Notícias

Cesupa passa a integrar consórcio U. Experience focando em experiências de internacionalização



Reitor do Grupo Unis, Stefano Gazzola e reitor do Cesupa, Sérgio Mendes assinam documento que formaliza a parceria.

Ampliar as oportunidades de internacionalização aos estudantes. Esse é um dos motivos pelos quais o Cesupa assinou na última sexta-feira (30), uma parceria com a U. Experience, iniciativa que promove uma série de oportunidades em vivências internacionais para estudantes do Ensino Superior do Brasil e do mundo.
Com a assinatura, o Cesupa passa a fazer parte da rede de 27 Instituições de Ensino Superior brasileiras que integram a rede U. Experience. Ao integrar o consórcio, o Cesupa contará, através do International Office, com uma ampla consultoria visando medidas que beneficiem estudantes, professores e colaboradores em diversas ações internacionais.

O leque de oportunidades é extenso. Palestras, seminários, congressos, aulas e projetos internacionais, conteúdos aplicados em línguas estrangeiras estão entre as iniciativas que são projetadas pela U. Experience, além, claro, dos intercâmbios. A proposta foge dos modelos de oportunidades tradicionais de internacionalização, visando assim alcançar o maior número de beneficiados.

Inciativa do Grupo Unis, a U. Experience foi apresentada a alunos e professores do Cesupa por Stefano Gazzola, reitor do Unis, e Diego Castelar, analista internacional da U. Experience, durante uma agenda de atividades que culminou com a assinatura da parceria. “Quando começamos a pensar em internacionalização, ouvíamos que isso era só para os outros. Hoje temos uma meta de enviar 100 alunos por semestre para oportunidades de intercâmbio, mas nós não queremos só isso. Queremos receber também e cada vez mais dar a oportunidade de vocês pensarem e se repensarem. É por isso que esse consórcio existe”, disse Stefano.

O ingresso no consórcio U. Experience foi celebrado pelo reitor do Cesupa, Sérgio Mendes. “Essa experiência vai mudar a vida da nossa comunidade acadêmica. Não há futuro possível para uma Instituição de Ensino Superior que luta para levar adiante um projeto educacional sério, se não nos alinharmos com instituições que tenham o mesmo propósito”, ressaltou o reitor. 

Experiência – Para ambientar os alunos do Cesupa sobre as possibilidades oferecidas por meio da U. Experience, o estudante mineiro de Engenharia Mecânica do Grupo Unis, Emerson Nogueira dividiu um pouco dos aprendizados que adquiriu durante o intercâmbio realizado na Sathyabama University, localizada na cidade de Chennai, na Índia. 

“Sempre tive vontade de fazer um intercâmbio, mas os destinos tradicionais me pareciam muito clichês. Eu queria fazer algo que fosse muito raro. Quando soube da oportunidade e vi as condições incríveis em que eu praticamente só arcaria com a passagem aérea, não pensei duas vezes”, contou Emerson.  

O estudante passou seis meses em Chennai e está de volta ao Brasil há pouco mais de um mês. As vivências do período na Índia ainda estão muito frescas na memória de Emerson, que revela ter tido grandes aprendizados durante a estadia no país das diversidades, todos eles relacionados ao seu desenvolvimento como ser humano. “Respeito e atitude são aspectos que eu trago de bastante modificados dessa viagem”, revelou. 

Possibilidades – Para conhecer melhor as oportunidades de experiências internacionais através das parcerias do Cesupa, basta entrar em contato com o International Office pelo e-mail internationaloffice@cesupa.br ou pelo telefone 4009-9102. 

Texto e foto: Lali Mareco
02 de setembro de 2019