políticas Públicas. Estudos de caso de sucesso e de fracasso no desenvolvimento regional

Professores Responsáveis:

Patrick Abdala Fonseca Gomes
Haroldo Jose de Matos

 

Metodologias de Ensino-Aprendizagem


Nível: Mestrado Acadêmico
Obrigatória: Sim
Carga Horária: 75h
Créditos: 5

Ementa:

Metodologia Tradicional e Metodologias Inovadoras; Metodologias ativas de aprendizagem; Aprendizagem baseada em equipe (TBL); Aprendizagem baseada em problemas (PBL); O aluno como centro do processo ensino-aprendizagem; O tutorial; Domínio de técnicas tutoriais; Os Sete Passos; Tutor especialista e não-especialista; A problematização; A comunidade como coadjuvante no ensino; Ação-reflexão-ação; A avaliação nas metodologias ativas

Professores Responsáveis:

RUY GUILHERME SILVEIRA DE SOUZA,
JOSE LUCIO MARTINS MACHADO,
SINAIDA MARIA VASCONCELOS DE CASTRO,
PATRICK ABDALA FONSECA GOMES,
MILENA COELHO FERNANDES CALDATO,
ISMAELINO MAURO NUNES MAGNO,
CEZAR AUGUSTO MUNIZ CALDAS,
BRUNO ACATAUASSU PAES BARRETO

 


Gestão de Cenários de Ensino Aprendizagem


Nível: Mestrado Acadêmico
Obrigatória: Sim
Carga Horária: 60h
Creditos: 4

Ementa:

Aprofundamento do desenvolvimento de atributos (conhecimentos, habilidades e atitudes) para a docência e para a gestão do ensino. Educação profissional em saúde. Dimensões políticas, gerenciais, pedagógicas e relacionais para compreensão e atuação no cenário de ensino-aprendizagem, contemplando contexto loco-regional.

Professores Responsáveis:

RUY GUILHERME SILVEIRA DE SOUZA,
JOSE LUCIO MARTINS MACHADO,
JOSE NAZARENO CUNHA NEGRAO,
HAROLDO JOSE DE MATOS,
ANA RACHEL PINTO
ANA EMILIA VITA CARVALHO


Ferramentas de Avaliação


Nível: Mestrado Acadêmico
Obrigatória: Sim
Carga Horária: 60
Creditos: 4

Ementa:

Avaliação e as tendências pedagógicas; Avaliação diagnóstica e processual, Avaliação somativa, Avaliação formativa, Instrumentos de avaliação, Avaliações práticas, Objective Structured Clinical Examination (OSCE), Check-lists, Mini-clinical Evaluation Exercise (Mini-Cex), Prática clínica, Conceito global, Avaliação por pares, Auto-avaliação.

Professores Responsáveis:

MILENA COELHO FERNANDES CALDATO
ISMAELINO MAURO NUNES MAGNO
CEZAR AUGUSTO MUNIZ CALDAS
BRUNO ACATAUASSU PAES BARRETO

 

Ensino de Habilidades Médicas


Nível: Mestrado Acadêmico
Obrigatória: Não
Carga Horária: 30h
Créditos: 2

Ementa:

Metodologias de ensino das Habilidades médicas; Habilidades semiológicas; Habilidades cirúrgicas; Cenários de práticas; Métodos de avaliação das Habilidades médicas; OSCE:
Mini-CEX, Treinamento interpares; Treinamento com pacientes simulados (paciente-ator); Treinamento com Simulação realística.

Professores Responsáveis:

CEZAR AUGUSTO MUNIZ CALDAS,
BRUNO ACATAUASSU PAES BARRETO

 


Práticas Educacionais em Laboratório


Nível: Mestrado Acadêmico
Obrigatória: Não
Carga Horária: 30h
Creditos: 2

Ementa:

Interdisciplinaridade educacional e metodológica em laboratório; Desafios e perspectivas da estratégia interdisciplinar laboratorial; Educação, pesquisa e produção em atividades laboratoriais; Processos de investigação; Processos educativos e práticas educacionais em laboratório; Vertentes interdisciplinares e multiprofissionais no processo ensino aprendizagem da abordagem morfofuncional em laboratório; A morfofuncionalidade humana como ferramenta laboratorial pró-ativa de ensino-pesquisa.

Professores Responsáveis:

ISMAELINO MAURO NUNES MAGNO

SINAIDA MARIA VASCONCELOS DE CASTRO

 


Habilidades Humanísticas no Ensino do Processo Saúde Doença


Nível: Mestrado Acadêmico
Obrigatória: Não
Carga Horária: 30h
Creditos: 2

Ementa:

Bases humanísticas da Medicina. A humanização na produção de cuidados em saúde. Cidadania e Medicina. A utilização de técnicas de comunicação e informação no trabalho em saúde; Relação Docente-aluno; Relação Médico-Paciente-Família abrangendo os aspectos da prevenção, diagnóstico e tratamento.

Professores Responsáveis:

LUCIANA BRANDAO CARREIRA DEL NERO,
ANA RACHEL PINTO,
ANA EMILIA VITA CARVALHO


Ensino Médico e Comunidade


Nível: Mestrado Acadêmico
Obrigatória: Não
Carga Horária: 30h
Creditos: 2

Ementa:

Interface educação, medicina cultura e sociedade; Processos de investigação e intervenção socioambientais e culturais; Movimentos sociais; Educação ambiental; Cultura e políticas públicas em saúde e educação; Educação territorial sustentável e qualidade de vida; Educação e interdisciplinaridade em saúde no Brasil; Educação médica na interdisciplinaridade e da intersetorialidade em comunidades. Território (territorialidade) e qualidade de vida.

Professores Responsáveis:

SINAIDA MARIA VASCONCELOS DE CASTRO,
LUCIANA BRANDAO CARREIRA DEL NERO,
ISMAELINO MAURO NUNES MAGNO,
HAROLDO JOSE DE MATOS

 


Movimentos Históricos do Ensino Médico


Nível: Mestrado Acadêmico
Obrigatória: Não
Carga Horária: 30h
Creditos: 2

Ementa:

Transformação da sociedade no decorrer do tempo; Confronto de movimentos históricos: empirismo, behaviorismo e gestáltico; Principais influências: Paulo Freire, Piaget, Vygotsky; Dewey; Mudança no perfil discente; Uma nova visão no ensino médico: o pioneirismo de Maastricht e Mc Master; Mudança curricular; Diretrizes do MEC; O SUS e o ensino médico; Do especialista para o generalista: fazendo o caminho de volta.

Professores Responsáveis:

MILENA COELHO FERNANDES CALDATO,
BRUNO ACATAUASSU PAES BARRETO