Siga          
Início » Notícias
Notícias

 

Estudantes apresentam resultados de pesquisa de mercado para empresários do Conjove



Na última sexta-feira (08), alunos do 7º período do curso de Administração apresentaram os resultados de duas pesquisas de mercado a um grupo de representantes do Conselho de Jovens Empresários do Pará (Conjove-PA). A atividade é fruto de uma aproximação com empresários locais, iniciada em abril pela Argo - Escola de Negócios, Tecnologia e Inovação do Cesupa, e que tem como objetivo o desenvolvimento de projetos que envolvam os estudantes, proporcionando novas vivências durante a graduação.

Foi dentro da disciplina “Pesquisa de Mercado” que os estudantes realizaram as análises sobre o cenário do e-commerce e também do ramo de materiais de construção na cidade de Belém. Para isso, divididos em grupos, os estudantes realizaram pesquisas de maneira on-line e também presencial.  Os ramos de atuação estudados foram indicados pelo próprio Conjove-PA, visando um aprofundamento do cenário vivenciado por essas categorias no momento atual da economia.

Para a análise dos dois cenários os estudantes utilizaram um amplo questionário. Nas perguntas elaboradas pelos universitários, com o apoio de professores e sugestões dos empresários, itens como sensação de segurança, preferência de compra e de pagamento, entre outros, foram elencados. Foi a partir das diferentes respostas dadas pelos entrevistados que os alunos do curso de Administração puderam compreender melhor a necessidade e a disposição de compra dos consumidores que poderão auxiliar os empresários dos ramos a intensificarem as vendas e a relação com os consumidores. 

Entusiasmada com o resultado do trabalho, a estudante Talissa Rodrigues agradeceu aos empresários pela oportunidade de aprendizado. Segundo a universitária, esse tipo de prática proporciona uma visão mais ampla daquilo que os futuros administradores encontrarão como desafios na vida profissional. “Em propostas como essa eu consigo ter uma percepção muito maio de como as disciplinas que estudamos se interligam. A gente percebe claramente a importância do conhecimento de uma disciplina e como ela é executada em diferentes processos”, avaliou Talissa. 

Os resultados das pesquisas superaram as expectativas dos empresários presentes na apresentação. Paulo Afonso Titan, proprietário de uma marca de roupas e que atua no mercado e-commerce, acredita que os dados revelados pelas análises feitas pelos estudantes pode gerar ganhos aos empresários que olharem a pesquisa de modo atencioso. “Acredito que o trabalho de forma integrada entre a academia e o mercado pode dar um novo olhar para o empresariado”, afirmou Paulo. 

Responsável pela condução da atividade, o professor Felipe Araújo reforça a importância de inserir situações práticas ao cotidiano dos futuros administradores. “Essa disciplina é muito aplicada, vimos a oportunidade de realizar uma pesquisa efetiva e sugerimos isso ao Conjove”, detalha o professor. Para Felipe, a entrega de um trabalho executado de forma 100% prática, que terá utilidade para os empresários, incentiva os estudantes, resultando em um interesse maior de buscar mais conhecimento e conhecer novas ferramentas.

11 de junho de 2018





 
  X Fechar
  Seu Nome  
  Seu Email  
  Envia Para  
Comentário