Siga          
Início » Notícias
Notícias

 

Fórum de Ensino Superior e Pesquisa celebra cooperação com a BioTec-Amazônia



Dirigentes de diversas instituições paraenses participaram da reunião do Fórum das Instituições de Educação Superior e Pesquisa do Pará, ocorrida na Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, nesta segunda-feira, 07. A reunião teve como objetivo discutir ações no âmbito do Fórum, que busca soluções conjuntas para o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação na região. O Fórum conta, atualmente, com a participação de 11 instituições públicas e privadas.

A reunião foi conduzida pelo Presidente  em exercício do Fórum, Professor Sérgio Mendes, Vice-Reitor do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa). Participaram do encontro o Reitor da Ufra, Professor Marcel Botelho; o Reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Professor Emmanuel Tourinho; o Reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Professor Rubens Cardoso; o Presidente da BioTec-Amazônia, Professor José Seixas Lourenço; o Chefe-Geral da Embrapa Amazônia Oriental, Adriano Venturieri; a Vice-Reitora da Universidade da Amazônia (Unama), Professora Betânia Fidalgo; e representantes do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), do Instituto Federal do Pará (IFPA) e do Instituto Evandro Chagas (IEC).

Uma das principais pautas da reunião foi a apresentação oficial do trabalho da BioTec-Amazônia, organização social selecionada pelo Governo do Pará para gerir as políticas no âmbito de pesquisa e desenvolvimento de cadeias produtivas da biodiversidade paraense. Na ocasião, houve a assinatura de termos de cooperação técnica entre a organização e a UFOPA, a Uepa e a Unama. No último dia 11 de abril, já haviam assinado termos de cooperação técnica a Ufra, a Embrapa e o Cesupa.

Com isso, as instituições envolvidas estabelecem parcerias para a viabilização de cooperação técnico-científica visando ao desenvolvimento de atividades de interesse comum das instituições e a execução de projetos, estudos e pesquisas, com foco nas áreas de biodiversidade, biotecnologia e bionegócios. Durante a reunião, o Reitor da Ufra, Professor Marcel Botelho, destacou a necessidade do trabalho em rede e falou sobre as perspectivas quanto às ações estratégicas das instituições.

Após a apresentação da BioTec, os gestores fizeram apresentações sobre o trabalho desenvolvido pelas instituições. Os participantes também aprovaram o novo logotipo do Fórum, proposto por profissionais da Assessoria de Comunicação da Uepa.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação da Ufra
09 de maio de 2018





 
  X Fechar
  Seu Nome  
  Seu Email  
  Envia Para  
Comentário