Notícias

Cesupa firma cooperação com Sebrae e Sinduscon com foco na inovação para empreendedores



Seguindo com ações que proporcionam experiências significativas aos seus estudantes, o Cesupa firmou na noite da última terça-feira (18), um Termo de Compromisso com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Pará (Sebrae Pará) e com o Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon). A parceria possibilita aos alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil 4.0 a participação direta em atividades que visam o fortalecimento e a inovação da cadeia da construção civil no estado.

O termo de cooperação alcança as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) do ramo da construção civil e visa resultados no escopo da gestão das empresas atendidas. Aclimatando o cenário de inspiração para a parceria, o evento em que a cooperação foi firmada recebeu o nome de “Tecnologias Digitais na Construção Civil Paraense – Construtech's” e contou com participação de palestrantes que dividiram suas experiências na criação de ferramentas que transformam o cotidiano de profissionais e estudantes da área: o Vigha, apresentado por Marcelo Chaar; o Gero Obras, apresentado por Antônio Rezende e o Mola Model, apresentado por Márcio Sequeira. 

A vivência do mercado com novos olhares é uma ação que renderá resultados positivos para além de negócios, avalia o diretor técnico do Sebrae Pará, Fabrizio Guaglianone. “Essa parceria engloba o diferencial daquilo que o Cesupa já vem propondo em sua atuação. Os alunos já começam o curso próximos do mercado e dos negócios. Isso proporcionará a eles um nível muito alto para quando forem atuar como profissionais”, prevê o diretor do Sebrae.

Para o presidente do Sinduscon, Alex Carvalho a inter-relação entre mercado e academia é fundamental para o fortalecimento da engenharia perante a economia do país. “Partes isoladas não serão capazes de dar a liga necessária para o desenvolvimento do setor, e esse movimento contará com a participação dos estudantes. É um desafio e uma honra estar com excelentes parceiros nesse propósito de disrupção do mercado”, disse Alex. 

“Essa cooperação transformará o cenário de formação dos nossos estudantes e projetos educacionais têm tudo a ver com o país que seremos amanhã. Nós trabalhamos para que, amanhã, nossos estudantes ocupem postos importantes nas suas próprias empresas ou sendo empreendedores até na área pública. Fazemos parte desse projeto com o sentimento a favor da evolução, observa o reitor do Cesupa, Sérgio Mendes”.

Texto e foto: Lali Mareco
19 de junho de 2019