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Alunos de Nutrição destacam os sabores da Amazônia em Feira de Alimentos



A riqueza nutricional e de sabores derivados dos alimentos da Amazônia ganharam um toque ainda mais especial durante a 11ª edição da Feira de Ciência e Tecnologia de Alimentos, realizada nos dias 21 e 22 de novembro na Unidade Nazaré. Desenvolvida desde 2016 pelo curso de Nutrição, a feira é uma oportunidade dos estudantes aprofundarem o conhecimento em algumas técnicas, além ser um espaço para dar visibilidade aos produtos criados por eles. 

Com o tema “Alimentação é um assunto sério”, a feira deste ano contou com a realização de quatro oficinas durante o primeiro dia de evento. Ao todo, 80 vagas foram disponibilizadas ao público. Estudantes e profissionais puderam se inscrever e aprender um pouco mais sobre o processo de elaboração de geleias de frutas, sorvetes, saladas em pote, além de panificação e confeitaria funcional. 

Já o segundo dia da Feira de Ciência e Tecnologia de Alimentos foi voltado para a exposição e degustação dos produtos elaborados pelos estudantes do curso com a orientação dos professores. Os visitantes encontraram itens como hambúrguer de frango com Castanha do Pará, iogurte saborizado de Capim Santo, linguiça de peixe, maionese de pupunha e mais 15 opções de produtos preparados com ingredientes regionais. 

“A feira é um momento enriquecedor para os alunos. Eles ficam muito empolgados mostrar aquilo que aprenderam e esse acaba sendo um espaço de troca mútua de experiências”, conta a professora Ciléa Ozela. O evento não só conquista os visitantes pelas diferentes opções, mas conscientiza o público interno e externo sobre as propriedades nutricionais dos alimentos e a valorização de matérias-primas regionais. 

Inovação – Neste ano, além de preparar os produtos apresentados na feira, os estudantes também precisaram pensar no conceito que acompanharia a ideia daquele produto caso ele já estivesse no mercado para consumo. Para isso o evento contou com a parceria do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo Junior (NIEJ) que aproximou professores dos cursos de Publicidade e Propaganda e Administração para orientar os estudantes de Nutrição. 

“O NIEJ funcionou com uma ponte de oportunidades para que os alunos, como futuros profissionais, desenvolvessem habilidades de empreendedores e enxergassem os produtos de outra maneira. Assim eles pensaram nos layouts das embalagens, noções de marca, formas de comercialização e marketing”, explica a coordenadora do NIEJ, Fransuze Oliveira.

Para a estudante Tainá Pinho a feira foi um momento de mergulhar a cabeça em novas ideias deixar a criatividade fluir. “Para estarmos aqui fizemos muitas pesquisas, buscamos mais informações e juntamos isso ao que já aprendemos até agora em sala e nas aulas práticas. Participar da feira nos torna mais capazes de mostrar que a Nutrição vai além do consultório clínico que ela deve ser vivenciada na prática”, diz Tainá.


Texto: Thiago Barros com supervisão de Lali Mareco / Foto: Thiago Barros
22 de novembro de 2017





 
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