Notícias

Internato em Urgência e Emergência leva orientações para a comunidade de Icoaraci



Estudantes do 11º período do curso de Medicina participaram dos dias 13 a 17 de maio de ações com a comunidade durante as atividades do Internato em Urgência e Emergência. Palestras e atendimentos fizeram parte da programação realizada na Unidade de Pronto Atendimento de Icoaraci (UPA – DAICO) e na Escola Liceu Mestre Raimundo Cardoso.

No ambiente da UPA, os estudantes apresentaram aos pacientes e seus acompanhantes, as medidas básicas das manobras de reanimação cardiopulmonar, medida que se realizada de maneira correta pode dobrar as chances de sobrevivência nos casos de parada cardíaca. Já na Escola Liceu, foram realizadas consultas, com foco na orientação de saúde, para alunos, professores e pais. 

“Essa é uma oportunidade de os alunos colocarem em prática o que aprendem, se aproximando da comunidade, pois daqui a pouco tempo é com a comunidade que eles irão atuar como profissionais”, explica a professora Cláudia Siqueira, coordenadora do Módulo de Urgência e Emergência. De acordo com ela, além do aprendizado, as orientações sobre reanimação cardiopulmonar também alcançam metas do Ministério da Saúde para a diminuição de doenças cardiovasculares. 

Texto: Brenda Menezes com supervisão de Lali Mareco | Foto: Arquivo pessoal
22 de maio de 2019