Siga          
Início » Notícias
Notícias

 

Secretário de Educação Superior participa de rodada de diálogos no Cesupa



O vice-reitor do Cesupa, Sérgio Mender e o secretário de Educação Superior, Paulo Barone.

O secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Paulo Barone, esteve no Cesupa na manhã desta quinta-feira (23), para uma rodada de diálogos com professores e gestores da Instituição. Na oportunidade, seis professores apresentaram relatos de atividades que envolvem práticas inovadoras e que são utilizadas na formação dos universitários. O encontro, realizado no auditório da Unidade Alcindo Cacela, foi uma oportunidade dos participantes debaterem o cenário da graduação com o titular da Secretaria de Educação Superior (Sesu). 

Cumprindo agenda oficial em Belém, Paulo Barone foi convidado pelo vice-reitor do Cesupa, Sérgio Mendes, a visitar novamente a Instituição. “Podemos dizer que hoje teremos uma reunião de trabalho com um convidado da casa, uma vez que o Barone já esteve em visita ao Cesupa outras vezes”, disse o vice-reitor ao início do encontro. Para Sérgio Mendes, a visita do secretário é uma oportunidade de reflexão sobre a maneira como todos vivenciam a educação. 

Experiência – Em formato de pitch, professores dos cursos de Administração, Publicidade e Propaganda, Fisioterapia, Ciência da Computação e do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo Júnior (NIEJ) apresentaram exemplos de atividades em que os estudantes ganham o papel de protagonistas, deixando de lado os limites dos modelos tradicionais das aulas teóricas para absorção do conhecimento. 

As experiências de gamificação e da Feira Universitária de Negócios (FUN) foram apresentadas pelo curso de Administração. A atividade interdisciplinar e a atuação dos estudantes na Agência Escola Storm e na Produtora Escola Nimbus foram os destaques do curso de Publicidade e Propaganda. Já o curso de Fisioterapia abordou as ferramentas e metodologias que diferenciais da graduação ofertada pelo Cesupa. O curso de Ciência da Computação apresentou os diversos projetos desenvolvidos pelo Grupo de Tecnologia Assistiva (GETA) e o sucesso do TEDxCesupa. Por fim, o NIEJ citou o envolvimento de 400 estudantes de diferentes cursos como protagonistas nos projetos que atendem as comunidades locais. 

Ao fim das apresentações, o representante do MEC teceu considerações sobre o trabalho desenvolvido no Cesupa. Para ele as experiências oportunizadas pelo Centro Universitário são consideradas diferentes e por isso ganham sentido no universo da Ensino Superior. “As impressões sobre o Cesupa se tornam cada vez mais nítidas e cada vez mais intensas”, afirmou Barone. 

A utilização de metodologias ativas na graduação é, para o secretário, aquilo que carrega o caráter identitário da Instituição de Ensino Superior. “Todos os consultores em Educação no Brasil estão falando em metodologias ativas. Isso mostra o quão relevante o assunto tem se tornado”, disse. 

Texto e foto: Lali Mareco
23 de novembro de 2017





 
  X Fechar
  Seu Nome  
  Seu Email  
  Envia Para  
Comentário