Siga          
Início » Notícias
Notícias

 

IX turma de Medicina cola Grau



49 concluintes da turma do 2º semestre de 2016 do curso de Medicina participaram na noite desta quarta-feira (22), da Cerimônia de Colação, realizada no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Como forma de homenagem, os colandos nomearam a IX turma de Medicina do Cesupa de “Enemézio de Carvalho Martins”, professor falecido em maio deste ano. 

“O professor Enemézio fez parte daqueles que apresentaram o mundo a vocês e hoje nós estamos apresentando vocês ao mundo”, disse Marta Martins, viúva do professor e convidada especial da Cerimônia de Outorga de Grau. 

A oradora da turma, concluinte Jeany Vera Cruz relembrou em seu discurso todos os caminhos pelos quais os estudantes percorreram desde a escolha do curso até o último dia de graduação.  “Finalmente chegou o nosso dia, o dia em que estamos sendo reconhecidos por mais que seis anos de esforço, mas por uma vida inteira de entrega”, disse Jeany. 

Como parte da cerimônia, Isabela Batista e Ana Pryscila Chaves realizaram o agradecimento ao cadáver desconhecido e aos pacientes, enquanto Carla Daniele Pontes representou a turma durante o Juramento de Hipócrates. 

Escolhida como paraninfa da turma, a professora Ana Cláudia Damasceno emocionou os estudantes com palavras de carinho e incentivo. “É o fim de um ciclo, mas é também o início de um novo, onde outras dificuldades estarão lá, mas devemos vê-las como oportunidades de experienciar a vida, dom divino, cada vez mais conscientes, de que fazemos parte de um todo”, disse a professora. 

Reconhecimento – A cerimônia também contou com a divulgação do resultado do “Prêmio Destaque Acadêmico Enade 2016”, criado para estimular e fomentar o compromisso e o empenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Os concluintes Bruna Rodrigues, Rodrigo de Oliveira e Pedro Rebello, foram anunciados como primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente. 

“Estamos trabalhando para oferecer uma formação de qualidade para a comunidade do Estado. Ofertamos um curso de excelência, que somente neste ano, foi avaliado quatro vezes e nas quatro obteve êxito”, falou durante a cerimônia a coordenadora do curso Milena Caldato, ao lembrar que a graduação em Medicina do Cesupa é uma das 19 do país acreditadas pelo Sistema de Acreditação dos Cursos de Medicina no Brasil (Saeme).

O vice-reitor do Cesupa, Sérgio Mendes também comentou sobre a avaliação do Saeme. “Quando vemos o Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Educação Médica se juntando para falar der acreditação nós ficamos felizes. O curso de Medicina do Cesupa está sempre evoluindo, o Mestrado e as Residências Médicas apontam na direção da evolução”, afirmou. 

Momento tradicional nas Colações, os graduandos com melhor desempenho durante todo o curso também foram homenageados. O primeiro lugar foi de Nataliê da Silva, o segundo de Milene Barros e o terceiro para o concluinte Pedro Rebello. 


Texto e foto: Lali Mareco
22 de dezembro de 2016





 
  X Fechar
  Seu Nome  
  Seu Email  
  Envia Para  
Comentário