Notícias

Residência Multiprofissional certifica concluintes da primeira turma



15 concluintes da 1º turma do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Cesupa participaram na tarde da última sexta-feira (29) da cerimônia de certificação. O evento, realizado no auditório da Unidade José Malcher, marcou o encerramento dos dois anos de atividades desenvolvidas pela turma nas áreas de Neurologia e Atenção Básica/Saúde da Família. 

Além dos concluintes e familiares, participaram da cerimônia o Vice-Reitor e Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Cesupa, João Paulo Mendes Filho; a representante da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Noêmia Maués; as coordenadoras da Residência Multiprofissional em Saúde, Ivonete Peixoto; Marineuza Jardim e Viviane Vieira; além do coordenação da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU) do Cesupa, Leonardo Costa. 

O momento de celebração pela conquista do certificado também foi uma oportunidade de relembrar os aprendizados e agradecer a todos que fizeram parte da história da turma pioneira no Cesupa. “Três palavras são importantes para descrever o que passamos: aprendizados, adaptações e desafios. Tivemos muito aprendizados e também lições de vida. As adaptações foram necessárias. Desafios diários foi o que todos nós compartilhamos nessa jornada”, disse a fisioterapeuta Amanda Souza em parte de seu discurso como oradora da turma.

Ultrapassando 5.700 horas de carga horária total, o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Cesupa envolve profissionais graduados em Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição. O foco nas áreas de Neurologia e Atenção Básica/Saúde da Família proporciona aos profissionais a atuação em diferentes cenários junto à comunidade. “O diferencial do Cesupa nesse programa é a oportunidade de os residentes permanecerem por um ano no nível central da Secretaria de Saúde, o que proporciona uma experiência muito rica em nível de gestão que nenhum outro programa oferece”, avalia a representante da Sesma, Noêmia Maués.

Para o Vice-Reitor do Cesupa, a conclusão da primeira turma da Residência Multiprofissional faz parte da busca por uma formação panorâmica dos profissionais graduados em diferentes cursos da Saúde. “As residências promovem o treinamento em serviço, se tornando uma aposta importante na interação do residente com o aluno da graduação”, observa João Paulo Filho. 

Texto e foto: Lali Mareco
01 de abril de 2019