Notícias

Concluintes de 11 cursos participam de cerimônias de Colação de Grau



O dia 14 de agosto ganhou significado especial para os 170 concluintes de 11 cursos do Cesupa que participaram das sessões de Colação de Grau, realizadas no auditório do Hangar – Convenções e Feiras da Amazônia. Entre recordações, sorrisos e lágrimas os agora egressos, dividiram os momentos de emoção com familiares e amigos, convidados especiais nas duas solenidades, realizadas às 17h e às 20h. As cerimônias que marcam o término da graduação contaram com a presença dos membros da gestão superior do Cesupa e de professores. 

A primeira solenidade do dia foi destinada aos concluintes dos cursos de Administração, Ciência da Computação, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Direito, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção. Representando como oradora todos aqueles que colavam grau na cerimônia, a bacharel em Direito Amanda Passos usou a palavra lembrar os colegas sobre oportunidade que é chegar ao fim de um curso de graduação.  

“Neste momento a graduação termina para nós e a isso devemos ser gratos, pois, lembremos sempre, somos minoria. Logo, simplesmente por termos um diploma de graduação paira sobre nossas mãos o dever de sermos bons profissionais, fazendo jus à tamanha seletividade”, disse Amanda.

As palavras da paraninfa da primeira sessão de outorga emocionaram grande parte dos concluintes. Usando poesia em forma de recado, a professora Thatianne Sousa se despediu. “Nessa nova etapa que se inicia hoje, só desejamos que levem consigo todos os aprendizados. Lembrem sempre do percurso percorrido e de quem está ao seu lado, pois como diz a poesia de Caetano, do rio que deságua em seu coração que são as melhores lembranças que lembramos”, falou. 

Destinada aos concluintes dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia, a segunda cerimônia teve como oradora a nutricionista Izabella Barbosa que desejou sorte aos colegas nesse novo momento. “A partir de agora se inicia um novo ciclo, novos ambientes e experiências. Traçaremos metas e abraçaremos desafios profissionais que serão vencidos um a um, sem nunca esquecermos de dar o melhor naquilo que escolhemos fazer, renovando as esperanças todos os dias, após cada superação”, disse Izabella em parte de seu discurso.

Em nome de todos os professores, o paraninfo da segunda sessão de Outorga de Grau proferiu palavras de tranquilidade aos novos profissionais. “Temos a convicção de que vocês saem do curso superior com boa formação teórica e prática aliada a aguçado senso crítico, qualidades indispensáveis a quem pretende desempenhar uma função na área de saúde. Seja qual for o caminho que vocês tomarão daqui para frente, tenho certeza de que estão preparados para colaborar na construção de uma sociedade melhor, mais justa e solidária”, falou Jair Campos. 

No decorrer das solenidades, os estudantes com melhor desempenho acadêmico foram homenageados pelo empenho nos estudos, assim como aqueles que se destacaram na realização do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). “A cada sessão de colação de grau renovamos o compromisso com a educação e é muito bom ter o testemunho de que vocês entenderam a razão desse projeto. É nossa obrigação promover uma oportunidade de formação. Agradecemos por confiarem nesse projeto às vésperas de completarmos 30 anos de atividades educacionais nesta cidade”, disse o reitor do Cesupa, Sérgio Mendes ao encerrar a noite de celebrações. 

Texto e foto: Lali Mareco
16 de agosto de 2019