Siga          
Início » Notícias
Notícias

 

Jornada de Enfermagem discute a segurança do paciente



Pensar na segurança do paciente dentro do ambiente hospitalar é medida prioritária entre os profissionais da Saúde.  Observando a importância dessa temática, a coordenação do curso de Enfermagem, juntamente com alunos do 2º período, trouxe o assunto como ponto central da XXI Jornada de Enfermagem (JOENF) do Cesupa, que ocorreu em conjunto com a XXIV Mostra de Trabalhos Acadêmicos do curso de Enfermagem nos dias 19 e 20 de Outubro, na Unidade Nazaré. 

O evento trouxe para o debate as principais dúvidas dos estudantes sobre os acidentes comuns nos ambientes hospitalares e qual o papel do enfermeiro na prevenção e combate desse tipo de incidente com os pacientes. “Esse é um tema que tem sido bastante discutido como um método de qualificação da assistência a nível hospitalar e também da atenção básica, ou seja, se expandiu para todos os serviços da saúde. Por isso, achamos fundamental abordar essa temática dentro da jornada”, explica o coordenador-adjunto do curso, Jadson Bandeira. 

Durante os dois dias da XXI JOENF, os estudantes participaram de mesas redondas que abordaram temas como a segurança nos procedimentos cirúrgico, a redução dos riscos de lesões aos pacientes vítimas de quedas e segurança na administração dos medicamentos. Já a Mostra de Trabalhos Acadêmicos contou com a apresentação de pôsteres de alunos do 4º, 5º e 6º período que focaram em pontos da saúde da mulher e da criança, microbiologia e parasitologia.

Para os alunos, o evento oferece oportunidades que fazem a diferença na formação. “Eu ainda tenho uma grande etapa para seguir dentro do curso e participar da jornada é muito enriquecedor, pois temos contato com profissionais que atuam no mercado e nos trazem as experiências vividas por eles. Isso agrega tanto no lado acadêmico e também no profissional”, diz a aluna Bruna Marinho, do 2º período.

A participação expressiva dos alunos chamou a atenção do professor Jadson Bandeira. “Achei bem interessante o envolvimento dos alunos com a temática. Isso permite que eles ampliem o conhecimento para que possam colocar isso na prática durante os estágios e depois na vida como profissionais”, avalia o professor.

Texto: Thiago Barros com supervisão de Lali Mareco / Foto: Thiago Barros
23 de outubro de 2017





 
  X Fechar
  Seu Nome  
  Seu Email  
  Envia Para  
Comentário