Notícias

Computação Amostra e Hackathon são listados pela ABStartups como boas práticas na Região Norte



Dois eventos que envolvem as áreas de Negócios e Tecnologia do Cesupa ganharam destaque no Mapeamento de Comunidades - Região Norte, realizado pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups). O relatório divulgado no último dia 17 pode ser traduzido como um guia para quem busca entender e participar das comunidades empreendedoras pelo país.

No mapeamento, o item que descreve eventos e organizações que promovem a cultura empreendedora por meio de eventos que dão visibilidade a cases de sucesso e abordem o tema startups, o Cesupa foi citado na avaliação na categoria "Eventos com conteúdo técnico ou mais avançado" com a Computação Amostra e o Hackathon. O histórico de trajetórias de destaque de seus alunos também levou o Cesupa a figurar na categoria “Geração e Aperfeiçoamento de Talentos” relatório. 

Tanto Computação Amostra, como Hackathon são eventos organizados no âmbito da Argo – Escola de Negócios, Tecnologia e Inovação do Cesupa. Na Computação Amostra, estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Computação participam de uma série de atividades em uma programação que dura cerca de cinco dias. No evento, os estudantes participam de oficinas, workshops e também têm a possibilidade de apresentar seus projetos de acordo com o tema central do evento durante a “Feira de Inovação”. Em 2019, a Computação Amostra realizou a sua 15ª edição com novidades como o Torneio SmartBot - competição de robótica e a ExpoEmpresas. 

Já no Hackathon, alunos de diferentes cursos são desafiados a apresentar soluções para um problema real de mercado em uma maratona de pouco mais de 24 horas. A maratona é inspirada nos desafios de programação realizados na área de tecnologia. Em sua última edição, o evento reuniu 35 estudantes e teve como parceira a empresa Cia Paulista de Pizza, que buscava soluções para o seu e-Commerce.

A ABStartups - A ABStartups foi criada em 2011 a partir da união de vários empreendedores que tentavam criar uma frente de trabalho mais coesa para atuar em prol das startups brasileiras. O objetivo era criar uma rede de conexões para aprendizado, fomento das startups e geração de oportunidades. O download do Mapeamento de Comunidades - Região Norte 2019 publicado pela associação pode ser feito aqui

Texto: Lali Mareco | Foto: Caroline de Oliveira
 22 de julho de 2019