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Alunos do 5° semestre de Publicidade criam plano de relacionamento para diCasa



Nesta segunda-feira (03), alunos do 5° período de Publicidade e Propaganda apresentaram o resultado final do trabalho interdisciplinar para a diCasa. Durante todo o semestre, os alunos tiveram o desafio de entender as necessidades da empresa e, a partir dessas, criar um plano de marketing de relacionamento, visando estratégias que possibilitassem a melhor relação da marca com seus clientes. 

O resultado final foi apresentado ao proprietário da diCasa, Edison Rodrigues, que enfatizou a importância do relacionamento dos alunos com o mercado: “Todos os trabalhos foram muito bem desenvolvidos e, sem dúvida alguma, é um grande ganho para a empresa e para os alunos também. Eles conseguiram identificar os problemas da empresa, o que nos ajudou muito. Saio daqui muito feliz de ver o resultado de todos os trabalhos”, avaliou. 

Ao longo de quatro meses, os estudantes tiveram a oportunidade de acompanhar de perto a realidade da empresa e colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de produção em mídia eletrônica, oficina de edição de vídeo, redação publicitária, marketing de relacionamento e emocional, pesquisa de mercado, comportamento do consumo e do consumidor, e metodologia II. Além do planejamento em si, todos os grupos apresentaram um produto audiovisual para compor as estratégias propostas pelas equipes. 

“É a primeira vez que essa turma trabalha com um cliente do porte da diCasa, uma grande marca do varejo local. Esse tipo de parceria tem possibilitado ao curso exercer de forma mais efetiva um de seus principais diferenciais, que é o contato dos alunos com problemáticas e clientes do mundo real, com toda a complexidade que esse tipo de atendimento exige. Isso dificilmente seria alcançado apenas na sala de aula, por meio de estudo de caso ou simulações”, analisa Érika Oikawa, coordenadora do curso.

Resultados - Dois planos foram escolhidos pela diretoria da diCasa. Um deles, desenvolvido pela equipe dos discentes Pedro Henrique, Caroline Oliveira, Maryana Ataíde, Higor Borges e Karolina Mezzomo, buscou melhorar o processo de pós-venda da empresa.

“Nós focamos no cliente e em agradá-lo de alguma maneira, possibilitando que as pessoas que compram na diCasa possam ver a empresa como amiga, e não só como uma marca, como alguém que se preocupa e está próximo sempre. Foi uma grande surpresa saber que nós fomos escolhidos! Colocar em prática o que a gente vem aprendendo é muito gratificante”, comentou Maryana Ataíde.

Já a equipe de Marcos Rossas, Gabi Athias, Anna Beatriz, Fábio Assunção e Hermínio Pessoa apresentou uma proposta com cunho social, fazendo alusão ao Abril Laranja, mês dedicado à causa animal, com objetivo de fidelizar o cliente por meio da experiência no PDV.

Com isso, além do aprendizado e network, as equipes vencedoras terão suas propostas executadas pela empresa e ganharão um voucher para usar nas lojas.

Texto: Brenda Menezes com supervisão de Adriana de Faria | Foto: Brenda Menezes
04 de junho de 2019