Siga          
Início » Notícias
Notícias

 

Clínica Escola do Cesupa auxilia gestantes com atendimentos de Fisioterapia



40 semanas. Esse é o tempo esperado de uma gestação. Ao longo de todo esse período, o corpo da grávida passa por inúmeras transformações. Dores abdominais, aumento do útero e compressão da bexiga são alguns exemplos das mudanças proporcionadas pela gravidez. É para auxiliar as mulheres a minimizarem o desconforto causado por essas alterações e preparar o corpo para o parto que a Clínica Escola de Fisioterapia do Cesupa oferece atendimentos específicos para as grávidas. 

Os exercícios de fisioterapia aquática e também em solo são realizados pelas gestantes três vezes por semana. As sessões são comandadas por estudantes do último período do curso, com a supervisão de professores. Os estímulos da fisioterapia ajudam a diminuir dores, melhorar a respiração, equilibrar a pressão arterial, além de fortalecer a musculatura. “Muitas vezes elas chegam se queixando de fortes dores. Podemos observar que o acompanhamento realizado aqui proporciona uma melhora significativa das pacientes”, conta a professora Flávia Melo. 

Em seu segundo atendimento na Clínica, Maria de Nazaré Pantoja já vê resultados positivos em sua rotina. “Está sendo ótimo para mim e para o bebê. Já me sinto muito bem fisicamente, não sinto dores e o inchaço das pernas está diminuindo bastante”, conta a mãe de primeira viagem que já está na 21ª semana de gestação e pretende tentar o parto normal. Para Maria, a atenção dada pelos estudantes é um diferencial do atendimento. 

Para os alunos do curso de Fisioterapia, a participação em atividades desse tipo também rende benefícios. É através do atendimento que eles colocam em prática o conteúdo repassado em sala, tendo a oportunidade de lidar com pacientes antes mesmo de concluírem a graduação. “As experiências vividas aqui nos preparam para atuar em diversas áreas. Me sinto realizada por ver como a fisioterapia é importante na vida dessas pessoas e, no caso das grávidas, como auxilia para uma gestação mais tranquila”, revela a estudante Letícia Pereira. 

Engana-se quem pensa que somente as mamães podem participar dos atendimentos. Na espera pelo primeiro filho, Thiago Sá acompanha a esposa Dulce Cunha, que está com 33 semanas de gestação, em todas as sessões realizadas na Clínica de Fisioterapia do Cesupa. “Acho importante ter informações sobre o desenvolvimento da gravidez junto com a mãe. Assim posso entender melhor as dificuldades, entender o que ela sente e ajudar de uma maneira mais eficiente”, conta Thiago.

O compartilhamento de aprendizados é nítido no atendimento das grávidas. Para a estudante Manuella Ferreira, cada encontro com as gestantes resulta em uma nova experiência. “O atendimento de fisioterapia para grávidas não é tão comum no mercado. Isso acaba sendo bom para nós, alunos, porque amplia a nossa capacidade de atuação. Aprendo muito com elas e acho essa experiência enriquecedora. 

Atendimentos - A Clínica Escola de Fisioterapia do Cesupa oferece atendimentos para a comunidade. Gestantes interessadas em participar das atividades devem entrar em contato pelo telefone (91) 3246-3416 (de segunda a sexta-feira das 8h às 18h) e agendar uma visita. A taxa para 10 sessões de fisioterapia para gestantes é de R$ 60. 
A Clínica de Fisioterapia do Cesupa fica localizada na Rua João Balbi, nº 1327, no bairro do Umarizal, em Belém. 

Vestibular - O curso de Fisioterapia conta com a oferta de 100 vagas no Vestibular 2018. 50 vagas são destinadas ao turno matutino, com duração de 9 semestres e 50 vagas para o noturno com duração de 10 semestres. Esta é a primeira vez que o curso abre oferta de vagas para o turno da noite, o que amplia a oportunidade de capacitação para aqueles que desejam conciliar a rotina de trabalho e estudos. 
As inscrições para o Vestibular 2018 do Cesupa podem ser feitas até o dia 10 de novembro, no endereço www.cesupa.br/vestibular. 


Texto: Thiago Barros com supervisão de Lali Mareco / Foto: Thiago Barros
05 de outubro de 2017





 
  X Fechar
  Seu Nome  
  Seu Email  
  Envia Para  
Comentário