Siga            
Início » Notícias
Notícias

 

Evento do GPE amplia conhecimentos de pesquisa científica experimental



Com objetivo de ampliar e fomentar a participação de estudantes no campo das pesquisas experimentais, teve início nesta sexta-feira (13), a III Semana da Pesquisa Científica. O evento é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Experimental (GPE) do Cesupa, que é ligado ao curso de Medicina. A programação ocorre na Unidade Almirante Barroso e, além desta sexta-feira, realizará atividades nos dias 14 e 28 deste mês.  50 estudantes de diferentes períodos participam do evento, que é pré-requisito para o Processo Seletivo de novos integrantes do GPE.

A terceira edição do evento promovido pelo GPE conta com cinco atividades. Currículo Lattes, nós, diérese, vídeo cirurgia, pesquisa em Base de Dados e suturas são os temas abordados na programação que busca proporcionar o enriquecimento teórico dos participantes com o apoio de atividades práticas. Durante todas as atividades da III Semana da Pesquisa Científica, os estudantes vão aplicar os conhecimentos de forma real, seja em computadores ou modelos de experimentos.

Emanuele Rodrigues, coordenadora discente do GPE, acredita que proporcionar as atividades práticas durante o evento seja um diferencial. “Isso possibilita que o estudante encerre a semana com um domínio maior daquela técnica, além de contar como uma espécie de estágio probatório para os novos integrantes do grupo”, explica a coordenadora. Emanuele conta que uma das metas do grupo é ampliar a oferta de oportunidades para os estudantes levando o conhecimento da pesquisa científica experimental e dos conceitos básicos que a norteiam.

Hoje o GPE conta com cerca de 15 estagiários, dois coordenadores docentes, dois coordenadores discentes e três professores colaboradores. O Processo Seletivo, com prova marcada para o mês de maio, conta com seis vagas para novos integrantes.  A oportunidade ingressar no GPE é aberta para estudantes que estejam do 1º ao 8º período do curso de Medicina do Cesupa. 

Com mais de quatro artigos já publicados e três apresentados em congressos de Cirurgia Experimental, o GPE tem atualmente três trabalhos submetidos para análise. Além realizar suas próprias pesquisas, o Biotério do grupo também recebe e dá suporte a pesquisadores de instituições como a Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade do Estado do Pará (Uepa). 

13 de abril de 2018





 
  X Fechar
  Seu Nome  
  Seu Email  
  Envia Para  
Comentário