Notícias

 Curso de Psicologia promove a I Mostra de Trabalhos Científicos



Um dia inteiro para apresentação de resultados, assim foi a I Mostra de Trabalhos Científicos do curso de Psicologia. Realizada no dia 05 de junho, na Unidade José Malcher, a mostra expôs assuntos que foram debatidos em sala de aula e também em atividades práticas ao longo de todo o primeiro semestre de 2019 envolvendo as disciplinas Bases da Psicologia Experimental e Metodologia Científica.

Em Bases da Psicologia Experimental, os estudantes puderam desenvolver experimentos baseados através da observação, manipulação e registros de comportamento dos pacientes que, com o apoio da disciplina de Metodologia Científica, se tornaram o ponto central dos trabalhos apresentados durante a mostra. 

Para desenvolverem os trabalhos, os alunos trabalharam primeiramente com experimentos virtuais, em que puderam desenvolver suas habilidades para analisar os comportamentos. Em um segundo momento os estudantes deixaram de lado o universo virtual e aplicaram as teorias vistas em sala de aula com o suporte de outras ferramentas. 

“Os alunos escolheram desde o sujeito que queriam trabalhar e que conceitos eles queriam abordar. O procedimento inteiro foi desenvolvido por eles. Nós montamos a mostra justamente para que eles pudessem expor esses trabalhos, como uma valorização para todo o esforço que eles tiveram. O resultado final de todos os trabalhos me trouxe muito orgulho, eles gostam do que fazem e foram muito originais nas ideias desenvolvidas”, avaliou a coordenadora do curso, Nilzabeth Coêlho.

Resultados – Dos 30 trabalhos apresentados e avaliados pelos professores do curso, oito foram escolhidos para receberem premiações no último dia 12 de junho. Confira a lista dos trabalhos mais bem avaliados:

1° Lugar
- “Efeito da extinção no comportamento de Escolha da cor azul em um treino discriminativo”, elaborado por Ana Carolina Botelho, Evelyn Fernanda Ferraz e Marina Santos.

- “Treino discriminativo de medidas em mililitro”, elaborado por Giovana Araújo, Roberta Rabello e Julia Vasconcelos. 

2° Lugar
- “Comparativo do uso dos procedimentos de reforço e punição na aprendizagem de dois jovens universitários”, elaborado por Vytor Vinicius de Almeida e Alessandra Reis.

- “Treino discriminativo de escolha de vídeos no Youtube em uma criança de 10 anos”, elaborado por Alessandra da Silva e Astha Wada.

3° Lugar
- “Treino discriminativo do comportamento de pintar um círculo da cor vermelha com dois adultos”, elaborado por Gabriele Dantas, Pyetra Barreiros e Vania Florento.

- “Treino discriminativo de emoções com uma criança de 5 anos”, elaborado por Ana Beatriz Tavares, Ana Flavia Cunha e Lo - Ruama Sousa.

- “Treino discriminativo da resposta de sim ou não”, elaborado por Laila Lima e Amanda Raithy.

- “Modelagem do comportamento de se aproximar e sentar em uma cadela com o uso de um sino”, elaborado por Amanda Brito e Maria Luisa Borsero. 

Texto e foto: Brenda Menezes com supervisão de Lali Mareco
14 de junho de 2019