Notícias

Projeto de extensão foca na saúde bucal de crianças do Guamá



Estudantes utilizam atividades lúdicas para ensinar sobre saúde bucal

Focado na educação sobre saúde bucal para crianças, o Projeto Oásis Infantil tem envolvido alunos do curso de graduação em Odontologia e do Mestrado Profissional em Clínica Odontológica do Cesupa em ações com alunos da comunidade Santa Isabel da Hungria, no bairro do Guamá. Iniciado em 2016, o projeto de extensão tem como aliado o uso de jogos, pinturas, brincadeiras e palestras com pais e professores para despertar nas crianças sobre a consciência sobre higiene bucal. 

Em sua última ação, realizada neste mês, o Projeto Oásis Infantil envolveu mais de 60 crianças da comunidade. A experiência fora dos ambientes do Centro Universitário dá uma outra perspectiva sobre a atuação do cirurgião-dentista, é o que revela Sabrina Kato, aluna do 3º período do curso de graduação. ““É incrível saber que tudo que eu aprendi pode ser usado onde eu estiver. Colocar em prática meus conhecimentos para ajudar o próximo e saber que aquilo vai mudar a vida daquelas crianças é, sem dúvidas, a melhor sensação de todas”, conta a universitária.

O coordenador do Oásis Infantil, professor Aluísio Celestino explica que a ideia de criar o projeto surgiu a convite da própria comunidade. “Percebemos o potencial de transformar aquele momento isolado em algo com continuidade”, diz o professor que sinaliza a atividade como uma importante ferramenta na prevenção de agravos a saúde bucal. 

Atualmente o projeto conta com a participação das alunas Sabrina Kato, Williany Alvares e Rebeca Medeiros, que estão no curso de graduação, além de Nicole Pantoja, que é aluna do mestrado. O Cesupa vem desenvolvendo trabalhos em saúde bucal com a comunidade, através de projetos de extensão, como o projeto Oásis Infantil. Projetos assim se tornam ambientes favoráveis uma troca preciosa de conhecimentos para alunos e professores.

Texto: Brenda Menezes com supervisão de Lali Mareco | Foto: Arquivo pessoal
20 de março de 2019