Notícias

Farol recebe egresso em bate-papo sobre carreira no comércio exterior



Lucas divide um pouco da sua trajetória como administrador e empreendedor durante o Farol.

Na noite desta segunda-feira (29), a Argo sediou a 2ª edição do Farol – Encontro sobre o mercado e carreiras. Criado em 2018, o Farol busca proporcionar um ambiente de aproximação e identificação dos universitários com profissionais convidados. Nesta edição o evento recebeu o administrador e empresário Lucas Martins, sócio fundador da Greenfish Brasil. 

Ao iniciar o bate-papo, Lucas revelou que a formação em Administração nem sempre esteve nos seus planos, mas a vivência de um intercâmbio realizado quando ainda estava no Ensino Médio abriu seus horizontes para a percepção de muitas oportunidades. Diversos fatores pessoais e familiares o trouxeram de volta para o Brasil e aqui tomou a decisão de iniciar o curso de Administração no Cesupa.

Após concluir o curso de graduação, Lucas optou por novamente sair de Belém, mas desta vez o destino foi a cidade de São Paulo. Lá o administrador iniciou a pós-graduação em Comércio Internacional pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e se inscreveu em algumas seleções de programas de trainee. Selecionado pela EY, Lucas focou sua atuação em projetos de consultoria em organizações como Monsanto, Hospital Israelita Albert Einstein e Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch.

As experiências fizeram Lucas refletir sobre os rumos de sua carreira, optando por voltar para Belém. Foi aqui que, em 2014, ele iniciou as operações da Greenfish Brasil, empresa exportadora de pescado e outros produtos. “Nunca quis ser um profissional de multinacional. Eu queria empreender, só não sabia ainda que isso era tão difícil. O empreendedor precisa sempre se reinventar”, contou Lucas.

Mesmo com poucos anos de atuação no mercado, a Greenfish Brasil possui um leque abrangente de clientes em países como Estados Unidos e China. A trajetória para conquistar o mercado e ampliar suas atuações foi dividida por Lucas com os alunos do Cesupa durante mais de uma hora de conversa mediada pelo também egresso do Centro Universitário e empresário Lucca Mendes. 

Texto e foto: Lali Mareco
30 de abril de 2019