Siga          
Início » Notícias
Notícias

 

TV FAPESPA  produz reportagem sobre atividades do GETA/Cesupa 



Estudantes que integram o Grupo de Estudos em Tecnologia do Cesupa (GETA/Cesupa), receberam, na primeira semana de janeiro, a equipe de reportagem da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (FAPESPA) para apresentação dos projetos desenvolvidos por eles e também aqueles que são realizados em parceria com o Núcleo de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (NEDETA), da Universidade Estadual do Pará (Uepa) e o Núcleo Aprende, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Durante a entrevista, os estudantes apresentaram o projeto Brincando com a Leitura, aplicativo desenvolvido através do método fônico em versão game produzido através do edital da FAPESPA em 2013; a Plataforma Aprende, voltada para auxílio de pessoas com autismo; o Protótipo de Solução Embarcada de Detecção de Obstáculos para Deficientes Visuais; o Parkinson Lab, para idosos com a doença de Parkinson, além de outros estudos que estão em andamento. 

“A tecnologia muda a vida das pessoas. Hoje não se vive sem tecnologia. Além disso, ela tem o poder de transformar a vida das pessoas com deficiência”, explicou a coordenadora do GETA/Cesupa, professora Alessandra Natasha, durante a entrevista. O sentimento é compartilhado pelo estudante Fernando Sales, que está no 5º período do curso de Ciência da Computação.  “Sinto uma felicidade grande, pois através do conhecimento que obtivemos no curso e das parcerias importantes, conseguimos mudar a vida de pessoas com deficiência”, revela.

Estudos na área da tecnologia assistiva desenvolvem, a cada dia mais, soluções que transformam a vida de pessoas com deficiência, buscam assim, encontrar soluções utilizando a tecnologia para auxiliar o cotidiano e o tratamento dessas pessoas.

Matheus dos Santos, concluinte do curso de Ciência da Computação e que fundou o GETA/Cesupa ao lado da professora Alessandra Natasha, falou sobre o que sente ao relembrar do trabalho desenvolvido ao longo dos anos. “Me sinto satisfeito porque sei que fiz o melhor que pude para usar a tecnologia da melhor forma, em prol das pessoas”, disse o estudante.

Quando disponível, a reportagem da TV FAPESPA poderá ser assistida aqui

Texto: Mayave Ribeiro com supervisão de Lali Mareco
Foto: Mayave Ribeiro
07 de janeiro de 2017





 
  X Fechar
  Seu Nome  
  Seu Email  
  Envia Para  
Comentário