Siga            
Início » Notícias
Notícias

 

Trabalho de estudantes de Enfermagem é premiado em jornada de obstetrícia



Raiane Lira e Marcela Beatriz Rodrigues, alunas do 5° semestre do curso de Enfermagem do Cesupa, conquistaram o 3° lugar na categoria pôster durante a 1° Jornada Paraense de Ginecologia e Obstetrícia, realizada no Instituto Federal do Pará (IFPA) de Castanhal, nos dias 22 e 23 de março. A inspiração para o trabalho premiado surgiu da experiência prática durante as aulas.

A jornada tinha como objetivo estimular a discussão sobre os desafios existentes nas atuais políticas de saúde que atendem a mulher. Temas como depressão pós-parto, amamentação, humanização do parto e violência obstétrica, foram discutidos no evento. A partir da abordagem da jornada, as estudantes desenvolveram o trabalho “Relato de experiência do marido no acompanhamento do desenvolvimento da gestação: Aspecto Legal”, com a orientação da professora Ivonete Peixoto.

Para a realização do trabalho, as estudantes utilizaram a experiência de uma família durante o parto. Com isso, elas compreenderam a importância da presença do pai no momento de parto, situação que é garantida por lei, mas que ainda gera discussões na área da saúde. “Muitas vezes observamos que a gestante está sozinha nesse processo. Nesse momento nós estimulamos o pai a acompanhar e participar das consultas. Foi durante as aulas, que pudemos de fato compreender a importância do pai no pré-natal e durante o parto”, conta Marcela que revela ter sido a primeira vez que inscreveu um trabalho para avaliação em uma jornada.

04 de abril de 2019





 
  X Fechar
  Seu Nome  
  Seu Email  
  Envia Para  
Comentário