Siga          
Início » Notícias
Notícias

 

Curso de Medicina Cesupa é o único acreditado pelo Saeme no Pará



Com 10 anos de existência, o curso de Medicina do Cesupa foi o único do Estado do Pará a receber o selo de acreditação do Sistema de Acreditação das Escolas Médicas (Saeme), implementado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Educação Médica (Abem). Participaram da avaliação, até então inédita no país, 24 escolas médicas.

Lançado em 2015, o Saeme busca identificar cursos de Medicina (públicos e privados) que estão atentos às exigências mínimas para a formação dos futuros profissionais. O processo de acreditação leva em consideração 80 itens que estão subdivididos nas dimensões de "Gestão Educacional", "Programa Educacional", "Corpo Docente", "Corpo Discente" e "Ambiente Educacional". 

Os cursos avaliados só recebem a acreditação quando demonstram possuir os requisitos necessários para a formação de médicos de acordo com o estabelecido pelo CFM e pela Abem. "Nessa avaliação tivemos várias áreas que foram consideradas de excelência a nível nacional, como por exemplo: integração curricular; ambulatório especializado, no caso do Cesupa o Centro de Especialidades Médicas; projetos de extensão, como o "Esse Rio é minha rua" e Núcleo de Desenvolvimento Docente", revela a coordenadora do curso de Medicina, Milena Caldato.

A participação das escolas médicas na avaliação é voluntária. Além de realizarem um processo de autoavaliação, os cursos também recebem a visita de um grupo técnico formado por representantes do CFM e da ABEM. Para a implementação do Saeme, foram estudados seis processos internacionais de avaliação do ensino médico utilizados em países como Canadá, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Japão e países integrantes do Mercosul. Nessa perspectiva, em futuro próximo, as escolas médicas acreditadas pelo Saeme, e os alunos nelas graduados, também poderão obter certificação internacional.

Para a coordenadora do curso de Medicina, a acreditação traduz a busca da excelência pelo projeto desenvolvido na graduação do Cesupa. "Essa acreditação, por ser chancelada pelo CFM, é um reconhecimento da classe médica ao Cesupa pela maneira como ele está se empenhando a formar médicos comprometidos com a sociedade”, afirma Milena Caldato.


Texto: Lali Mareco
22 de novembro de 2016





 
  X Fechar
  Seu Nome  
  Seu Email  
  Envia Para  
Comentário