Notícias

Aluna do curso de Direto do Cesupa conquista 1° lugar em concurso na UFPA



No sétimo período do curso de Direito, Sarah Gabay Pereira, concorreu e venceu um concurso instituído pela Associação Amigos da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Pará. O concurso é denominado de “Prêmio Professor José Claudio Monteiro”, homenagem ao pai do professor e orientador da aluna, José Claudio Monteiro Filho. O artigo científico desenvolvido e apresentado pela estudante aborda uma análise sobre a Reforma Trabalhista, com enfoque na introdução do artigo 223-G, parágrafo primeiro. A estudante concorreu com alunos de graduação, mestrado, doutorado e especialização de outas instituições.


O artigo 223-G gerou muita discussão por ir contra as normas da Constituição Federal de 1988, e foi com esse enfoque que a aluna buscou desenvolver seu trabalho. “A ideia de desenvolver o trabalho surgiu por meio de uma conversa a respeito da Reforma Trabalhista. Por meio dessa conversa, fui pesquisar mais a fundo sobre as inovações da Consolidação das Leis do Trabalho, e percebi o quanto esse dispositivo trouxe, em partes, benefícios, e por outro lado, malefícios quanto à igualdade entre trabalhadores. Tentei expor a inconstitucionalidade parcial desse artigo, e tive a grande surpresa de ser premiada”, explicou Sarah.

Para o professor José Claudio Monteiro Filho, que acompanhou o trabalho da estudante, poder vê-la conquistar o primeiro lugar no concurso representa uma grande conquista para toda equipe acadêmica do Cesupa. “Para quem está iniciando a atividade de produção científica, somente participar de um concurso dessa natureza já é importante, vencê-lo mais ainda. Creio que mostra também que o curso de graduação em Direito do Cesupa e o programa de iniciação científica da instituição são capazes de oferecer uma formação eficaz e de excelência. Foi um grande ganho para todos”.

Texto: Brenda Menezes com supervisão de Vanessa Simões
Foto: Arquivo pessoal