Siga          
Início » Notícias
Notícias

 

Cesupa realiza V Jornada de Iniciação Científica e Extensão



Coordenadores das Unidades de Ensino e Serviço explicaram sobre o funcionamento e o atendimento realizado nos espaços

Estudantes do Cesupa conheceram nesta quarta (11), detalhes sobre as atividades desenvolvidas nas Unidades de Ensino e Serviço da Instituição e também as iniciativas de produção de conhecimento científico, durante a V Jornada de Iniciação Científica e Extensão, realizada no auditório da Unidade José Malcher. A abertura do evento foi realizada pela pró-reitora de Graduação e Extensão, Sílvia Mendes Pessôa.

Durante a Jornada, os coordenadores das Unidades de Ensino e Serviço falaram sobre o papel de cada unidade e a importância que eles representam na formação dos alunos de cada curso e, em alguns casos, como eles são fundamentais para o atendimento da comunidade.  Um exemplo é o atendimento realizado no Laboratório de Análises Clínicas do Cesupa (LAC), que realiza mais de 200 tipos de exames laboratoriais a baixo custo e, de acordo com o coordenador do curso de Farmácia, Jefferson Ferraz, realizou mais de 60 mil exames no ano passado. 

“Muitas vezes o aluno fica preso apenas na teoria da disciplina e poder viver a prática é bem diferente. Ter a chance de, ainda no curso, lidar com pessoas que se tornam nossos pacientes é bem desafiador”, observa Catarina Matos, caloura do curso de Nutrição. Ela acredita que a exposição sobre as Unidades de Ensino e Serviço ajudou os estudantes a conhecerem as possibilidades existentes em outros cursos e que também podem ser importantes para a construção de projetos.  

Na parte reservada para a exposição científica, mais de 30 projetos foram apresentados durante toda a manhã. José Airton, estudante de Direito, apresentou o relato da pesquisa “Redes sociais e internet: a solução de projeção política dos partidos pequenos nas propagandas televisivas ou um novo viés de espetacularização e satirização do discurso político?”. Ele ressalta a importância desta oportunidade para a sua formação acadêmica “Me sinto extremamente realizado pelo Cesupa disponibilizar esta oportunidade de dividir o meu trabalho com outras pessoas. Quero levar esta pesquisa adiante para um mestrado e futuramente me tornar professor”, conta o estudante.

Além disso, professores fizeram o relato de cinco experiências em que a Iniciação Científica e a Extensão apresentaram resultados positivos nos cursos de Engenharia de Produção, Odontologia, Fisioterapia e Ciência da Computação, além do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo Júnior (Niej). De acordo com a pró-reitora Sílvia Mendes Pessôa todas as apresentações convergiam para o principal objetivo da jornada que é dar visibilidade ao resultado das pesquisas. “Com isso esperamos estimular, cada vez, mais estudos nas áreas. Tudo isso envolvendo alunos de diferentes cursos na realização de atividades práticas, para que eles desenvolvam projetos em conjunto”, explica a pró-reitora.

12 de abril 2018





 
  X Fechar
  Seu Nome  
  Seu Email  
  Envia Para  
Comentário