Siga          
Início » Notícias
Notícias

 

Jornada Jurídica do Cesupa reúne mais de 500 pessoas em três dias de programação



Abordando o tema “Avanços, Ajustes e Retrocessos: discutindo mudanças do pacto democrático”, teve início nesta quarta-feira (08) a XVIII Jornada Jurídica do Cesupa.  A programação oferece mais de 50 atividades na Unidade Alcindo Cacela e segue até a noite desta sexta-feira (10). A Jornada Jurídica do Cesupa é realizada pela coordenação do curso de Direito em parceria com o Centro Acadêmico de Direito Otávio Mendonça (Cadom) e com a Associação Atlética de Direito Jurisparta. 

Na avaliação da coordenadora do curso de Direito, Loiane Verbicaro, o tema da Jornada Jurídica este ano se impôs para que todos possam discutir em um espaço livre e democrático. Durante a abertura do evento, Loiane lembrou que a XVIII Jornada tem um significado especial, pois ocorre em um ano de boas notícias para o curso, como a conquista do conceito 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
 
Programação - Neste ano a Jornada Jurídica reúne cerca de 550 inscritos. Os participantes podem optar por diferentes atividades durante todos os dias de evento. Entre os assuntos discutidos estão os desafios da regulamentação da Lei Kandir; gênero e classe na questão criminal; formas consensuais de resolver conflitos; imunidades e diplomacia na resolução de conflitos internacionais e outros tópicos relevantes no atual cenário brasileiro. 

Já na noite de abertura a jornada mostrou a relevância dos tópicos de sua programação com as palestras “Teoria dos Jogos e o (não) Processo Penal”, ministrada pelo Prof. Dr. Ticiano Figueiredo e “Reforma Trabalhista e a (des) construção de direitos”, proferida pela Profª Dra Suzy Koury. Ticiano, que é advogado criminalista, expôs ao público suas análises sobre o cotidiano do profissional imerso ao processo penal e seu ambiente. Já a desembargadora Suzy Koury dividiu com os participantes o seu ponto de vista sobre a reforma trabalhista que entrará em vigor neste sábado no país. 

Repetindo o sucesso da última edição, neste ano houve uma nova chamada de artigos. Estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes Instituições de Ensino Superior puderam participar da chamada. 119 trabalhos foram aprovados pela comissão julgadora do evento e integram a programação da jornada. “A realização da chamada dentro das atividades da Jornada Jurídica estimula e fortifica a produção acadêmica”, observa a professora Loiane Verbicaro. 

Representante da Reitoria na abertura do evento a coordenadora de Graduação do Cesupa, Elza Dantas, reforçou a importância da Jornada Jurídica para o cenário local. “Acreditamos que eventos como esse podem apontar novas identidades. A Jornada Jurídica do Cesupa já não está mais fincada somente na graduação, hoje já é uma jornada ampla que promove um intercâmbio formativo sem precedentes”, observa Elza. 

A programação completa da XVIII Jornada Jurídica do Cesupa pode ser consultada aqui.

Texto e foto: Lali Mareco
09 de novembro de 2017





 
  X Fechar
  Seu Nome  
  Seu Email  
  Envia Para  
Comentário