Siga          
Início » Notícias
Notícias

 

Em formato de festival, Dia C atrai mais de 800 visitantes em sua 3ª edição



Público esteve no Cesupa em busca de informações sobre cursos de graduação.

A escolha de um curso de graduação é, muitas vezes, cercada de incertezas e medos. Foi pensando em tornar esse momento mais leve e divertido, sem deixar de apresentar as experiências vividas por seus alunos e as oportunidades disponíveis em cada um de seus 13 cursos, que o Cesupa transformou o Dia C em um Festival Vocacional.  Em sua terceira edição, o evento recebeu no último sábado (16), mais de 800 visitantes nas Unidades José Malcher e Nazaré, além das Clínicas de Odontologia, Fisioterapia e Núcleo de Inovação e Empreendedorismo Júnior (Niej).

Das 10h às 17h os visitantes do Dia C puderam participar de 64 atividades conduzidas pelos universitários. Na Unidade José Malcher foram apresentados os cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção e Publicidade e Propaganda. Já os cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia puderam ser visitados nas instalações da Unidade Nazaré. Vans circularam entre os dois pontos do Festival para facilitar a locomoção daqueles que tinham interesse em conhecer diferentes cursos.

Programação - Quem passou pelo Dia C teve a oportunidade de se aproximar um pouquinho de cada área não só através das explicações dos universitários, mas também colocando a mão na massa ou sentindo na pele o resultado.  Entre tantas opções, quem passou pela área de Ciência de Computação teve a chance de montar uma mini-impressora 3D. Já em Engenharia de Computação, os convidados participaram de uma corrida em um Segway construído pelos alunos do curso. Vencer os desafios vivenciados por um empresário foi uma das atividades em Engenharia de Produção.

No melhor estilo do reality "O Sócio", quem visitou o espaço de Administração foi desafiado a pensar como no mundo dos negócios. Em Ciências Contábeis os visitantes precisaram organizar as contas para deixar as finanças da cidade no azul. Já quem passou pelo curso de Direito viveu a experiência de fazer parte de um júri e decidiu o veredicto em uma simulação de caso. Quem gosta de fotografia distribuiu cliques e ainda editou o material com os estudantes de Publicidade e Propaganda.

As simulações de situações de emergência levantaram a adrenalina dos visitantes de Enfermagem. A química rolou solta na oficina de álcool em gel do curso de Farmácia. A gameterapia fez com que o público sentisse na pele como a Fisioterapia ajuda na recuperação de pacientes. O atendimento em Saúde Comunitária levou os visitantes para dentro do universo dos estudantes do curso de Medicina. Já em Nutrição, o desafio era descobrir os alimentos pelo cheiro e pelo sabor, mas com os olhos vendados. E no curso de Odontologia nossos visitantes colocaram a mão na massa moldando dentes. Esses são só alguns exemplos da extensa lista de opções disponíveis para quem passou pelo Dia C.

“Está sendo maravilhoso conhecer de perto todos os cursos do Cesupa. Eu estava bem decidida a fazer Direito, mas depois que conheci o curso de Publicidade confesso que fiquei dividida entre os dois”, contou Diana Nóbrega, de 16 anos, enquanto circulava pela Unidade José Malcher. A participação nas atividades rendiam brindes aos visitantes. Itens da coleção “Cesupa Pará”, assinada pelo designer Elias Leão, foram a recompensa e a lembrança material que os visitantes levaram  do Dia C.

Além da programação científica, o Dia C deste ano contou com diferentes atrações culturais. A integração entre professores e alunos renderam shows das bandas Los Profs e Os Incisivos que animaram o público nas duas Unidades. Para animar ainda mais o clima, o festival recebeu a visita dos Power Rangers, acompanhados do personagem Mário e a princesa do clássico jogo de videogame Super Mário. Diversos brindes foram sorteados ao longo do dia, que também contou com muita comidinha gostosa das foodbikes convidadas para o evento.

Ao saber que o Dia C iria contar com tudo isso, teve gente que não contou distância para participar. O estudante Edmar Veloso, 18 anos, saiu de Bragança só para conhecer de perto o Cesupa. “Estou muito satisfeito de ter vindo. Além de gostar do que estou vendo dos cursos, todo mundo está sendo muito gentil conosco aqui. Os alunos estão esclarecendo as minhas dúvidas de um jeito tão legal que até parece que somos amigos”, contou Edmar, que chegou ao evento sem opções de curso e saiu interessado em Engenharia de Produção e Nutrição.

A forma como o Dia C transcorreu chamou a atenção do estudante Matheus Vieira, de 16 anos, que se surpreendeu com o curso de Odontologia. “Acho que poder conhecer todos esses cursos de uma maneira tão atrativa é o que merece destaque. Estou gostando de tudo. Achei a ideia de festival muito interessante e diferente das outras feiras vocacionais que já fui”, disse Matheus. Para o vice-reitor do Cesupa, Sérgio Mendes o Dia C é o momento em que “o Cesupa sai do papel de visitante das escolas e se torna anfitrião ao receber os alunos do Ensino Médio que muitas vezes não têm contato com os cursos que desejam seguir”.

Simulado – Coordenadores das escolas participantes do Simulado Cesupa 2017 também estiveram no Dia C. Além de visitarem os espaços com atividades, os professores receberam o resultado do Simulado em um breve encontro realizado com o vice-reitor do Cesupa. O momento também foi de anúncio da data de publicação do Edital do Vestibular Cesupa 2018, marcada para quarta-feira (20) no site da Instituição.  


Texto: Thiago Barros e Lali Mareco / Foto: Produtora Escola Nimbus
19 de setembro de 2017





 
  X Fechar
  Seu Nome  
  Seu Email  
  Envia Para  
Comentário