Siga          
Início » Notícias
Notícias

 

 Fórum de Cooperação realiza segunda reunião



Com o objetivo de estabelecer ações conjuntas para o desenvolvimento das atividades acadêmicas e científicas, representantes das instituições de ensino superior e de pesquisa do Pará deram início às discussões de trabalhos, previstas no Protocolo de Cooperação, assinado em junho deste ano. A segunda reunião do Fórum, constituído por 11 instituições, ocorreu nesta segunda-feira, dia 28, na sala de reuniões da Secretaria-Geral dos Conselhos Superiores Deliberativos da Universidade Federal do Pará (UFPA), no prédio da Reitoria, Campus Belém.

Entre as ações propostas pelos integrantes do Fórum, destacam-se a criação de grupos de trabalho (GTs) para conduzir o levantamento de informações e a discussão de temas específicos, como a oferta de mestrados e doutorados interinstitucionais – Minters e Dinters, respectivamente; o gerenciamento das relações com as instituições de fomento e a ampliação dos programas de intercâmbio.

“É preciso fazer um diagnóstico do que existe de programas implantados, das linhas de pesquisa e verificar o que há de convergência entre as instituições”, ressaltou o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Cesupa, João Paulo Mendes Filho.

O vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, que representou o Reitor Emmanuel Tourinho no Fórum, também defendeu a proposta de unir forças para a oferta de novos Dinters e Minters, sobretudo nos campi do interior, usando coletivamente os espaços que as instituições possuem. “Vamos aproveitar as nossas competências e começar a brigar por isso junto à Capes”, disse o professor Gilmar.

Presidindo a reunião, o vice-reitor do Cesupa e do Fórum, Sérgio Mendes propôs a realização de um seminário para que as instituições integrantes possam compartilhar as boas práticas e discutir temas importantes para o crescimento institucional, como a inovação, em suas vertentes acadêmica, científica e tecnológica. Outra sugestão foi no sentido de convidar autoridades públicas para que participem das discussões do Fórum e possam dar apoio às ações institucionais.

A segunda reunião do Fórum também contou com a presença do reitor da Uepa, Rubens Cardoso; dos professores Gefferson Bacelar e Ana Maria Vasconcelos, representantes da Unama; do reitor do IFPA, Cláudio Alex da Rocha; da vice-reitora da UFRA, Janae Gonçalves; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, Rômulo Simões; do representante da UNIFESSPA, professor Renato Francês; do diretor do MPEG, Nilson Gabas Junior; do chefe da Embrapa Amazônia Oriental, Adriano Venturieri; e da representante do IEC, pesquisadora Joana Mascarenhas.

A próxima reunião está agendada para o dia 30 de outubro, no campus da UFOPA, em Santarém, sujeita a confirmação. A reunião de dezembro será definida no próximo encontro.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA / Foto: Lali Mareco
29 de agosto de 2017





 
  X Fechar
  Seu Nome  
  Seu Email  
  Envia Para  
Comentário