Notícias

Núcleo de Iniciação Científica na área médica inicia atividades



Coordenadores do NICE e alunos que participaram da primeira atividade de ICMed.

Nesta semana, estudantes do curso de Medicina do Cesupa participaram da primeira atividade do Núcleo de Iniciação Científica e Extensão (NICE). Criado em 2018, o NICE é voltado para o desenvolvimento de atividades acadêmicas e interdisciplinares que incentivem a prática de atividades de iniciação científica e extensão por parte dos alunos do curso. 

Marcando o início de seu funcionamento, o NICE envolveu estudantes do segundo ao quarto período do curso de Medicina na realização da atividade chamada Iniciação Científica Médica (ICMed).  O objetivo é capacitar os estudantes a desenvolverem pesquisas observacionais que irão auxiliar em atividades científicas no decorrer do curso. A expectativa é de que os alunos aprimorem habilidades, competências e atitudes que contribuam positivamente na organização e desenvolvimento de pesquisas.

O NICE é coordenado pelos professores doutores Cláudio Teixeira, Fabíola Mendes e Walther Carvalho. A participação dos estudantes no núcleo não é obrigatória, mas já surpreende pelo alto volume de adesão, que já na primeira atividade envolveu mais de 150 alunos do curso.  “O projeto faz com que o Cesupa contribua para a produção do conhecimento científico na área médica, uma vez que trabalha com dados relacionados a várias especialidades a partir dos atendimentos realizados no Centro de Especialidades Médicas do Cesupa (CEMEC) ”, explica a professora Fabíola.

Texto: Lali Mareco | Foto: Arquivo pessoal
22  de fevereiro de 2019