Siga          
Início » Notícias
Notícias

 

Primeira turma do MPCO inicia apresentações de dissertações



Nesta quarta-feira (07), o Mestrado Profissional em Clínica Odontológica do Cesupa (MPCO/Cesupa) deu início ao cronograma de apresentações das dissertações de sua primeira turma. Ao todo serão apresentados os resultados de sete pesquisas desenvolvidas dentro do âmbito do MPCO envolvendo diferentes áreas da Odontologia. Iniciado em 2016, o Mestrado Profissional em Clínica Odontológica do Cesupa forma profissionais para atuar em diversas áreas não se limitando à docência ou pesquisa científica.  

O primeiro trabalho apresentado recebeu o título “Prevalência e perfil de resistência dos principais agentes microbianos bucais associados a pneumonia nosocomial de um hospital público do Estado do Pará entre 2014 e 2017” e foi considerado pelos professores uma pesquisa de grande relevância. Desenvolvida pela mestranda Andreia Araújo, a dissertação buscou identificar o principal agente infeccioso responsável por provocar o quadro de pneumonia nosocomial nos pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital em questão. 

Na visão do professor Drº Aluísio Celestino Júnior, orientador de Andreia para a realização da dissertação, a pesquisa realizada pela mestranda pode, entre outros aspectos, reforçar a importância da presença de um profissional dentista na equipe multiprofissional das UTIs. “A presença deste profissional na Unidade de Terapia Intensiva é impactante para a condição de vida do paciente. Infecções nesses ambientes são simples de ocorrer e o trabalho da Andreia aponta para cuidados gerais que podem evitar determinados desdobramentos”, avalia o professor.

Marco – A finalização das atividades da primeira turma do MPCO/Cesupa é tida como um momento histórico para a coordenadora do programa, professora Drª Patrícia Rodrigues. “Vivemos esse momento no ano em que o curso de Odontologia do Cesupa completa 20 anos. Já consolidamos a pós-graduação lato sensu e o strictu sensu veio sendo construído paralelemente, como um projeto institucional com qualificação docente e subsídios para a iniciação científica ao longo desses anos”, avalia Patrícia.

A expectativa da coordenadora é que o resultado dos trabalhos da turma pioneira possam nortear as atividades dos profissionais da Odontologia em diferentes áreas. “A exemplo do trabalho da Andreia, podemos ver que as pesquisas desenvolvidas são de aplicação direta e a proposta do programa é exatamente essa”, diz. 

07 de fevereiro de 2018





 
  X Fechar
  Seu Nome  
  Seu Email  
  Envia Para  
Comentário