Siga          
Início » Notícias
Notícias

 

Estudantes de Fisioterapia e Nutrição participam de ação social



A comunidade do conjunto Júlia Seffer, em Ananindeua, amanheceu com tons de rosa nesta quinta-feira (26).  O motivo foi uma ação social da campanha Outubro Rosa, realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro. Alunos dos cursos de Fisioterapia e Nutrição do Cesupa participaram desse momento de conscientização levando diferentes tipos de atendimento e orientação para as moradoras da área. 

Serviços de avaliação odontológica, vacinação, testagem rápida de HIV, emissão de cartão do SUS, massagens, dicas de maquiagens e palestras educativas foram algumas das possibilidades encontradas pelas mulheres no evento. Os alunos de Fisioterapia fizeram parte da equipe que comandou o atendimento da estação de beleza, que proporcionou tratamentos estéticos como limpeza de pele com argilas, esfoliação facial e drenagem linfática. Essas modalidades fazem parte da fisioterapia dermatofuncional, uma das áreas ministradas no curso.

As orientações dadas durante o tratamento surpreenderam algumas pacientes como a Paula Tourinho. Ela conta que a partir de agora vai ter mais atenção com a pele. “Gostei muito da iniciativa de fazer esses serviços para a comunidade, estou participando de tudo. O que mais chamou a minha atenção foi esse do tratamento na pele, não sabia como era simples e que dá pra fazer em casa”, disse a moradora do bairro.

Todos estavam entusiasmados por participar da ação. “Daqui a pouco estaremos no mercado de trabalho e esse contato com o público, principalmente em uma UBS, é muito importante. Essa ação permite uma aproximação maior com as nossas pacientes, valorizando a importância da mulher e dando o reconhecimento conquistado e merecido por elas. Isso torna a experiência ainda mais incrível”, falou o aluno do 8º período de Fisioterapia, Luan Serrão.

No campo da Nutrição, os estudantes explicaram como a alimentação é uma das principais aliadas para a manutenção de um corpo bonito e saudável. Em uma roda de conversa, os alunos do Cesupa deram exemplos de alimentos que refletem diretamente na pele, unha, cabelos e inchaços pelo corpo. Tudo isso com degustação de produtos ricos em nutrientes.

A estudante do 8º período de Nutrição, Brenda Garreto conta que a participação em eventos como esse tem resultados diretos no bem-estar da população. “Nossa presença aqui é importante porque lidamos com pessoas hipertensas, diabéticas e com outras doenças.  As nossas orientações podem resultar em uma melhora na qualidade de vida delas e isso é essencial para nós como futuro profissionais”, avalia Brenda.

O evento também contou com presença de uma egressa do Cesupa, a fisioterapeuta Isabela Correa Pinho que proferiu uma palestra sobre a saúde sexual das mulheres. “Me sinto extremamente realizada em contribuir com essas ações, pois é uma forma de retribuir tudo que eu aprendi na faculdade, levando informações para as pessoas mais carentes e que muitas vezes não procuram esse tipo de informação”, diz.

Na avaliação da professora do curso, Marineuza Jardim a relação dos alunos com a comunidade é enriquecedora. “Eles cumprem com o papel de entender as necessidades básicas da saúde, e isso é repassado a eles nessa disciplina de Estágio Supervisionado de Fisioterapia em Saúde Coletiva, o que permite esse contato direto com os seus pacientes, sendo uma forma de contribuírem no processo da promoção social”, diz a professora.


Texto: Thiago Barros com supervisão de Lali Mareco / Foto: Thiago Barros
27 de outubro de 2017





 
  X Fechar
  Seu Nome  
  Seu Email  
  Envia Para  
Comentário