Notícias

Seminário Procad-Amazônia reúne pesquisadores de três IES no Cesupa



Profª Drª Liziane Paixão Silva Oliveira (UniCEUB) durante fala no Seminário.

Nos dias 11 e 12 de abril, o Cesupa sediou o I Seminário Interinstitucional Procad-Amazônia, que abordou o tema "Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e federalismo. Reunindo pesquisadores de diferentes estados no auditório da Unidade Alcindo Cacela II, o seminário é resultado de uma rede de estudos articulada pelos programas de pós-graduação em Direito do Cesupa, do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Durante os dois dias de programação, quatro mesas redondas discutiram os impactos do federalismo fiscal e da judicialização de políticas públicas para o desenvolvimento da região amazônica sob diferentes análises. Temas como proteção ambiental, proteção dos recursos florestais, desenvolvimento sustentável e impactos socioambientais da mineração, foram abordados durante o seminário. Além de pesquisadores, alunos da graduação e pós-graduação em Direito, professores e profissionais da área jurídica participaram do evento, dando a oportunidade de troca de conhecimento em diferentes níveis. 

“Esse é um seminário que integra os cursos de graduação e pós-graduação do Cesupa, conferindo um ambiente de atividade integrada, com riqueza e troca de aprendizado, um ambiente com professores renomados do Cesupa e de outras instituições”, destacou o Vice-Reitor e Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Cesupa, João Paulo Mendes Filho.

Fomento -  A articulação entre Cesupa, UniCEUB e PUC/SP é resultado da aprovação pelo Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (Procad-Amazônia) do projeto de pesquisa “Desenvolvimento e Fundamentalidade: Federalismo e Judicialização de Políticas Públicas na Amazônia”, elaborado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Direito do Cesupa (PPGD/Cesupa).  Mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Procad-Amazônia visa fortalecer os PPGds ofertados na Região Norte e no Maranhão. 

“A cooperação acadêmica iniciada a partir dessa rede vai oportunizar não somente a nós professores de participarmos de pesquisas em conjunto com outras instituições, mas fundamentalmente que nossos alunos se aproximem do UniCEUB e da PUC para o desenvolvimento de pesquisas e trabalhos”, analisa a professora do PPGD-Cesupa, Ana Elizabeth Reymão. 

Texto e foto: Brenda Menezes com supervisão de Lali Mareco
15 de abril de 2019