Notícias

 Calouros de Administração vivenciam experiência de negócios na FEU



Empreender não é uma tarefa fácil. Planejamento e esforço fazem parte dessa decisão.  Foi pensando em apresentar e preparar os alunos do curso de Administração que, em 2016, foi criada a Feira de Empreendedorismo Universitário (FEU). A experiência é vivenciada logo no início do curso, pelos alunos do 1º período. Nesta quarta-feira (15), os calouros de 2019 realizaram mais uma edição da FEU, no espaço de metodologias da Argo. 

“A principal ideia é dar a oportunidade para alunos vivenciarem a prática das ferramentas e das teorias que eles aprendem no curso. Com essa proposta eles visualizam a prática desde o início das suas vidas acadêmicas. Para isso, a proposta é que eles criem um produto ou um serviço e produzam a ideia que tiveram.  Assim eles passam a ter noção de planejamento de produção, de estipulação de metas e aprendem também a calcular o custo de cada produto”, explicou Tatiana Araújo, professora responsável pela FEU. 

Este é o primeiro ano em que a FEU teve duas edições em um mesmo semestre. Os estudantes já haviam montado seus negócios e realizado vendas também no dia 03 de abril. A mudança ocorreu a pedido dos alunos, que buscavam a oportunidade de visualizar os erros cometidos na primeira edição para aprimorar as vendas. Mesmo com as considerações de melhorias feitas por consumidores e professores, os grupos não puderam trocar os produtos apresentados. 

O grupo da aluna Isabella Homci foi ousado na escolha do produto vendido. “Escolhemos os donuts por serem pouco consumidos e, até mesmo conhecidos, aqui. Muita gente só conhece donuts por ver séries e filmes. Nosso principal objetivo é ofertar algo único durante a FEU”, contou a estudante. Isabella disse ainda que a experiência foi uma novidade para todos os estudantes e que com ela aprenderam a calcular os custos do produto, lucro líquido e muitas outras variáveis de um negócio. 

Aluna do curso de Psicologia, Maria Paula Vidal esteve na FEU e aprovou a proposta. “Além de possibilitar a integração entre os alunos, a forma como os grupos estão se relacionando e interagindo com os clientes está sendo muito diferente e dinâmica, o que torna um momento divertido”, avaliou a estudante. 

Texto: Brenda Menezes com supervisão de Lali Mareco | Foto: Lene Pimenta