Siga          
Início » Notícias
Notícias

 

Cesupa sedia o I Congresso Consumo e Cidadania



O curso de Direito do Cesupa realizou nos dias 09 e 10 de maio o I Congresso Consumo e Cidadania, no auditório da Unidade Alcindo Cacela II. Com o tema “Desventuras do consumidor hipermoderno”, o evento foi promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Consumo e Cidadania em parceria com a Clínica de Prevenção e Combate ao Superendividamento.

O congresso tratou sobre problemas em relação ao consumo com enfoque jurídico e sociológico, debatendo sobre as principais questões envolvendo a vulnerabilidade do consumidor e suas possibilidades de proteção. A primeira palestra teve como tema “Consumo compulsivo e superendividamento”, assunto abordado pelos professores do Cesupa, Felipe Guimarães e Dennis Verbicaro e da professora convidada Ana Paula Fernandes, da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O evento teve como público alunos de diversas faculdades e profissionais da área.

Na parte da programação reservada para exposição de trabalhos, foram apresentados mais de 20 resumos durante os dois dias do evento. Diferentes abordagens envolvendo o Direito do Consumidor foram levantadas nos trabalhos, como “O Mercado virtual e a vulnerabilidade do consumidor”, “O Superendividamento transverso da pessoa com deficiência”, “Metalinguagem no mercado de consumo: A mercadoria que fala sobre o mercado”, entre outros que foram avaliados também pelo professor convidado Marcos Catalan, da Universidade La Salle do Rio Grande do Sul.

Para Ana Paula Martins, uma das organizadoras do congresso, o evento marca o aprofundamento das pesquisas científicas em Direito do Consumidor.  “Atualmente no Pará ainda não tínhamos uma iniciativa nesse sentido, com o evento e discussões constantes sobre o tema, estamos incentivando cada vez mais a produção de conteúdos acadêmicos de qualidade na área”, afirma a estudante. 

11 de maio de 2018





 
  X Fechar
  Seu Nome  
  Seu Email  
  Envia Para  
Comentário