Siga          
Início » Notícias
Notícias

 

Festival que discute ciência de forma descontraída é realizado pela 1ª vez em Belém



Apresentar projetos, dividir experiências e principalmente aproximar a comunidade do trabalho desenvolvido no ramo da pesquisa científica. Esses são os objetivos do festival Pint of Science, que será realizado pela primeira vez em Belém. O evento, de origem inglesa, terá a sua versão belenense nos dias 14, 15 e 16 de maio, abordando temas de pesquisas realizadas nas áreas de Oceanografia, Psicologia, Geologia, Geofísica, Biologia, Artes Visuais e Computação. 

Criado em 2013 com a intenção de tirar os pesquisadores da universidade e levá-los para ambientes em que pudessem interagir com outras pessoas, o Pint of Science é realizado em locais descontraídos, como bares, restaurantes e cafés. A proposta é que os cientistas esclareçam dúvidas e apresentem as últimas descobertas em suas áreas de conhecimento e também em outras que possam ser de interesse comum dos participantes.
 
A troca de ideia entre o público participante e os cientistas flui de maneira informal, como são as conversas realizadas nos ambientes que recebem o evento. Para participar não é preciso realizar inscrição ou pagar taxa, basta comparecer no local e horário marcados. Por se tratarem de ambientes em que há venda de comidas e bebidas, os participantes pagam somente o consumo que realizarem nos estabelecimentos. 

“Este será um grande evento para a comunidade científica de Belém poder divulgar seu trabalho para o público em geral, sejam leigos ou mesmo pesquisadores separados por laços institucionais. O público interessado em ciência poderá se cercar com pesquisadores locais, e perceber que ciência também está sendo feita próxima a ele. Um evento de escala global, como o Pint of Science, nos propicia uma escala de divulgação como poucas vezes temos a oportunidade”, diz Fábio Ferreira, professor do Cesupa e coordenador do evento no município.

Entre os temas apresentados na versão Belém do Pint of Science, estão Navegação nos Rios Pará e Tocantins, Macacos e Aprendizado, O Sol a Terra e Clima Espacial, Projetos Experimentais e Arte na Amazônia, Inteligência Computacional e Imunologia das Vacinas. Outros destaques da primeira edição na cidade são a presença dos pesquisadores Dra. Ana Letícia de Moraes Nunes, Dr. Roberto Vizeu Lima Pinheiro e Dra. Claudia Leão, referências nas áreas de Psicologia, Geologia e Artes Visuais, além de uma Mesa Redonda sobre A Divulgação Científica e o Trabalho do Cientista.

De Norte a Sul do Brasil – Neste ano, 21 países promoverão o evento de forma simultânea. No Brasil, onde o festival foi realizado pela 1ª vez em 2015, na cidade de São Carlos, o Pint of Science ocorrerá em 56 municípios distribuídos pelas cinco regiões. A expectativa é de que 50 mil pessoas compareçam aos bate-papos. A programação completa do Pint of Science Belém pode ser conferida no endereço http://pintofscience.com.br/

Serviço: 
Pint Of Science Belém
Data: 14, 15 e 16 de maio
Locais: Let's - Bike Café (Av. Alcindo Cacela, nº 1265) e Na Figueredo (Av. Gentil Bitencourt, nº 449)
Horário: 19h30 às 21h

09 de maio de 2018





 
  X Fechar
  Seu Nome  
  Seu Email  
  Envia Para  
Comentário