Notícias

Encontro aborda atualidades na atuação do farmacêutico



Dois dias de muito aprendizado e discussão sobre temas que envolvem a formação e carreira, assim ficou marcado o I Encontro Acadêmico do curso de Farmácia. Durante os dias 22 e 23 de maio, na Unidade Nazaré, os participantes do evento puderam buscar inspirações em palestras, apresentações de trabalhos e mesas redondas. Além disso, o encontro ainda contou com oficinas experimentais que trouxeram tópicos atuais para reflexão.  

Com o tema “O perfil do farmacêutico em diferentes áreas de atuação”, o encontro teve como proposta a abordagem de temas que não são comumente discutidos no decorrer das aulas, mas que podem agregar conhecimentos diferenciais para os estudantes. Já na palestra de abertura foi possível entender isso com a apresentação realizada pela farmacêutica Ana Claudia Eluan, egressa do curso. Ana dividiu com os alunos um pouco da sua experiência de 19 anos na área comercial de uma farmácia de manipulação, possibilitando uma nova visão sobre os rumos da carreira. 

Temas diversificados como varejo farmacêutico, manipulação de medicamentos para pets e farmácia hospitalar foram discutidos no evento. “Nós trouxemos para o encontro a abordagem temas que tratam de diversas áreas, ampliando ainda mais a visão dos alunos. Queremos oferecer a oportunidade de falarmos do que é considerado novo e ainda não é tão desdobrado dentro de sala de aula”, observou a coordenadora do curso de Farmácia, Andréa Diogo. 

O encontro foi pensado e desenvolvido pelos próprios alunos, o que deu a oportunidade de eles aprenderem também nos momentos de organização.  Integrante do Centro Acadêmico de Farmácia, a estudante Suellen Pereira acredita nesse aprendizado. “Foi uma nova oportunidade já que eu nunca tinha participado de uma organização de um evento tão grande. Isso é muito importante para os alunos em geral, pois nos dá experiência”, avaliou Suellen.

Como programação paralela, os alunos do 1° período apresentaram o resultado de seus trabalhos sobre nutracêuticos, compostos naturais presentes em alimentos. Já os alunos do 3° período, apresentaram trabalhos sobre estresse oxidativo, desiquilíbrio em compostos oxidantes. 

Texto: Brenda Menezes com supervisão de Lali Mareco | Foto: Laura Quaresma
23 de maio de 2019