Notícias

Curso de Fisioterapia realiza o seu primeiro simpósio



O Primeiro Simpósio de Fisioterapia do Cesupa foi realizado nos dias 12 e 13 e de abril na unidade Alcindo Cacela I (ARGO). O evento foi organizado pelo Centro Acadêmico de Fisioterapia (CAFISIO) e contou com a presença de professores da instituição, profissionais da área, alunos do Cesupa e de outras instituições. O simpósio ofertou palestras, mesas-redondas, oficinas e apresentações de trabalhos voltados para os campos acadêmico e profissional do fisioterapeuta.

A ideia para a realização do Simpósio surgiu a partir de uma conversa entre centro acadêmico e a coordenação do curso. “Durante o curso os alunos participam da jornada acadêmica, mas nós observamos que o simpósio também seria uma ótima oportunidade de passar conhecimento para esses estudantes. Nesse formato eles podem vivenciar a teoria e a prática”, observou a coordenadora do curso, Wiviane Freitas. 

Mais de 30 trabalhos foram inscritos no evento.  A comissão julgadora realizou uma avaliação prévia dos trabalhos escritos e, durante o evento, os alunos tiveram a oportunidade apresentar oralmente seus trabalhos. Três trabalhos foram eleitos destaques no simpósio. O primeiro lugar foi conquistado por Danilo Hanna Oliveira, que retratou um relato de experiência sobre o tratamento fisioterapêutico em pacientes com fixador externo. Já o segundo lugar foi para Michelen Silva de Souza que abordou a importância da assistência fisioterapêutica para a independência funcional de idosos institucionalizadas em um abrigo. E o terceiro lugar foi para Ariel Souza Palheta, que mostrou o nível de conhecimento de idosos acerca das infecções sexualmente transmissíveis (IST´S). 

Para o professor Wellington Oliveira, é muito gratificante ver o esforço dos alunos resultando em trabalhos e experiências.  “É muito bom ver que eles estão conseguindo trazer a teoria para a prática. Aqui eles aprendem com profissionais de fora, além dos professores do Cesupa e essa é uma grande oportunidade de troca de conhecimento e experiência, ” avaliou o professor. 

Texto e foto: Brenda Menezes com supervisão de Lali Mareco
15 de abril de 2019