Siga          
Início » Notícias
Notícias

 

Alunos de Publicidade e Propaganda simulam campanha eleitoral 



O clima de eleições tomou conta do Seminário Interdisciplinar do 6º período do curso de Publicidade e Propaganda nesta terça-feira (28).  O desafio de elaborar todos os passos de uma campanha à Prefeitura de Belém foi proposto na disciplina de Marketing Político e Eleitoral. A tarefa envolveu os estudantes nas diferentes fases de planejamento durante várias semanas. 

Divididos em quatro equipes, os estudantes fundaram os partidos que disputariam a eleição: o Partido Democrático dos Estudantes (PDE); o Partido Pró-Cidadania (PPC); o Partido Voz do Jovem (PVJ) e o Partido Social democrático Liberal (PSDL).  Cada partido escolheu um candidato que representaria as ideias e disputaria os votos. 

A partir daí os estudantes precisaram criar a identidade visual da campanha e tiveram que defender os motivos que os levaram a escolher a paleta de cores, fontes, slogans a forma como trabalhariam os materiais de publicidade. Para angariar votos, os partidos criaram cartazes, santinhos, adesivos, bandeiras, jingles e vídeos, tudo como em uma campanha real. 

“Foi enriquecedor para os alunos apurar esse olhar de construção de uma campanha política com suporte de informação, entendendo que aquilo que fazemos e o que comunicamos interfere na vida das pessoas. Na minha opinião, esse é o maior ganho”, analisa a professora da disciplina, Thatianne Sousa. 

Todos os partidos escolheram mulheres para representar suas legendas. As personalidades das candidatas foram pontos fortes das estratégias de marketing que levaram em consideração pesquisas de opinião feitas com estudantes de outros cursos e potenciais eleitores.

Na hora da apresentação de propostas não faltaram temas reais. Saúde mental, educação, cuidado com animais, meio ambiente, cultura e até mesmo as obras do BRT foram pautadas. “É fácil dizer que não gosta de política, mas não buscar exercer o papel de cidadão. Hoje passamos por um processo difícil na política e precisamos trazer esse debate para dentro da sala”, avalia a estudante Gabriela Martins, candidata do PSDL.
 
Após votação e apuração foi revelada a ganhadora da eleição. Com o slogan “Pode entrar Liliane”, a estudante Liliane Pantoja explorou um lado de juventude com atitude para dar força a sua campanha e comemorou o resultado. “Fico extremamente feliz de ver que as pessoas gostaram do nosso trabalho e perceberam que a diferença não era só a campanha, mas todas as estratégias que utilizamos” conta a candidata eleita. 

Texto: Thiago Barros com supervisão de Lali Mareco / Foto: Hélio Souza
29 de novembro de 2017





 
  X Fechar
  Seu Nome  
  Seu Email  
  Envia Para  
Comentário