Siga            
Início » Notícias
Notícias

 

Professores da Universidade do Minho ministram treinamento em PBL no Cesupa



Nesta semana o Cesupa recebeu dois professores da Universidade do Minho (UMinho), Portugal,  para a realização do Workshop em Aprendizagem baseada em Projetos Interdisciplinares. O treinamento reuniu mais de 50 professores dos cursos de graduação na Unidade Alcindo Cacela I, sede da Escola de Negócios, Tecnologia e Inovação do Cesupa – Argo, durante os dias 29, 30 e 31 de agosto.  O workshop faz parte das ações de formação dos professores do Cesupa em métodos inovadores de aprendizagem. 

Ministrado pelos professores Diana Mesquita e Rui Lima, o workshop abordou os conceitos e técnicas da utilização da Aprendizagem Baseada em Projetos de maneira prática. Durante os três dias de treinamento, os participantes foram convidados a propor soluções para problemas reais, realizar atividades de interação e elaborar uma proposta de projeto de aprendizagem seguindo o modelo PBL. 

Inserir os professores universitários no ambiente das metodologias ativas é uma necessidade urgente na avaliação da doutora em Ciência da Educação, Diana Mesquita. “Ser professor no Ensino Superior é cada vez mais desafiador no sentido de criar um diferencial na formação dos alunos. Dessa forma, a evolução está na forma de olhar o processo de ensino-aprendizagem. O que nós fazemos em sala de aula tem um impacto muito poderoso no aluno, então é necessário proporcionar uma experiência que ele nunca mais esqueça”, explica Diana. 

Inovação - Alinhado com o propósito de sua missão institucional, o Cesupa tem investido e buscado parcerias que ampliem a atuação inovadora e a realização deste workshop para os seus professores é um exemplo disso. Iniciativas como essa têm sido fortalecidas desde 2016, quando a Instituição passou a integrar o Consórcio Sthem Brasil e, a partir daí, formou uma rede de aprendizagem ativa que é formada por professores multiplicadores. 

Para a diretora da Argo, Gisele Abrahim a presença dos professores da UMinho reforça o movimento feito pelo Cesupa de constante aperfeiçoamento. “Ter esses professores, que contam com mais de 500 horas de formação em instituições mundo afora, aqui conosco é um momento muito significativo. A partir desse encontro, dessa formação e de renovação de mindset, validamos que já temos feito muitas coisas pelos caminhos que eles têm indicado durante essa formação, contudo há a clareza de que ainda podemos aprender”, observa Gisele.

A participação dos professores no workshop foi voluntária. Na avaliação da diretora da Argo, a presença de representantes de todos os cursos do Cesupa, incluindo os lançados recentemente, reforça o sentimento de que o projeto inovador é institucional.  

Currículo -  Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Minho, Diana Mesquita atua na formação de professores em diferentes níveis de ensino e desde 2010 realiza workshops de formação e desenvolvimento profissional docente. 

Rui Lima é professor associado do Departamento de Produção e Sistemas, Escola de Engenharia da Universidade do Minho. Ele é um dos coordenadores do “International Symposium on Project Approaches in Engineering Education” (PAEE) desde 2009 e atualmente é coordenador do comité de direção da rede Active Learning in Engineering Education - ALE network

31 de agosto de 2018





 
  X Fechar
  Seu Nome  
  Seu Email  
  Envia Para  
Comentário