Notícias

Transtorno do Espectro Autista é tema de encontro com estudantes



O psicólogo João Paulo Nobre foi um dos palestrantes do encontro.

Nesta terça-feira (30), a Coordenação de Graduação (Cograd), o Núcleo de Acessibilidade (NAC) e o curso de Psicologia realizaram uma manhã de palestras envolvendo o tema “Transtorno do Espectro Autista e Inclusão no Ensino Superior”.  Voltado para estudantes e para a comunidade em geral, o evento teve como foco a conscientização sobre a importância da inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente acadêmico e profissional. O encontro, que também integra a campanha Abril Azul, foi realizado no auditório da Unidade Alcindo Cacela II. 

As palestras foram realizadas pelo psicólogo Dr. João Paulo Nobre e pela psicóloga Msc. Jenifer Muniz, que fazem parte do Serviço de Atendimento ao Estudante do Cesupa.  Durante o evento, os alunos tiveram a oportunidade de entender melhor cada característica das pessoas que possuem TEA, bem como os preconceitos que o autista tem que enfrentar diariamente. Os palestrantes também reforçaram a importância de profissionais da Psicologia para o melhor desenvolvimento do autista. “É importante trazer esse tema para dentro da academia, porque na hora de exercer a profissão, esses alunos irão se deparar com esse público. Nós, psicólogos, somos de fundamental importância para a vida dessas pessoas”, lembrou João Paulo.

O Transtorno Espectro Autista está relacionado a uma série de condições caracterizadas por desafios com comportamento, habilidades sociais, dificuldades na comunicação, entre outros aspectos. O TEA pode ser classificado como grave, severo ou moderado. Sendo reconhecido precocemente e com o acompanhamento psicológico, aliado a terapias comportamentais o transtorno pode ter seus sintomas reduzidos, o que proporciona uma melhor qualidade de vida ao autista. 

Texto e foto: Brenda Menezes com supervisão de Lali Mareco
30 de abril de 2019