Siga          
Início » Notícias
Notícias

 

Feira Universitária de Negócios transforma estudantes em empreendedores



Alunos do curso de Publicidade e Propaganda foram responsáveis pela idealização e venda de produtos durante a feira.

Durante toda a segunda-feira (06), diferentes opções de lanches podiam ser encontradas por quem passasse pela Unidade José Malcher. A variedade tinha um motivo: a realização da 4ª edição da Feira Universitária de Negócios (FUN), atividade prática da disciplina Gestão de Negócios, ministrada no curso de Publicidade e Propaganda. Cerca de 20 estudantes do 6º período do curso foram os responsáveis pela produção e comercialização de todas as delícias disponíveis no evento. 

Idealizada pelo professor Caio Fanha, a FUN tem como proposta a imersão dos alunos em um ambiente de empreendedorismo, fazendo com que eles percebam que também estão aptos a iniciar novos negócios onde podem aplicar os conhecimentos da Publicidade. “Nosso intuito é criar um laboratório, onde eles possam experimentar a vida real de um negócio, mesmo que em uma microesfera, mas que consigam desenvolver técnicas como: escolha do produto, logotipo, preço, divulgação e captação de clientes. Tudo isso sendo vivenciado dentro dessa experiência real que é a feira”, explica o professor.

Os estudantes foram distribuídos em cinco equipes (empresas) que optaram por negócios no ramo da gastronomia e transformaram o hall do Cesupa em uma verdadeira praça de alimentação. A criatividade foi ferramenta fundamental para garantir o êxito das vendas. A empresa “Potim”, por exemplo, ofereceu sobremesas e salgados em potes que com nome de mulheres que representam o empoderamento feminino.

Quem quis comer um hot dog encontrou na “Hot Shot” uma excelente opção. Na “Empatia” várias porções de empadas, simpatia e mimos chamavam a atenção. Influenciado pela linguagem da internet, a empresa “CrePisão” vendia crepes individuais e também na opção de combo para matar qualquer fome. Do mundo do cinema direto para o copo com muita calda de chocolate, a “Movie Shake” refrescou e adoçou o paladar de quem buscava um milk shake. 

“Buscamos por uma inovação para trazermos pra FUN. A ideia era apresentar um produto que ainda não havia sido vendido nas edições anteriores e observamos que o milk shake poderia ser essa novidade. Além disso, é um produto consumido gelado, o que ajuda com nosso clima quente”, explicou o estudante Henry Barros entre uma venda e outra.

Pensar alternativas e sair da zona de conforto, é assim que o professor Caio acredita que a FUN desafia os universitários. “Queremos que eles entendam que o mercado de trabalho tem demandas diferentes do ambiente da sala de aula. É isso fazemos aqui trazendo o mercado para a sala de aula”, observa. 


Texto: Thiago Barros com supervisão de Lali Mareco / Foto: Hélio Souza
07 de novembro de 2017





 
  X Fechar
  Seu Nome  
  Seu Email  
  Envia Para  
Comentário