Siga            
Início » Notícias
Notícias

 

Calouros de Psicologia participam de cerimônia de iniciação ao curso



Professores Paulo Amaral, Rita Cotta, Elza Dantas, Nilzabeth Coelho e Rafaele Habib ouvem fala da aluna Thamyres Bastos.

Os 84 calouros das primeiras turmas do curso de Psicologia do Cesupa participaram na noite desta quarta-feira (10) de um momento muito significativo. Reunidos no auditório da Unidade Alcindo Cacela II ao lado de professores e familiares, os estudantes vivenciaram a “Cerimônia de Iniciação ao curso de Psicologia”, rito simbólico que marca o início da trajetória na graduação. 

Proposta e planejada pelos alunos, a cerimônia envolveu diferentes sentimentos. O orgulho de familiares era percebido no olhar direcionado aos calouros. A alegria se revelava nos sorrisos dos estudantes que ao mesmo tempo que iniciam suas histórias no Cesupa, também inauguram a trajetória do curso de Psicologia na Instituição. O encanto pelo nascimento de um sonho emanava nas falas dos gestores e professores. 

As sensações vivenciadas com a construção do curso foram lembradas pelo Reitor do Cesupa, Sérgio Mendes ao narrar sobre as autorizações necessárias para a fundação da graduação.  “Talvez uma das últimas manifestações de alegria de nosso fundador João Paulo do Valle Mendes, foi a publicação da portaria do Ministério da Educação que autorizou o início da implementação do curso de Psicologia do Cesupa”, revelou o Reitor. 

Simbolismo – Questionada pelos calouros sobre a existência de uma cerimônia que marcasse o início das aulas, a coordenadora do curso de Psicologia, Nilzabeth Coelho lançou o desafio de que eles mesmos roteirizassem o evento com o que acreditam ser importante para o momento. 

“Percebi que sentiam falta de um ritual de passagem, que marca e demarca o ponto zero de uma caminhada. Esse ritual de passagem surge dos anseios e necessidades dos próprios alunos neste percurso. Essa cerimônia será o legado dos calouros para os demais alunos que virão”, explicou Nilzabeth. 

Representando seus colegas de curso, a estudante Thamyres Bastos falou durante a cerimônia sobre a escolha pela Psicologia. “Gostaria de falar essencialmente o quão belo é o ato de pensar, de aprender e de, sobretudo, nos fazermos responsáveis pelo que mora dentro de nós. Talvez ser psicólogo seja isso. Seja se dispor a mostrar, inspirar, expirar diariamente o melhor que a vida pode nos trazer”, disse a aluna durante sua reflexão.

Após realizarem o juramento do curso, os calouros receberam das mãos de seus familiares um broche com o símbolo do curso, que momentos antes teve seu significado explicado pela professora Rafaele Habib.

11 de abril de 2019





 
  X Fechar
  Seu Nome  
  Seu Email  
  Envia Para  
Comentário